ESTE ESTUDO DE ABORDAGEM QUALITATIVA TRAZ UMA ANÁLISE DO CONTEXTO ATUAL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E DOS RESULTADOS DA APLICAÇÃO DE UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL REALIZADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE COM USO DE MODELOS PARADIDÁTICOS DE FILTRAÇÃO DE ÁGUA DO PROJETO DE INTERVENÇÃO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, SUBPROJETO DE BIOLOGIA/UEPB DENOMINADO DE “A PRÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS” COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, NO DIA 31/10/2019. O OBJETIVO É TRAZER RESPOSTAS PARA A SOCIEDADE, DE COMO A TEMÁTICA AMBIENTAL ESTAR SENDO TRABALHADA E ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL CONSCIENTIZAR OS ALUNOS DESDE CEDO SOBRE OS PROBLEMAS DA ÁGUA E PROMOVER-LHES HABILIDADES DA PESQUISA E DO LETRAMENTO CIENTÍFICO. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL APESAR DE SER UM TEMA BEM RECORRENTE NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS FOI CONSIDERADA NESSE ESTUDO COMO CARECIDA DE MAIS ENVOLVIMENTO, EM PARTICULAR COM INTERDISCIPLINARIDADE DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA E LÍNGUA PORTUGUESA, E DE MODO GERAL, EM PRODUÇÕES QUE ENVOLVAM DIRETAMENTE OS ALUNOS. A ATIVIDADE DE FILTRAÇÃO DE ÁGUA NO MOMENTO EM QUE APRENDIAM, NO QUARTO BIMESTRE SOBRE O REINO ANIMAL POSSIBILITOU QUE OS ALUNOS DISCUTISSEM SOBRE PROBLEMAS ATUAIS DA ÁGUA, DE SUA IMPORTÂNCIA PARA OS ANIMAIS INVERTEBRADOS E VERTEBRADOS QUE ESTÃO ESTUDANDO NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS, INCLUINDO OS SERES HUMANOS SENDO, PORTANTO, UMA PRÁTICA DE INSTIGAR OS ALUNOS A PENSAREM SOBRE OS DESAFIOS ATUAIS DA CIÊNCIA E SE INTERESSAR POR CONTRIBUIR COM IDEIAS INOVADORAS. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE CEDO É FUNDAMENTAL, PARA GARANTIR UM FUTURO MAIS LIMPO E SUSTENTÁVEL.