CHAGAS, Leila Soares Viegas Barreto et al.. Vivência emocional: uma experiência prática. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/62988>. Acesso em: 22/11/2024 03:00
O PRESENTE TRABALHO APRESENTA A EXPERIÊNCIA PRÁTICA NO TOCANTE À PARCERIA DA VIVÊNCIA EMOCIONAL E A PROPOSTA EDUCATIVA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. A INTERVENÇÃO FOI FRUTO DE UMA PESQUISA IDEALIZADA REALIZADA MEDIANTE A INTERVENÇÃO EM UMA TURMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL NA CIDADE DE JOÃO PESSOA-PB RESPONSÁVEL PELO ENSINO FUNDAMENTAL COM FUNCIONAMENTO NOS 3 TURNOS, COM ENSINO REGULAR DURANTE O DIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS À NOITE. O PRIMEIRO CONTATO DEU-SE INICIALMENTE PARA OBSERVAÇÃO, A FIM DE CONHECER E REGISTRAR A PRESENÇA DE ATIVIDADES LIGADAS À EDUCAÇÃO EMOCIONAL COM A FINALIDADE DE COLETAR DADOS. DESDE AS PRIMEIRAS OBSERVAÇÕES ATÉ O FINAL DAS INTERVENÇÕES REALIZADAS, REGISTROU-SE UMA MAIOR MOTIVAÇÃO POR PARTE DOS ALUNOS QUANDO TRATOU-SE DE QUESTÕES APROXIMADAS DE SUAS REALIDADES E ESTADO EMOCIONAL. CONCLUIU-SE QUE VIVENCIAR A EDUCAÇÃO EMOCIONAL EM SALA DE AULA, PROPICIA AOS ALUNOS O EXERCÍCIO DA AUTORREFLEXÃO, ALÉM DE POSSIBILITAR O BEM ESTAR NECESSÁRIO PARA UM BOM DESEMPENHO NA CONSTRUÇÃO COGNITIVA, FORMANDO ASSIM UMA PARCERIA DIDÁTICA NO PROCESSO EDUCATIVO. CONCLUIU-SE QUE OS MÉTODOS UTILIZADOS NAS INTERVENÇÕES E ESTABELECENDO TÉCNICAS SATISFATÓRIAS EM SUA METODOLOGIA, O PROFESSOR GARANTE A CAPACIDADE DE CUMPRIR SUA TAREFA SEM APRESENTAR AUTORITARISMO, GERANDO ASSIM UMA PARCERIA AGRADÁVEL À SEUS ALUNOS, POIS ENTENDE-SE QUE UMA MAIOR APROXIMAÇÃO E ENTROSAMENTO ENTRE EDUCADORES E EDUCANDOS FACILITA A SIGNIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM.