VIDA, ÉTICA E EDUCAÇÃO: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DO PENSAMENTO DE MICHEL HENRY
"2014-07-30 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6597 "edicao_id" => 20 "trabalho_id" => 212 "inscrito_id" => 1515 "titulo" => "VIDA, ÉTICA E EDUCAÇÃO: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DO PENSAMENTO DE MICHEL HENRY" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar, a partir do pensamento de Michel Henry (filósofo contemporâneo francês), como a ética é empreendida para a vida e para educação. A ética encontra-se na própria vida, o lugar do agir é a vida, que direciona o viver aonde a educação tem um lugar primordial. Michel Henry afirma o mundo da vida foi deixado de lado, que o sujeito não é idealizado, que a vida constitui-se à medida que a vivenciamos. A filosofia de Michel Henry é estruturada como um novo pensar, que abraça a vida e leva a um pensar do mundo, do cotidiano, do ser humano que não pode se distanciar do real, um sair do mundo das abstrações. O pensamento henryano considera que apesar do percurso da evolução do saber científico e técnico, tenha alcançado um elevado e admirável patamar teórico e prático, também causou diversos paradoxos e enfraquecimentos, do ponto de vista educacional e ético, que fundamenta ações humanas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FILOSOFIA POLÍTICA E EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "VIDA, ÉTICA, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_2datahora_25_05_2014_14_34_54_idinscrito_1515_f08f87bd1af0a3593035794f5118bfa8.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANILCE SILVA PRASERES" "autor_nome_curto" => "JANILCE PRASERES" "autor_email" => "janilce.silva310@outlook." "autor_ies" => "UFSM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-fiped" "edicao_nome" => "Anais VI FIPED" "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014" "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png" "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6597 "edicao_id" => 20 "trabalho_id" => 212 "inscrito_id" => 1515 "titulo" => "VIDA, ÉTICA E EDUCAÇÃO: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DO PENSAMENTO DE MICHEL HENRY" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar, a partir do pensamento de Michel Henry (filósofo contemporâneo francês), como a ética é empreendida para a vida e para educação. A ética encontra-se na própria vida, o lugar do agir é a vida, que direciona o viver aonde a educação tem um lugar primordial. Michel Henry afirma o mundo da vida foi deixado de lado, que o sujeito não é idealizado, que a vida constitui-se à medida que a vivenciamos. A filosofia de Michel Henry é estruturada como um novo pensar, que abraça a vida e leva a um pensar do mundo, do cotidiano, do ser humano que não pode se distanciar do real, um sair do mundo das abstrações. O pensamento henryano considera que apesar do percurso da evolução do saber científico e técnico, tenha alcançado um elevado e admirável patamar teórico e prático, também causou diversos paradoxos e enfraquecimentos, do ponto de vista educacional e ético, que fundamenta ações humanas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FILOSOFIA POLÍTICA E EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "VIDA, ÉTICA, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_2datahora_25_05_2014_14_34_54_idinscrito_1515_f08f87bd1af0a3593035794f5118bfa8.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANILCE SILVA PRASERES" "autor_nome_curto" => "JANILCE PRASERES" "autor_email" => "janilce.silva310@outlook." "autor_ies" => "UFSM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-fiped" "edicao_nome" => "Anais VI FIPED" "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014" "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png" "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }