Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA ESPACIAL DE POSIÇÃO

Palavra-chaves: GEOMETRIA ESPACIAL DE POSIÇÃO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62791
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5736
    "inscrito_id" => 8020
    "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA ESPACIAL DE POSIÇÃO"
    "resumo" => "A GEOMETRIA ESPACIAL DE POSIÇÃO TRATA-SE DE UM CONTEÚDO MATEMÁTICO, ESTUDADO NO SEGUNDO OU NO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, QUE ENVOLVE A INVESTIGAÇÃO DAS POSIÇÕES RELATIVAS ENTRE PONTOS, RETAS E PLANOS, E TAMBÉM A VISUALIZAÇÃO DE PROJEÇÕES E O CÁLCULO DE DISTÂNCIAS NO ESPAÇO. SUA APRENDIZAGEM PERMITE O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO ESPACIAL, DAS CAPACIDADES DE ARGUMENTAÇÃO E DE INTERPRETAÇÃO, ENTRETANTO, VERIFICAMOS QUE A ABORDAGEM DESTE CONTEÚDO NEM SEMPRE OCORRE DE MANEIRA SATISFATÓRIA EM SALA DE AULA. ALÉM DISSO, HÁ UMA ESCASSEZ DE ESTUDOS QUE ABORDEM O ENSINO E APRENDIZAGEM DESSA TEMÁTICA. TENDO EM VISTA ESSA PROBLEMÁTICA, REALIZAMOS ESTE TRABALHO COM O OBJETIVO DE PESQUISAR SOBRE OS PROBLEMAS, AS VANTAGENS E AS FORMAS PELAS QUAIS A GEOMETRIA ESPACIAL DE POSIÇÃO PODE SER TRABALHADA EM SALA DE AULA. PARA ISSO, FOI REALIZADA UMA REVISÃO DA LITERATURA, CONSULTANDO O PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES, A BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES E O CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES. FORAM ENCONTRADOS TREZE TRABALHOS, DOS QUAIS OITO FORAM REMOVIDOS POR NÃO ABORDAREM O ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO FOCO DE NOSSA PESQUISA. OS RESULTADOS ENCONTRADOS APONTARAM PARA ALGUNS PROBLEMAS, VANTAGENS E BENEFÍCIOS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA ESPACIAL DE POSIÇÃO, QUE REVELAM A IMPORTÂNCIA E NECESSIDADE DE SE ESTUDAR ESSE CONTEÚDO NO ENSINO MÉDIO, ALÉM DA EMERGÊNCIA DE MAIS PESQUISAS ACADÊMICAS QUE INVESTIGUEM NOVAS FORMAS DE ABORDÁ-LO EM DIFERENTES CENÁRIOS EDUCACIONAIS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "GEOMETRIA ESPACIAL DE POSIÇÃO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID8020_03102019212404.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS HENRIQUE VIANA"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS VIANA"
    "autor_email" => "lucas_henriqk@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62791
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5736
    "inscrito_id" => 8020
    "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA ESPACIAL DE POSIÇÃO"
    "resumo" => "A GEOMETRIA ESPACIAL DE POSIÇÃO TRATA-SE DE UM CONTEÚDO MATEMÁTICO, ESTUDADO NO SEGUNDO OU NO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, QUE ENVOLVE A INVESTIGAÇÃO DAS POSIÇÕES RELATIVAS ENTRE PONTOS, RETAS E PLANOS, E TAMBÉM A VISUALIZAÇÃO DE PROJEÇÕES E O CÁLCULO DE DISTÂNCIAS NO ESPAÇO. SUA APRENDIZAGEM PERMITE O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO ESPACIAL, DAS CAPACIDADES DE ARGUMENTAÇÃO E DE INTERPRETAÇÃO, ENTRETANTO, VERIFICAMOS QUE A ABORDAGEM DESTE CONTEÚDO NEM SEMPRE OCORRE DE MANEIRA SATISFATÓRIA EM SALA DE AULA. ALÉM DISSO, HÁ UMA ESCASSEZ DE ESTUDOS QUE ABORDEM O ENSINO E APRENDIZAGEM DESSA TEMÁTICA. TENDO EM VISTA ESSA PROBLEMÁTICA, REALIZAMOS ESTE TRABALHO COM O OBJETIVO DE PESQUISAR SOBRE OS PROBLEMAS, AS VANTAGENS E AS FORMAS PELAS QUAIS A GEOMETRIA ESPACIAL DE POSIÇÃO PODE SER TRABALHADA EM SALA DE AULA. PARA ISSO, FOI REALIZADA UMA REVISÃO DA LITERATURA, CONSULTANDO O PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES, A BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES E O CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES. FORAM ENCONTRADOS TREZE TRABALHOS, DOS QUAIS OITO FORAM REMOVIDOS POR NÃO ABORDAREM O ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO FOCO DE NOSSA PESQUISA. OS RESULTADOS ENCONTRADOS APONTARAM PARA ALGUNS PROBLEMAS, VANTAGENS E BENEFÍCIOS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA ESPACIAL DE POSIÇÃO, QUE REVELAM A IMPORTÂNCIA E NECESSIDADE DE SE ESTUDAR ESSE CONTEÚDO NO ENSINO MÉDIO, ALÉM DA EMERGÊNCIA DE MAIS PESQUISAS ACADÊMICAS QUE INVESTIGUEM NOVAS FORMAS DE ABORDÁ-LO EM DIFERENTES CENÁRIOS EDUCACIONAIS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "GEOMETRIA ESPACIAL DE POSIÇÃO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID8020_03102019212404.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS HENRIQUE VIANA"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS VIANA"
    "autor_email" => "lucas_henriqk@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A GEOMETRIA ESPACIAL DE POSIÇÃO TRATA-SE DE UM CONTEÚDO MATEMÁTICO, ESTUDADO NO SEGUNDO OU NO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, QUE ENVOLVE A INVESTIGAÇÃO DAS POSIÇÕES RELATIVAS ENTRE PONTOS, RETAS E PLANOS, E TAMBÉM A VISUALIZAÇÃO DE PROJEÇÕES E O CÁLCULO DE DISTÂNCIAS NO ESPAÇO. SUA APRENDIZAGEM PERMITE O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO ESPACIAL, DAS CAPACIDADES DE ARGUMENTAÇÃO E DE INTERPRETAÇÃO, ENTRETANTO, VERIFICAMOS QUE A ABORDAGEM DESTE CONTEÚDO NEM SEMPRE OCORRE DE MANEIRA SATISFATÓRIA EM SALA DE AULA. ALÉM DISSO, HÁ UMA ESCASSEZ DE ESTUDOS QUE ABORDEM O ENSINO E APRENDIZAGEM DESSA TEMÁTICA. TENDO EM VISTA ESSA PROBLEMÁTICA, REALIZAMOS ESTE TRABALHO COM O OBJETIVO DE PESQUISAR SOBRE OS PROBLEMAS, AS VANTAGENS E AS FORMAS PELAS QUAIS A GEOMETRIA ESPACIAL DE POSIÇÃO PODE SER TRABALHADA EM SALA DE AULA. PARA ISSO, FOI REALIZADA UMA REVISÃO DA LITERATURA, CONSULTANDO O PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES, A BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES E O CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES. FORAM ENCONTRADOS TREZE TRABALHOS, DOS QUAIS OITO FORAM REMOVIDOS POR NÃO ABORDAREM O ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO FOCO DE NOSSA PESQUISA. OS RESULTADOS ENCONTRADOS APONTARAM PARA ALGUNS PROBLEMAS, VANTAGENS E BENEFÍCIOS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA ESPACIAL DE POSIÇÃO, QUE REVELAM A IMPORTÂNCIA E NECESSIDADE DE SE ESTUDAR ESSE CONTEÚDO NO ENSINO MÉDIO, ALÉM DA EMERGÊNCIA DE MAIS PESQUISAS ACADÊMICAS QUE INVESTIGUEM NOVAS FORMAS DE ABORDÁ-LO EM DIFERENTES CENÁRIOS EDUCACIONAIS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.