Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PELOS PROFESSORES DE BIOLOGIA DE ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE INDEPENDÊNCIA - CEARÁ

Palavra-chaves: ESCOLA, DOCENTES, TECNOLOGIAS DIGITAIS Pôster (PO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58856
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4564
    "inscrito_id" => 9154
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PELOS PROFESSORES DE BIOLOGIA DE ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE INDEPENDÊNCIA - CEARÁ"
    "resumo" => "ATUALMENTE, A ESCOLA ESTÁ INSERIDA NUM PROCESSO DE MODIFICAÇÕES TECNOLÓGICAS. O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL FORNECE SUPORTE PARA ATENDER AS NECESSIDADES QUE EXIGE DO SUJEITO ESTRATÉGIAS PARA APERFEIÇOAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. A PESQUISA OBJETIVOU IDENTIFICAR A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO  POR DOCENTES DE BIOLOGIA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE INDEPENDÊNCIA – CE.  PARA DESENVOLVER ESTA PESQUISA FOI DELINEADO SUAS DIMENSÕES, LOGO EM SEGUIDA, REALIZOU-SE A IDENTIFICAÇÃO DOS SUJEITOS PARTICIPANTES, COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UTILIZOU-SE UM QUESTIONÁRIO.  A PARTIR DOS DADOS OBTIDOS, VERIFICOU-SE QUE TODOS OS PARTICIPANTES AFIRMAM UTILIZAR AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO AMBIENTE DE SALA AULA DE BIOLOGIA. CERCA DE 71, 4% DOS EDUCADORES, AFIRMAM QUE A UTILIZAÇÃO DESTAS TECNOLOGIAS TORNAM AS AULAS DINÂMICAS E ATRATIVAS, JÁ OS RECURSOS DIGITAIS EDUCACIONAIS MAIS UTILIZADOS EM SALA DE AULA, CERCA DE 85, 7%  O “COMPUTADOR AUXILIADO COM O DATA SHOW. DENTRE OS FATORES MENCIONADOS, FORAM APONTADOS COMO OS PRINCIPAIS FATORES QUE DIFICULTAM O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, FALTA DE SUPORTE TÉCNICO, CONDIÇÕES RUINS DE LABORATÓRIOS, INEXISTÊNCIA DOS MESMOS, QUANTIDADE DE RECURSOS INSUFICIENTES. PORTANTO, AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO AUXILIAM NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA DE FORMA EFICAZ, TORNANDO-SE UM RECURSO NECESSÁRIO À PRÁTICA EDUCATIVA, ALÉM DISSO, ESSAS FERRAMENTAS EDUCACIONAIS TAMBÉM AMPLIAM AS INFORMAÇÕES, DESPERTAM A INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS, O SENSO CRÍTICO, EXERCE UMA RELAÇÃO ENTRE OS CONCEITOS TEÓRICOS E PRÁTICOS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ESCOLA, DOCENTES, TECNOLOGIAS DIGITAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID9154_26092019194045.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIANE OLIVEIRA DO NASCIMENTO "
    "autor_nome_curto" => "ELIANE OLIVEIRA"
    "autor_email" => "elianelvr56@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ -IFCE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58856
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4564
    "inscrito_id" => 9154
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PELOS PROFESSORES DE BIOLOGIA DE ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE INDEPENDÊNCIA - CEARÁ"
