O SOLO É A BASE DA VIDA NO PLANETA TERRA E CONHECÊ-LO É POSSIBILITAR A MANUTENÇÃO DE SEUS SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS. O PRESENTE TRABALHO BUSCA CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS QUE FACILITEM O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO SOLO, POR MEIO DA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE TINTA À BASE DE SOLO, POR SE ACREDITAR QUE A EDUCAÇÃO ESCOLAR DEVE BUSCAR CONSTRUIR ATIVAMENTE PROJETOS DE INTERVENÇÃO SOCIOAMBIENTAL, REFORÇANDO A CONTEXTUALIZAÇÃO DESSA TEMÁTICA NAS PRÁTICAS SOCIAIS QUE PREVINAM OU MINIMIZEM PROBLEMAS NO MEIO AMBIENTE. NESSE SENTIDO, ESTABELECEU-SE PARCERIA COM O PROJETO SOLO NA ESCOLA/UFCG DO CAMPUS DO CDSA (SUMÉ PB), A FIM DE QUE OS ESTUDANTES DAS 1ª E 2ª SÉRIES DA ECI TÉC. EST. DR. DIONÍSIO DA COSTA (PATOS PB) PARTICIPASSEM DE UMA OFICINA DE TINTA DE SOLO PARA DISSEMINAR A CULTURA SUSTENTÁVEL A PARTIR DA SUBSTITUIÇÃO DE TINTAS PRODUZIDAS A PARTIR DE MATÉRIAIS SINTÉTICOS, POR TINTAS DE SOLO, TINTA ECOLÓGICA. FOI REALIZADA UMA PALESTRA NA ECITE SEGUIDA DA OFICINA DE PINTURA COM TINTA DE SOLO E POSTERIORMENTE, FOI ORGANZIADA UMA EXPOSIÇÃO DAS PEÇAS PRODUZIDAS. NUMA SEGUNDA ETAPA, PASSOU-SE PELA INVESTIGAÇÃO DOS TIPOS DE SOLO QUE CIRCULAM NA COMUNIDADE ONDE A ESCOLA ESTÁ SITUADA PARA PRODUZIR TRABALHOS PRÁTICOS, A FIM DE SE APRENDER E APERFEIÇOAR DONS E SABERES, TANTO NO ÂMBITO ARTÍSTICO, QUANTO NA CULTURA SUSTENTÁVEL QUE CADA PODE DESENVOLVER E DISSEMINAR PARA VALORIZAÇÃO DO SOLO.