ATUALMENTE, TEM-SE DISCUTIDO ACERCA DAS PROBLEMÁTICAS EXISTENTES NA ESCOLA E O FATO PELO QUAL OS ALUNOS EM GERAL NÃO DESPERTAM INTERESSE PELOS ASSUNTOS ABORDADOS EM SALA DE AULA. NESSE SENTIDO, UMA DAS MANEIRAS QUE AUXILIAM O PROFESSOR-ALUNO NESSAS PERSPECTIVAS É O USO DE ATIVIDADES INOVADORAS COMO, POR EXEMPLO, AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. O OBJETIVO DESSE ARTIGO É MOSTRAR QUE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS FUNCIONAM COMO INSTRUMENTO DE COMPLEMENTAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. APLICOU-SE A PRÁTICA PEDAGÓGICA “CICLO VIRAL DO BACTERIÓFAGO” EM DUAS TURMAS DO SEGUNDO ANO DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO NA ESCOLA CEEP LICEU PARNAIBANO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE PARNAÍBA – PIAUÍ. FOI OBSERVADO QUE O USO DE RECURSOS DIFERENCIADOS EM SALA DE AULA É BASTANTE VÁLIDO E TRAZ GRANDES BENEFÍCIOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. NO ENTANTO, PARTE DOS ESTUDANTES NÃO DETINHA O CONHECIMENTO DO ASSUNTO DE FORMA CLARA E OBJETIVA, E ISSO DECORREU NO SURGIMENTO DE POSSÍVEIS DÚVIDAS DURANTE AS RESOLUÇÕES DE QUESTIONAMENTOS, PORÉM, ESTAS FORAM SANADAS NO DECORRER DA ATIVIDADE. DESTA MANEIRA, COM TAL RESULTADO, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE OS DISCENTES MOSTRARAM-SE MAIS ENVOLVIDOS E INTERESSADOS COM A FORMA NA QUAL O CONTEÚDO FOI ABORDADO, E CONSEQUENTEMENTE, OBTIVERAM UM MELHOR APRENDIZADO A RESPEITO DO ASSUNTO. ALÉM DO FATO DE SE CONTRIBUIR NESSE DINAMISMO ENTRE PROFESSORES-ALUNOS.