    "resumo" => "ATUALMENTE, A ESCOLA ESTÁ INSERIDA NUM PROCESSO DE MODIFICAÇÕES TECNOLÓGICAS. O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL FORNECE SUPORTE PARA ATENDER AS NECESSIDADES QUE EXIGE DO SUJEITO ESTRATÉGIAS PARA APERFEIÇOAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. A PESQUISA OBJETIVOU IDENTIFICAR A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO  POR DOCENTES DE BIOLOGIA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE INDEPENDÊNCIA – CE.  PARA DESENVOLVER ESTA PESQUISA FOI DELINEADO SUAS DIMENSÕES, LOGO EM SEGUIDA, REALIZOU-SE A IDENTIFICAÇÃO DOS SUJEITOS PARTICIPANTES, COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UTILIZOU-SE UM QUESTIONÁRIO.  A PARTIR DOS DADOS OBTIDOS, VERIFICOU-SE QUE TODOS OS PARTICIPANTES AFIRMAM UTILIZAR AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO AMBIENTE DE SALA AULA DE BIOLOGIA. CERCA DE 71, 4% DOS EDUCADORES, AFIRMAM QUE A UTILIZAÇÃO DESTAS TECNOLOGIAS TORNAM AS AULAS DINÂMICAS E ATRATIVAS, JÁ OS RECURSOS DIGITAIS EDUCACIONAIS MAIS UTILIZADOS EM SALA DE AULA, CERCA DE 85, 7%  O “COMPUTADOR AUXILIADO COM O DATA SHOW. DENTRE OS FATORES MENCIONADOS, FORAM APONTADOS COMO OS PRINCIPAIS FATORES QUE DIFICULTAM O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, FALTA DE SUPORTE TÉCNICO, CONDIÇÕES RUINS DE LABORATÓRIOS, INEXISTÊNCIA DOS MESMOS, QUANTIDADE DE RECURSOS INSUFICIENTES. PORTANTO, AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO AUXILIAM NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA DE FORMA EFICAZ, TORNANDO-SE UM RECURSO NECESSÁRIO À PRÁTICA EDUCATIVA, ALÉM DISSO, ESSAS FERRAMENTAS EDUCACIONAIS TAMBÉM AMPLIAM AS INFORMAÇÕES, DESPERTAM A INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS, O SENSO CRÍTICO, EXERCE UMA RELAÇÃO ENTRE OS CONCEITOS TEÓRICOS E PRÁTICOS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ESCOLA, DOCENTES, TECNOLOGIAS DIGITAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID9154_26092019194045.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIANE OLIVEIRA DO NASCIMENTO "
    "autor_nome_curto" => "ELIANE OLIVEIRA"
    "autor_email" => "elianelvr56@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ -IFCE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ATUALMENTE, A ESCOLA ESTÁ INSERIDA NUM PROCESSO DE MODIFICAÇÕES TECNOLÓGICAS. O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL FORNECE SUPORTE PARA ATENDER AS NECESSIDADES QUE EXIGE DO SUJEITO ESTRATÉGIAS PARA APERFEIÇOAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. A PESQUISA OBJETIVOU IDENTIFICAR A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO POR DOCENTES DE BIOLOGIA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE INDEPENDÊNCIA – CE. PARA DESENVOLVER ESTA PESQUISA FOI DELINEADO SUAS DIMENSÕES, LOGO EM SEGUIDA, REALIZOU-SE A IDENTIFICAÇÃO DOS SUJEITOS PARTICIPANTES, COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UTILIZOU-SE UM QUESTIONÁRIO. A PARTIR DOS DADOS OBTIDOS, VERIFICOU-SE QUE TODOS OS PARTICIPANTES AFIRMAM UTILIZAR AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO AMBIENTE DE SALA AULA DE BIOLOGIA. CERCA DE 71, 4% DOS EDUCADORES, AFIRMAM QUE A UTILIZAÇÃO DESTAS TECNOLOGIAS TORNAM AS AULAS DINÂMICAS E ATRATIVAS, JÁ OS RECURSOS DIGITAIS EDUCACIONAIS MAIS UTILIZADOS EM SALA DE AULA, CERCA DE 85, 7% O “COMPUTADOR AUXILIADO COM O DATA SHOW. DENTRE OS FATORES MENCIONADOS, FORAM APONTADOS COMO OS PRINCIPAIS FATORES QUE DIFICULTAM O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, FALTA DE SUPORTE TÉCNICO, CONDIÇÕES RUINS DE LABORATÓRIOS, INEXISTÊNCIA DOS MESMOS, QUANTIDADE DE RECURSOS INSUFICIENTES. PORTANTO, AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO AUXILIAM NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA DE FORMA EFICAZ, TORNANDO-SE UM RECURSO NECESSÁRIO À PRÁTICA EDUCATIVA, ALÉM DISSO, ESSAS FERRAMENTAS EDUCACIONAIS TAMBÉM AMPLIAM AS INFORMAÇÕES, DESPERTAM A INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS, O SENSO CRÍTICO, EXERCE UMA RELAÇÃO ENTRE OS CONCEITOS TEÓRICOS E PRÁTICOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.