Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: LUDICO, ESTRATEGIA, ENSINO, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61473
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2425
    "inscrito_id" => 8164
    "titulo" => "O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. AO BRINCAR, AS CRIANÇAS PASSAM A OBEDECER REGRAS E RESPEITAR O ESPAÇO DO OUTRO, ESTIMULANDO O TRABALHO EM GRUPO NO LUGAR DO EGOCENTRISMO, GERANDO ASSIM MUDANÇAS NO COMPORTAMENTO DO ALUNO. A PARTIR DESSA PERCEPÇÃO, FOI PROPOSTO UM OLHAR ANALÍTICO E AMPLO ACERCA DO TEMA COM O INTUITO DE CONHECER E DE SE APROPRIAR DE REFERÊNCIAS SOBRE A TEMÁTICA: O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. A METODOLOGIA UTILIZADA SE DEU POR MEIO DO LEVANTAMENTO DAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, QUE CONSISTE NUMA PESQUISA EXPLORATÓRIA DESCRITIVA, EM QUE SE REALIZOU UMA ENTREVISTA COM CINCO (5) PROFESSORES DE UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR PARTICULAR DO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS – PB, COMPOSTA POR QUATRO (4) QUESTÕES. COMO PRINCIPAL RESULTADO SE OBTEVE A COMPREENSÃO DO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA TECNOLÓGICA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, QUE DESPERTA NO APRENDIZ O RACIOCÍNIO, ALÉM DE RESGATAR AS BRINCADEIRAS DO UNIVERSO INFANTIL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "LUDICO, ESTRATEGIA, ENSINO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID8164_18082019223214.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAMACY JOSÉ ALBUQUERQUE DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "JAMACY ALBUQUERQUE"
    "autor_email" => "jamacyalbuquerque@hotmail"
    "autor_ies" => "EMEIEF COSTA E SILVA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61473
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2425
    "inscrito_id" => 8164
    "titulo" => "O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. AO BRINCAR, AS CRIANÇAS PASSAM A OBEDECER REGRAS E RESPEITAR O ESPAÇO DO OUTRO, ESTIMULANDO O TRABALHO EM GRUPO NO LUGAR DO EGOCENTRISMO, GERANDO ASSIM MUDANÇAS NO COMPORTAMENTO DO ALUNO. A PARTIR DESSA PERCEPÇÃO, FOI PROPOSTO UM OLHAR ANALÍTICO E AMPLO ACERCA DO TEMA COM O INTUITO DE CONHECER E DE SE APROPRIAR DE REFERÊNCIAS SOBRE A TEMÁTICA: O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. A METODOLOGIA UTILIZADA SE DEU POR MEIO DO LEVANTAMENTO DAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, QUE CONSISTE NUMA PESQUISA EXPLORATÓRIA DESCRITIVA, EM QUE SE REALIZOU UMA ENTREVISTA COM CINCO (5) PROFESSORES DE UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR PARTICULAR DO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS – PB, COMPOSTA POR QUATRO (4) QUESTÕES. COMO PRINCIPAL RESULTADO SE OBTEVE A COMPREENSÃO DO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA TECNOLÓGICA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, QUE DESPERTA NO APRENDIZ O RACIOCÍNIO, ALÉM DE RESGATAR AS BRINCADEIRAS DO UNIVERSO INFANTIL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "LUDICO, ESTRATEGIA, ENSINO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID8164_18082019223214.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAMACY JOSÉ ALBUQUERQUE DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "JAMACY ALBUQUERQUE"
    "autor_email" => "jamacyalbuquerque@hotmail"
    "autor_ies" => "EMEIEF COSTA E SILVA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. AO BRINCAR, AS CRIANÇAS PASSAM A OBEDECER REGRAS E RESPEITAR O ESPAÇO DO OUTRO, ESTIMULANDO O TRABALHO EM GRUPO NO LUGAR DO EGOCENTRISMO, GERANDO ASSIM MUDANÇAS NO COMPORTAMENTO DO ALUNO. A PARTIR DESSA PERCEPÇÃO, FOI PROPOSTO UM OLHAR ANALÍTICO E AMPLO ACERCA DO TEMA COM O INTUITO DE CONHECER E DE SE APROPRIAR DE REFERÊNCIAS SOBRE A TEMÁTICA: O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. A METODOLOGIA UTILIZADA SE DEU POR MEIO DO LEVANTAMENTO DAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, QUE CONSISTE NUMA PESQUISA EXPLORATÓRIA DESCRITIVA, EM QUE SE REALIZOU UMA ENTREVISTA COM CINCO (5) PROFESSORES DE UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR PARTICULAR DO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS – PB, COMPOSTA POR QUATRO (4) QUESTÕES. COMO PRINCIPAL RESULTADO SE OBTEVE A COMPREENSÃO DO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA TECNOLÓGICA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, QUE DESPERTA NO APRENDIZ O RACIOCÍNIO, ALÉM DE RESGATAR AS BRINCADEIRAS DO UNIVERSO INFANTIL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.