A PRESENTE INVESTIGAÇÃO PARTE DO PRINCÍPIO QUE A FORMAÇÃO DOCENTE DEVE SER COMPREENDIDA EM SUA PLENITUDE POR MEIO DE UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA, QUE PERMITA ENTENDER DE QUE MANEIRA OCORRERAM OS DESDOBRAMENTOS DESSA FORMAÇÃO NO TRANSCURSO DO TEMPO. AS ESCOLAS CATÓLICAS DE PREPARAÇÃO DE PROFESSORAS SURGIRAM APÓS OS CONVENTOS E CONSTITUÍRAM ESPAÇOS DE ESTUDO DAS EDUCADORAS POR MEIO DO CURSO NORMAL, QUE ERA O LOCUS ESPECIALIZADO DO MODELO DE DOCÊNCIA PRATICADO, HAJA VISTA QUE MESMO QUE, AS JOVENS AO COMPLETAREM A SUA FORMAÇÃO NÃO SEGUISSEM NO EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO, ESTAVAM INSERIDAS NUM MODELO DE EDUCAÇÃO FEMININA. O OBJETIVO DO ESTUDO FOI ANALISAR O CURSO NORMAL SOB A CONDUÇÃO DAS FILHAS DE SANTA TERESA. TRATA-SE DE PESQUISA QUALITATIVA DO TIPO DESCRITIVA E DOCUMENTAL, QUE SE REPORTA PARA AS ATAS E RELATÓRIOS PRODUZIDOS PELA CONGREGAÇÃO DAS FILHAS DE SANTA TERESA NO PERÍODO DE 1938, ANO DE CRIAÇÃO DO COLÉGIO SENHOR DO BONFIM, ATÉ 1955, COMPLETANDO UM CICLO DE ATIVIDADE DA CONGREGAÇÃO À FRENTE DA ESCOLA. O APORTE BIBLIOGRÁFICO DESTA PESQUISA ANCOROU-SE NOS ESCRITOS DE GATTI JÚNIOR (2002), NAGLE (2009) E NASCIMENTO (2004). ENQUANTO RESULTADOS, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR QUE COUBE ÀS IRMÃS A TAREFA DE CONDUZIR AS JOVENS NO SEU PROCESSO FORMATIVO. CONSIDERA-SE, ASSIM, QUE O CURSO NORMAL ESTAVA INSERIDA NO ATO DO EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO, PAUTADA NA ESCOLA FEMININA COM ESCOPO NO MODELO DE EDUCAÇÃO DA MULHER, ATRELADA A UMA PERSPECTIVA MORAL, PAUTADA NOS “BONS” COSTUMES.