Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA ABORDAGEM SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO NO AMBIENTE ESCOLAR

Palavra-chaves: ESCOLA, GÊNERO, FORMAÇÃO DE DOCENTES, CONSTRUÇÃO SOCIAL Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO APRESENTA UMA PESQUISA EMPÍRICA QUE TEVE COMO OBJETIVO EXPLORAR, A PARTIR DE UMA ANÁLISE TEÓRICA, O AMBIENTE ESCOLAR COMO ESPAÇO DE ESTUDO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO, AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS ENTRE DOCENTES E DISCENTES, E SABER IDENTIFICAR SITUAÇÕES CHAVES QUE POSSAM ATRIBUIR A VIOLÊNCIA DE GÊNERO. OS TEÓRICOS ESTUDADOS PARA ESSE ESTUDO SÃO DURÃES (2012), DINIS (2008) E ÁVILA (2011) ENTRE OUTROS. A METODOLOGIA DE TRABALHO ESTÁ CENTRADA NA CONSULTA A ARTIGOS CIENTÍFICOS ENCONTRADOS EM REVISTAS ELETRÔNICAS E ANAIS DE CONGRESSOS QUE USUFRUEM DA TEMÁTICA DE GÊNERO, VÍDEOS DE PALESTRAS DE PROFESSORES DA ÁREA COMO CONSTANTINA XAVIER FILHA E UM ESTUDO DE CAMPO REALIZADO EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE (PB). OS RESULTADOS OBTIDOS APONTAM PARA UMA DISCUSSÃO QUE CONSIDERA FUNDAMENTAL QUE PROFESSORES E PROFESSORAS EM SALA DE AULA TENHAM A ABERTURA PARA COMPREENDER AS DIFERENCIAÇÕES ENTRE GÊNEROS QUE HÁ NA SOCIEDADE PARA ASSIM SABER AGIR DIANTE DE REPERTÓRIOS E SITUAÇÕES QUE MENOSPREZE E DEEM ESSE VALOR DE SUBMISSÃO DA MULHER NA SOCIEDADE.

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