ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O USO DO APLICATIVO WHATSAPP COMO AMBIENTE VIRTUAL DE EDUCAÇÃO E DISCUTIR SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO EM SUAS VÁRIAS MODALIDADES. A PESQUISA TEM CARÁTER QUALITATIVO E FOI REALIZADA COM ALUNOS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA DIURNO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COM A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS ONLINE. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SE BASEIA NOS ESTUDOS DE CASTELLS (1999) ACERCA DA SOCIEDADE EM REDE; MACIEL (2012) SOBRE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM; ROCHA (2013) SOBRE MEDIAÇÕES TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO E LAKOMY (2014) SOBRE AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE O APLICATIVO WHATSAPP QUE FREQUENTEMENTE É USADO PARA A COMUNICAÇÃO ENTRE AS PESSOAS, OU SEJA, UMA REDE SOCIAL SE APRESENTA COMO UMA POSSIBILIDADE TECNOLÓGICA PARA USO COMO AMBIENTE VIRTUAL DE EDUCAÇÃO (AVE), TORNANDO-SE UMA FERRAMENTA DE MEDIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E QUE, DESSE MODO, CONTRIBUI PARA A DIFUSÃO DO ENSINO.