A FORMA COM QUE ESTAMOS TRATANDO O NOSSO PLANETA NOS ÚLTIMOS SÉCULOS NÃO OFERECE GARANTIA DE PERPETUAÇÃO DAS ESPÉCIES, ATÉ MESMO DA ESPÉCIE HUMANA. ESTAMOS VIVENCIANDO O AUMENTO DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS DECORRENTES DE VÁRIOS FATORES, TAIS COMO DESMATAMENTOS, QUEIMADAS, ESCASSEZ HÍDRICA E A FALTA DE UM PLANEJAMENTO ADEQUADO PARA O DESCARTE DE LIXO, O QUAL É UM DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS AMBIENTAIS DO BRASIL. É IMPORTANTE DESTACAR QUE A METADE DO LIXO QUE PRODUZIMOS É ORGÂNICO E A MAIOR PARTE É DESCARTADO EM LIXÕES. PROPICIAR A APRENDIZAGEM SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS E ATUAÇÃO DO ENGENHEIRO SANITARISTA E AMBIENTAL, A PARTIR DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS, SURGIU COMO PRIORIDADE PARA A ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL E EDUCAÇÃO CONSOLIDAR SOLUÇÕES. FORAM ENTREVISTADOS 25 ESTUDANTES DO 3°ANO DA EJA NOITE, A PARTIR DE UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO. VERIFICOU-SE QUE 80% SABE O QUE É EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MAS 84% NÃO SABE A ATUAÇÃO DO ENGENHEIRO SANITARISTA E AMBIENTAL. SOBRE LIXO ORGÂNICO 88% SABE O QUE É, PORÉM 60% NÃO OUVIU FALAR SOBRE CHORUME, COMO TAMBÉM 68% NÃO CONHECE OS RISCOS DE JOGAR O LIXO ORGÂNICO NO LIXÃO. EM SE TRATANDO DE COMPOSTAGEM, 56% NÃO OUVIU FALAR E 68% NÃO SABE SEUS BENEFÍCIOS. A PARTIR DESTES DADOS FORAM ELABORADAS AS ATIVIDADES A SEREM TRABALHADAS. FOI NOTÁVEL O ENVOLVIMENTO, A TROCA DE SABERES, A EMPOLGAÇÃO DOS DISCENTES NA AQUISIÇÃO DOS CONHECIMENTOS NO DECORRER DAS DISCUSSÕES. SENDO ASSIM, ESSE TRABALHO EDUCATIVO COM DISCUSSÕES SIGNIFICATIVAS CONTRIBUI PARA A APRENDIZAGEM DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS E FIRMARMOS O COMPROMISSO DE DESENVOLVER A COMPOSTAGEM CASEIRA.