O OBJETIVO DESTE TRABALHO É APRESENTAR ALGUMAS AFIRMAÇÕES QUE COMPROVEM QUE A UTILIZAÇÃO DAS ARTES PODE MELHORAR A METODOLOGIA DE ENSINO E AJUDAR A ENFRENTAR DIFICULDADES ESTABELECIDAS PELO NOSSO SISTEMA DE ENSINO. PARA TANTO, UMA EQUIPE FORMADAS POR ESTUDANTES E DOCENTES CRIARAM UM JORNAL DIGITAL PARA PROMOVER A CARICATURA, HISTÓRIA EM QUADRINHOS, TIRINHAS E CHARGE PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E UNIVERSITÁRIO, COMO TAMBÉM, PARA DIVULGAR A QUÍMICA COMO CIÊNCIA FORMAL E PARADOXALMENTE LÚDICA QUANDO PRÓXIMA DO CONTEXTO DIÁRIO APREENDIDOS PELOS ESTUDANTES. O JORNAL EX-FERA FOI DIVULGADO EM GRUPOS DE WHATSAAP, FACEBOOK E INSTAGRAM PARA ESTUDANTES REGULAMENTE MATRICULADOS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB) E EM MAIS 3 (TRÊS) ESCOLAS DE ENSINO PÚBLICO DA REGIÃO PRÓXIMA A UNIVERSIDADE. O ENVOLVIMENTO DE ESTUDANTES E DOCENTES SINALIZA QUE ESTAS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS TORNAM A APRENDIZAGEM DE QUÍMICA UMA ATIVIDADE LÚDICA.