A PESQUISA TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER A SUSTENTABILIDADE A PARTIR DAS REFLEXÕES QUE COMPREENDEM A CIDADE SUSTENTÁVEL. A SUSTENTABILIDADE É AQUI APRESENTADA ENQUANTO UMA ESTRATÉGIA PARA O ENFRENTAMENTO DE FENÔMENOS URBANOS PROVENIENTES DAS NOVAS DEMANDAS SOCIAIS QUE SE GESTAM MEDIANTE AO ACIRRAMENTO DOS EFEITOS CONTRADITÓRIOS DO CAPITALISMO. NESSE CONTEXTO, INCORPORA-SE A DISCUSSÃO DA SUSTENTABILIDADE NOS ESPAÇOS CITADINOS À LUZ DA CONCEPÇÃO DAS CIDADES EDUCADORAS, NOS QUAIS, AS CIDADES SÃO PENSADAS COMO ESPAÇOS QUE DEVEM PROMOVER A FORMAÇÃO, A PROMOÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DE SEUS HABITANTES. PARA TANTO, SÃO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: A) PROMOVER UMA ABORDAGEM TEÓRICO-CONCEITUAL SOBRE O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, SUSTENTABILIDADE E POLITICAS PÚBLICAS; B) CONCEITUAR O TERMO CIDADES SUSTENTÁVEIS; C) DISCORRER SOBRE A CIDADE ENQUANTO ESPAÇOS PROMOTORES DA SUSTENTABILIDADE A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE CIDADES EDUCADORAS. DO PONTO DE VISTA METODOLÓGICO, O ESTUDO -SE É UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DE CUNHO DESCRITIVO E ABORDAGEM QUALITATIVA. NO QUAL, EVIDENCIA QUE PENSAR CIDADES SUSTENTÁVEIS REMETE CONSIDERAR AS PARTICULARIDADES DOS ESPAÇOS URBANOS NO CONTEXTO EM QUE ESTÃO INSERIDOS, ASSIM, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL É UM MEIO DETERMINANTE PARA A SUSTENTABILIDADE E EXIGE CONDIÇÕES, INTERAÇÕES, COMPORTAMENTOS, AÇÕES E PENSAMENTOS CONCRETOS SOBRE O TEMA. POR SUA VEZ, AS POLÍTICAS PÚBLICAS SE APRESENTAM COMO INSTRUMENTOS QUE CONCORREM PARA ESSE FIM, NO ENTANTO, DEVE-SE SALIENTAR QUE MUDANÇAS NOS PADRÕES COMPORTAMENTAIS ATUAIS SÃO ESSENCIAIS PARA A CONVERGÊNCIA DE TODOS OS ELEMENTOS POSTOS ANTERIORMENTE. POR FIM, A CIDADE EDUCADORA SE APRESENTA COMO UM “NOVO” ELEMENTO QUE EM CONSONÂNCIA COM OS DEMAIS PODE CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DE CIDADES SUSTENTÁVEIS.