Com o advento da tecnologia os indivÍduos construÍram novas relaÇÕes com as dimensÕes das coisas. Os espaÇos e o tempo, nesse sentido, se tornam mais prÓximos e acelerado, respectivamente. Hoje É desafiadora a pratica docente frente ao desenvolvimento das Tecnologias de InformaÇÃo e ComunicaÇÃo (TIC). Assim se faz necessÁrio se apropriar desses instrumentos para a formulaÇÃo de metodologias que aproxime discentes dos conteÚdos construÍdos na cultura escolar. Desta forma, É objetivo de nosso trabalho estabelecer reflexÃo em torno dos desafios que o campo do patrimÔnio vem enfrentando em meio ao desenvolvimento tecnolÓgico e da ciÊncia da informaÇÃo. A partir disso podemos propor, com o auxÍlio de aplicativos de smartfone, metodologias ativas para o ensino de histÓria que explorem competÊncias de exploraÇÃo do espaÇo urbano, de reconhecimento de suas vÁrias temporalidades, assim como da formaÇÃo cidadÃ.