ACOMPANHAMOS DURANTE AS ÚLTIMAS DÉCADAS, O EXAURIR DA GEOGRAFIA DA PARAÍBA ENQUANTO TEMÁTICA PRESENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA. ATUALMENTE, AS AULAS DE GEOGRAFIA DA PARAÍBA, ENCONTRAM-SE RESUMIDAS A ESFERA DAS ESCOLAS PÚBLICAS. APÓS A INSTITUIÇÃO DO ENEM, EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO COMO REFERÊNCIA DE ENTRADA EM UNIVERSIDADES E FACULDADES NO PAÍS, O ENSINO DESSES CONTEÚDOS QUE EVIDENCIAM O LOCAL, PERDEU A JUSTIFICATIVA INSTITUCIONAL, POR NÃO ESTÁ MAIS DIRETAMENTE PRESENTE EM SUAS PROVAS. EDUCANDOS E PROFESSORES NO QUE TANGE A PREPARAÇÃO PARA O ENEM, POSSUEM NA DIMENSÃO DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA ELEMENTOS MAIS QUE SUFICIENTES PARA A MANUTENÇÃO DA GEOGRAFIA DA PARAÍBA, ENQUANTO REFLEXÃO NECESSÁRIA À FORMAÇÃO GEOGRÁFICA QUE SE BUSCA IMPLEMENTAR, ESPECIALMENTE, NA EDUCAÇÃO BÁSICA. NESTE SENTIDO, DEFENDEMOS O USO DA ESCALA GEOGRÁFICA NAS DISCUSSÕES DE TEMÁTICAS, PARTINDO DO LOCAL, PASSANDO PELO REGIONAL E NACIONAL, ATÉ O GLOBAL. PARA TANTO, O PROJETO DE EXTENSÃO “UMA VIAGEM INTERDISCIPLINAR PELOS CAMINHOS DA PARAÍBA” DESENVOLVIDO NO CAMPUS DO IFPB CAMPINA GRANDE PROPÕEM UMA EXPERIÊNCIA DE AÇÃO-REFLEXÃO VISANDO ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DA MAQUETE DO ESTADO E DA REALIZAÇÃO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS PARA ALUNOS(AS) DO CAMPUS E DA REDE PÚBLICA ESTADUAL, ENREDAR SUJEITOS EM TORNO DA GEOGRAFIA DA PARAÍBA. TAL AÇÃO PEDAGÓGICA CONTA AINDA, COM UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR, CONCILIANDO CONHECIMENTOS EM TRÊS ÁREAS: GEOGRAFIA, HISTÓRIA E BIOLOGIA, POSSIBILITANDO AOS ENVOLVIDOS CONSTRUIR O CONHECIMENTO DE MANEIRA ARTICULADA E GRADATIVA, NO QUAL, A GEOGRAFIA DA PARAÍBA, ATRAVÉS DA EXPLORAÇÃO DO ESPAÇO E DE SUAS PAISAGENS SE APRESENTA COMO O ALICERCE PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO.