A ATUAL ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE EXIGE A ALTERAÇÃO DA EDUCAÇÃO, DE MODO A RESPONDER A DINAMICIDADE E EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA DO MUNDO MODERNO. DENTRO DESSE CONTEXTO, A EDUCAÇÃO PRECISA DE UMA REFORMULAÇÃO PEDAGÓGICA, SEJA NO QUE DIZ RESPEITO A CURRÍCULO, COMO TAMBÉM NA ORGANIZAÇÃO DE NOVAS AÇÕES PEDAGÓGICAS E METODOLÓGICAS. AS METODOLOGIAS ATIVAS SURGEM NESSA NOVA CONFIGURAÇÃO EDUCACIONAL PARA FUNDAMENTAR UM ENSINO COLABORATIVO E COM FOCO DA PARTICIPAÇÃO DO ALUNO, PREPARANDO-O PARA ATUAR NA SOCIEDADE DE MODO CRÍTICO E DINÂMICO. ALICERÇADO NOS ESTUDOS DE ATICO CHASSOT, JOHN DEWEY, PAULO FREIRE, BORGES E ALENCAR, ENTRE OUTROS, BUSCAMOS COMPREENDER A CONTRIBUIÇÃO DO MÉTODO ATIVO E COLABORATIVO ‘TREZENTOS’ NO ENSINO DE QUÍMICA EM TURMAS DO ENSINO MÉDIO, ANALISANDO DE QUE FORMA ESSA METODOLOGIA PODE VIR A CONTRIBUIR COM UMA NOVA ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS E DA RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNOS. A PARTIR DA ANÁLISE DE ATIVIDADES CONTÍNUAS, DA AVALIAÇÃO FORMAL E DOS COMENTÁRIOS FEITOS PELOS ALUNOS DURANTE A APLICAÇÃO, CONSEGUIMOS PERCEBER A NECESSIDADE DE UMA REFORMULAÇÃO NA PRÁTICA METODOLÓGICA E DA POSTURA DOCENTE, ENXERGANDO NAS NOVAS METODOLOGIAS A CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE DE ENSINO COLABORATIVO, MOTIVADOR E PROBLEMATIZADOR.