A UTILIZAÇÃO DO CARVÃO VEGETAL EM DOMICÍLIOS É GERALMENTE PARA COCÇÃO DE ALIMENTOS. DIANTE DA IMPORTÂNCIA DESTE USO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO AS CARACTERÍSTICAS MERCADOLÓGICAS DO CARVÃO VEGETAL, DESTINADO AO CONSUMO DOMÉSTICO COMERCIALIZADO NO MUNICÍPIO DE PATOS-PB, POR MEIO DA EMBALAGEM. O CARVÃO VEGETAL FOI OBTIDO POR MEIO DE UM PROCESSO DE AMOSTRAGEM ALEATÓRIO, NOS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS, DIVIDIDOS NAS TRÊS SEGUINTES CATEGORIAS: SUPERMERCADO (S), FRIGORÍFICO E/OU CASA DE CARNE (F), E MINIBOX (C), TOTALIZANDO CINCO ESTABELECIMENTOS. FORAM AVALIADAS AS CARACTERÍSTICAS MERCADOLÓGICAS (AS EMBALAGENS QUE SÃO COMERCIALIZADAS O MATERIAL, O TAMANHO DESSAS EMBALAGENS, TIPO (PLÁSTICO OU PAPEL), PRESENÇA DE ACENDEDORES COMBUSTÍVEIS, PRESENÇA DE ALÇA E INFORMAÇÕES DISPONIBILIZADAS NOS PACOTES, COMO A AUTORIZAÇÃO DA PRODUÇÃO PELOS ÓRGÃOS AMBIENTAIS FISCALIZADORES, ORIGEM DA MADEIRA E PRESENÇA DE IMPUREZAS). QUANTO À QUANTIDADE DE CARVÃO VEGETAL PRESENTE NAS EMBALAGENS DE 05 E 03 KG AVALIADAS, SE OBSERVOU QUE TODAS APRESENTARAM UMA MASSA DE CARVÃO SUPERIOR À EXPOSTA NA EMBALAGEM, PROVAVELMENTE, EM VIRTUDE DA ABSORÇÃO DE UMIDADE NO LOCAL DE COMERCIALIZAÇÃO. FOI OBSERVADO QUE A MARCA R2 APRESENTOU UMA MAIOR VARIAÇÃO NO PREÇO (28,33%) COMERCIALIZADO ENTRE OS ESTABELECIMENTOS AVALIADOS, NÃO CONSTANDO NA EMBALAGEM A AUTORIZAÇÃO DA PRODUÇÃO PELOS ÓRGÃOS AMBIENTAIS FISCALIZADORES. AS EMBALAGENS FORAM DE MATERIAL PLÁSTICO PARA AMBAS AS MARCAS.