Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

WORLD CAFÉ: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA TÉCNICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: ENSINO, APRENDIZAGEM, ESTUDANTES, CAFÉ Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 63007
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4209
    "inscrito_id" => 14198
    "titulo" => "WORLD CAFÉ: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA TÉCNICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O WORLD CAFÉ É UM MÉTODO COLABORATIVO E CRIATIVO DE FÁCIL UTILIZAÇÃO QUE VISA GERAR E FOMENTAR DIÁLOGOS ENTRE OS INDIVÍDUOS COM PROPÓSITOS SEMELHANTES, BASEADOS EM TEMÁTICAS E PERGUNTAS RELEVANTES. O OBJETIVO DESSE ESTUDO É RELATAR A EXPERIÊNCIA DE UMA ESTAGIÁRIA DOCENTE NO USO DA TÉCNICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM WORLD CAFÉ. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE, SOBRE A VIVÊNCIA DE UMA PÓS-GRADUANDA DO MESTRADO DE SAÚDE PÚBLICA NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO DE DOCÊNCIA I, POR MEIO DO USO DA TÉCNICA DE WORLD CAFÉ NA AULA DE ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS DA DISCIPLINA DE PESQUISA EM FISIOTERAPIA I DO CURSO DE FISIOTERAPIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ. O USO DA METODOLOGIA OPORTUNIZOU A ESTÁGIARIA A DESENVOLVER HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NO CAMPO DA DOCÊNCIA E APRIMORAR SEUS CONHECIMENTOS SOBRE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS E ATIVAS DE ENSINO. FOI PERCEPTÍVEL À MOTIVAÇÃO, DESCONTRAÇÃO, ANIMAÇÃO E COMPARTILHAMENTO DE DESCOBERTAS E CONHECIMENTOS DOS DISCENTES, POR MEIO DA CONVERSAÇÃO CALOROSA, COM RISOS, E POSTURAS CONFORTÁVEIS MEIO AOS COLEGAS E PROFESSORA, TOMANDO UM BOM CAFÉ E DIALOGANDO SOBRE UM ASSUNTO PERTIENTE PARA SUA FORMAÇÃO. O MÉTODO UTILIZADO PELA ESTAGIÁRIA FOI EFETIVO PARA ESTIMULAR A CRIATIVIDADE, EXPLORAR A TEMÁTICA DE ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS E CRIAR UM ESPAÇO DESCONTRAÍDO DE BUSCA DE CONHECIMENTO COLETIVO. TODOS OS OBJETIVOS DA AULA FORAM DESENVOLVIDOS, COLABORANDO SIGNIFICATIVAMENTE PARA FORMAÇÃO DOCENTE, PERMITINDO EXPERIÊNCIA EM UMA TÉCNICA DE ENSINO CENTRADA NO ALUNO E O SEU PAPEL COMO MEDIADOR DE CONHECIMENTO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO, APRENDIZAGEM, ESTUDANTES, CAFÉ"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID14198_26092019120808.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAMIRES FEITOSA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "TAMIRES FEITOSA"
    "autor_email" => "tamiresfeitosa18@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 63007
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4209
    "inscrito_id" => 14198
    "titulo" => "WORLD CAFÉ: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA TÉCNICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O WORLD CAFÉ É UM MÉTODO COLABORATIVO E CRIATIVO DE FÁCIL UTILIZAÇÃO QUE VISA GERAR E FOMENTAR DIÁLOGOS ENTRE OS INDIVÍDUOS COM PROPÓSITOS SEMELHANTES, BASEADOS EM TEMÁTICAS E PERGUNTAS RELEVANTES. O OBJETIVO DESSE ESTUDO É RELATAR A EXPERIÊNCIA DE UMA ESTAGIÁRIA DOCENTE NO USO DA TÉCNICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM WORLD CAFÉ. