ATUALMENTE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL É UM DOS ASSUNTOS BASTANTES CITADOS E IMPORTANTES DE TRABALHAR, OU SEJA, A EDUCAÇÃO PODE ACONTECER EM ESPAÇOS FORMAIS OU INFORMAIS. EM TEMPOS ATUAIS HÁ URGÊNCIA NA CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO QUANTO AOS DANOS SOFRIDOS PELA NATUREZA. LOGO OS ESPAÇOS AMBIENTAIS VÊM ADERINDO O SGA (SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL), QUE SE CORRESPONDE A UM CONJUNTO DE CORRELAÇÕES ONDE SÃO POSICIONADAS POLÍTICAS, PRÁTICAS E PROCEDIMENTOS ORGANIZACIONAIS QUE TEM POR OBJETIVO OBTER MELHOR DESEMPENHO AMBIENTAL, BEM COMO, CONTROLAR A REDUÇÃO DOS SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS. GERALMENTE O PROGRAMA É IMPLANTADO PARA GERENCIAR E CONTROLAR A GERAÇÃO DE RESÍDUOS QUE NA MAIORIA DAS VEZES É PASSADA DESPERCEBIDA, PARA ISSO SE FAZ A IMPLANTAÇÃO. A METODOLOGIA DO ARTIGO ABORDA AS SEGUINTES ETAPAS: POLÍTICAS AMBIENTAIS, PLANEJAMENTO, VERIFICAÇÃO E AÇÃO CORRETIVA E ANÁLISE CRÍTICA, COM O PÚBLICO ESTUDADO DE 350 ESTUDANTES REGULARMENTE MATRICULADOS E USUÁRIOS DOS LABORATÓRIOS. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESTÁ RELACIONADA A UM PROJETO MAIS AMPLO DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA. LEVANDO-SE EM CONSIDERAÇÃO ESSES ASPECTOS PARA QUE SURJA UMA NOVA CULTURA SÃO ALGUMAS TRANSFORMAÇÕES PROFUNDAS NAS RELAÇÕES DA SOCIEDADE COM A NATUREZA E APLICABILIDADE DE RECURSOS INERENTES AOS PROCEDIMENTOS AMBIENTAIS DISCIPLINADOS AOS MÉTODOS DE GESTÃO DE COMUNICAÇÃO E QUALIDADE TOTAL.