HABITAÇÕES INDÍGENAS: A VALORIZAÇAO DOS SABERES NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60693 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2833 "inscrito_id" => 12482 "titulo" => "HABITAÇÕES INDÍGENAS: A VALORIZAÇAO DOS SABERES NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA" "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA UMA ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS DAS CONSTRUÇÕES DA COMUNIDADE ARAÇÁ PARA A VALORIZAÇÃO DA CULTURA, OS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS INDÍGENAS, DESENVOLVIDA COM EDUCANDOS INDÍGENAS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA EM RORAIMA. A METODOLOGIA APLICADA TEVE COMO PARADIGMA OS SABERES MATEMÁTICOS LOCAIS, QUE FORAM TRABALHADOS EM SALA DE AULA ATRAVÉS DA ETNOMATEMÁTICA, CONTEXTUALIZADOS NO FORMATO, COBERTURA, PLANTA BAIXA E ESTRUTURAS DAS MORADIAS TRADICIONAIS INDÍGENAS. DISTINTOS CONTEÚDOS DA MATEMÁTICA FORAM CONSTATADOS E RELACIONADOS AOS ASPECTOS ETNOMATEMÁTICOS AGREGADOS NA PESQUISA. O OBJETIVO FOI IDENTIFICAR AS CONTRIBUIÇÕES DE TÉCNICAS NA EDIFICAÇÃO DE SEUS AMBIENTES DE CONVÍVIO, AS CONDIÇÕES AMBIENTAIS E SUSTENTÁVEIS DA COMUNIDADE QUE PODEM SER UTILIZADOS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA. OS DADOS E A ANÁLISE DOS RESULTADOS FORAM OBTIDOS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO DOS CONHECIMENTOS TÉCNICOS DA ARQUITETURA DAS EDIFICAÇÕES INDÍGENAS POR UM SUJEITO DA PESQUISA" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ARQUITETURA INDÍGENA, ENSINO E APRENDIZAGEM, ETNOMATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA_ID12482_01102019195051.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ENILZA ROSAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ENILZA ROSAS" "autor_email" => "enilza@ifrr.edu.br" "autor_ies" => "IFRR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60693 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2833 "inscrito_id" => 12482 "titulo" => "HABITAÇÕES INDÍGENAS: A VALORIZAÇAO DOS SABERES NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA" "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA UMA ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS DAS CONSTRUÇÕES DA COMUNIDADE ARAÇÁ PARA A VALORIZAÇÃO DA CULTURA, OS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS INDÍGENAS, DESENVOLVIDA COM EDUCANDOS INDÍGENAS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA EM RORAIMA. A METODOLOGIA APLICADA TEVE COMO PARADIGMA OS SABERES MATEMÁTICOS LOCAIS, QUE FORAM TRABALHADOS EM SALA DE AULA ATRAVÉS DA ETNOMATEMÁTICA, CONTEXTUALIZADOS NO FORMATO, COBERTURA, PLANTA BAIXA E ESTRUTURAS DAS MORADIAS TRADICIONAIS INDÍGENAS. DISTINTOS CONTEÚDOS DA MATEMÁTICA FORAM CONSTATADOS E RELACIONADOS AOS ASPECTOS ETNOMATEMÁTICOS AGREGADOS NA PESQUISA. O OBJETIVO FOI IDENTIFICAR AS CONTRIBUIÇÕES DE TÉCNICAS NA EDIFICAÇÃO DE SEUS AMBIENTES DE CONVÍVIO, AS CONDIÇÕES AMBIENTAIS E SUSTENTÁVEIS DA COMUNIDADE QUE PODEM SER UTILIZADOS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA. OS DADOS E A ANÁLISE DOS RESULTADOS FORAM OBTIDOS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO DOS CONHECIMENTOS TÉCNICOS DA ARQUITETURA DAS EDIFICAÇÕES INDÍGENAS POR UM SUJEITO DA PESQUISA" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ARQUITETURA INDÍGENA, ENSINO E APRENDIZAGEM, ETNOMATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA_ID12482_01102019195051.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ENILZA ROSAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ENILZA ROSAS" "autor_email" => "enilza@ifrr.edu.br" "autor_ies" => "IFRR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }