Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 180
USO DA LITERATURA NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO CRÍTICO DOS EDUCANDOS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, FORMAÇÃO LEITORA, ALFABETIZAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas

Resumo

NÃO É DE HOJE QUE SE SABE SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA A FORMAÇÃO DE SERES HUMANOS CONSCIENTES, CRÍTICOS E CONHECEDORES DAS DIVERSAS FACETAS DO MUNDO. QUANDO FORMAMOS LEITORES ESTAMOS CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DE UMA SOCIEDADE MELHOR. TODA A RIQUEZA LITERÁRIA E CULTURAL QUE FOI E CONTINUA SENDO PRODUZIDA PELA HUMANIDADE NÃO PODE ESTAR ACESSÍVEL APENAS PARA ALGUMAS CLASSES PRIVILEGIADAS. SENDO ASSIM, ESSE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL APRESENTAR COMO UMA FORMAÇÃO LEITORA PODE CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO CRÍTICO DOS ALUNOS DA EJA. PARA TANTO, METODOLOGICAMENTE FOI REALIZADA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CUNHO EXPLORATÓRIO. VERIFICOU-SE QUE PROMOVER UMA FORMAÇÃO LEITORA PARA OS ALUNOS DA EJA AINDA REPRESENTA UM DESAFIO, NO ENTANTO, QUANDO ACONTECE A LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS, ESTES PODEM CONTRIBUIR SIGNIFICATIVAMENTE PARA O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DOS EDUCANDOS DA EJA, DESDE QUE POSSUAM UM CARÁTER CRÍTICO-TRANSFORMADOR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.