SILVA, Sarah Suely et al.. Uma abordagem sobre as relações de gênero no ambiente escolar. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/62825>. Acesso em: 22/12/2024 23:06
ESTE TRABALHO APRESENTA UMA PESQUISA EMPÍRICA QUE TEVE COMO OBJETIVO EXPLORAR, A PARTIR DE UMA ANÁLISE TEÓRICA, O AMBIENTE ESCOLAR COMO ESPAÇO DE ESTUDO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO, AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS ENTRE DOCENTES E DISCENTES, E SABER IDENTIFICAR SITUAÇÕES CHAVES QUE POSSAM ATRIBUIR A VIOLÊNCIA DE GÊNERO. OS TEÓRICOS ESTUDADOS PARA ESSE ESTUDO SÃO DURÃES (2012), DINIS (2008) E ÁVILA (2011) ENTRE OUTROS. A METODOLOGIA DE TRABALHO ESTÁ CENTRADA NA CONSULTA A ARTIGOS CIENTÍFICOS ENCONTRADOS EM REVISTAS ELETRÔNICAS E ANAIS DE CONGRESSOS QUE USUFRUEM DA TEMÁTICA DE GÊNERO, VÍDEOS DE PALESTRAS DE PROFESSORES DA ÁREA COMO CONSTANTINA XAVIER FILHA E UM ESTUDO DE CAMPO REALIZADO EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE (PB). OS RESULTADOS OBTIDOS APONTAM PARA UMA DISCUSSÃO QUE CONSIDERA FUNDAMENTAL QUE PROFESSORES E PROFESSORAS EM SALA DE AULA TENHAM A ABERTURA PARA COMPREENDER AS DIFERENCIAÇÕES ENTRE GÊNEROS QUE HÁ NA SOCIEDADE PARA ASSIM SABER AGIR DIANTE DE REPERTÓRIOS E SITUAÇÕES QUE MENOSPREZE E DEEM ESSE VALOR DE SUBMISSÃO DA MULHER NA SOCIEDADE.