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE, SOBRE A VIVÊNCIA DE UMA PÓS-GRADUANDA DO MESTRADO DE SAÚDE PÚBLICA NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO DE DOCÊNCIA I, POR MEIO DO USO DA TÉCNICA DE WORLD CAFÉ NA AULA DE ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS DA DISCIPLINA DE PESQUISA EM FISIOTERAPIA I DO CURSO DE FISIOTERAPIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ. O USO DA METODOLOGIA OPORTUNIZOU A ESTÁGIARIA A DESENVOLVER HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NO CAMPO DA DOCÊNCIA E APRIMORAR SEUS CONHECIMENTOS SOBRE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS E ATIVAS DE ENSINO. FOI PERCEPTÍVEL À MOTIVAÇÃO, DESCONTRAÇÃO, ANIMAÇÃO E COMPARTILHAMENTO DE DESCOBERTAS E CONHECIMENTOS DOS DISCENTES, POR MEIO DA CONVERSAÇÃO CALOROSA, COM RISOS, E POSTURAS CONFORTÁVEIS MEIO AOS COLEGAS E PROFESSORA, TOMANDO UM BOM CAFÉ E DIALOGANDO SOBRE UM ASSUNTO PERTIENTE PARA SUA FORMAÇÃO. O MÉTODO UTILIZADO PELA ESTAGIÁRIA FOI EFETIVO PARA ESTIMULAR A CRIATIVIDADE, EXPLORAR A TEMÁTICA DE ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS E CRIAR UM ESPAÇO DESCONTRAÍDO DE BUSCA DE CONHECIMENTO COLETIVO. TODOS OS OBJETIVOS DA AULA FORAM DESENVOLVIDOS, COLABORANDO SIGNIFICATIVAMENTE PARA FORMAÇÃO DOCENTE, PERMITINDO EXPERIÊNCIA EM UMA TÉCNICA DE ENSINO CENTRADA NO ALUNO E O SEU PAPEL COMO MEDIADOR DE CONHECIMENTO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO, APRENDIZAGEM, ESTUDANTES, CAFÉ"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID14198_26092019120808.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAMIRES FEITOSA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "TAMIRES FEITOSA"
    "autor_email" => "tamiresfeitosa18@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O WORLD CAFÉ É UM MÉTODO COLABORATIVO E CRIATIVO DE FÁCIL UTILIZAÇÃO QUE VISA GERAR E FOMENTAR DIÁLOGOS ENTRE OS INDIVÍDUOS COM PROPÓSITOS SEMELHANTES, BASEADOS EM TEMÁTICAS E PERGUNTAS RELEVANTES. O OBJETIVO DESSE ESTUDO É RELATAR A EXPERIÊNCIA DE UMA ESTAGIÁRIA DOCENTE NO USO DA TÉCNICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM WORLD CAFÉ. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE, SOBRE A VIVÊNCIA DE UMA PÓS-GRADUANDA DO MESTRADO DE SAÚDE PÚBLICA NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO DE DOCÊNCIA I, POR MEIO DO USO DA TÉCNICA DE WORLD CAFÉ NA AULA DE ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS DA DISCIPLINA DE PESQUISA EM FISIOTERAPIA I DO CURSO DE FISIOTERAPIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ. O USO DA METODOLOGIA OPORTUNIZOU A ESTÁGIARIA A DESENVOLVER HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NO CAMPO DA DOCÊNCIA E APRIMORAR SEUS CONHECIMENTOS SOBRE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS E ATIVAS DE ENSINO. FOI PERCEPTÍVEL À MOTIVAÇÃO, DESCONTRAÇÃO, ANIMAÇÃO E COMPARTILHAMENTO DE DESCOBERTAS E CONHECIMENTOS DOS DISCENTES, POR MEIO DA CONVERSAÇÃO CALOROSA, COM RISOS, E POSTURAS CONFORTÁVEIS MEIO AOS COLEGAS E PROFESSORA, TOMANDO UM BOM CAFÉ E DIALOGANDO SOBRE UM ASSUNTO PERTIENTE PARA SUA FORMAÇÃO. O MÉTODO UTILIZADO PELA ESTAGIÁRIA FOI EFETIVO PARA ESTIMULAR A CRIATIVIDADE, EXPLORAR A TEMÁTICA DE ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS E CRIAR UM ESPAÇO DESCONTRAÍDO DE BUSCA DE CONHECIMENTO COLETIVO. TODOS OS OBJETIVOS DA AULA FORAM DESENVOLVIDOS, COLABORANDO SIGNIFICATIVAMENTE PARA FORMAÇÃO DOCENTE, PERMITINDO EXPERIÊNCIA EM UMA TÉCNICA DE ENSINO CENTRADA NO ALUNO E O SEU PAPEL COMO MEDIADOR DE CONHECIMENTO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.