O PRESENTE ESTUDO VERSA, EM LINHAS GERAIS, SOBRE A UTILIZAÇÃO DO JOGO COMO RECURSO PEDAGÓGICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ASTRONOMIA. OBJETIVAMOS, COM ISSO, SUSCITAR O INTERESSE NO ESTUDO DE CIÊNCIAS, EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, PRINCIPALMENTE NO TOCANTE À ASTRONOMIA, ATRAVÉS DA ELABORAÇÃO DE UM INSTRUMENTO QUE FACILITE A ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS RELACIONADOS A ESSE TEMA. O PRODUTO ANALISADO NO DECORRER DESTA INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIDO NO ÂMBITO DE UM MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA, CONSISTE EM UM BARALHO ESTELAR, PROPOSTO COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO CAPAZ DE CONTRIBUIR PARA A MOTIVAÇÃO, NESSES ESTUDANTES, DA CURIOSIDADE E DA LUDICIDADE NO CONTATO COM A FÍSICA. PARA TANTO, BASEAMO-NOS NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, FUNDAMENTANDO TEORICAMENTE NOSSOS ESTUDOS EM AUSUBEL (1980) E MOREIRA (2010). OS RESULTADOS DE TAL ESTUDO PROPUSERAM, PORTANTO, CAMINHOS DIDÁTICO-METODOLÓGICOS PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE O TEMA DA APRENDIZAGEM POR MEIO DE JOGOS E PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA, NA MEDIDA EM QUE OFERECE, AOS DOCENTES, UM RECURSO DIDÁTICO EFICAZ PARA AUXILIAR NA ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS CAPAZES DE DESPERTAR O INTERESSE NOS ESTUDANTES E ATUAR COMO ELO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA NO ENSINO DA ASTRONOMIA.