Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 249
ENSINO DE LÍNGUA INGLESA E MÚSICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO

Palavra-chaves: PESQUISA AÇÃO, PROFESSOR REFLEXIVO, MÚSICA, LÍNGUA INGLESA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ARTIGO MARCA O RESULTADO DA EXPERIÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE PESQUISA-AÇÃO “A MÚSICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA AO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA”, CUJO OBJETIVO PRINCIPAL FOI CENTRAR ESFORÇOS NA UTILIZAÇÃO DA MÚSICA COMO PRINCIPAL RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO, UTILIZADA POR MEIO DE EQUIPAMENTOS TECNOLÓGICOS DE SOM E IMAGEM COMO VÍDEO, TV, APARELHO DE SOM, DATA SHOW. O PROJETO FOI DESENVOLVIDO JUNTO À ESCOLA MUNICIPAL GENÉSIO CABRAL DE MACÊDO, DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN, COM ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL II, NO PERÍODO DE INÍCIO DE ABRIL AO FINAL DE JUNHO DO CORRENTE ANO. DOIS MOMENTOS DISTINTOS DE INTERVENÇÃO QUE SE COMPLEMENTAM FORAM PROPOSTOS: NO PRIMEIRO, O FOCO FOI EXPOR AOS ESTUDANTES O QUÃO ÚTIL E IMPORTANTE A APRENDIZAGEM DE UM NOVO IDIOMA PODE SER; EM SEGUIDA, FORAM DESENVOLVIDAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS UTILIZANDO A MÚSICA COMO RECURSO LÚDICO CENTRAL AFIM DE DESPERTAR NOS ESTUDANTES O INTERESSE PELO DESAFIO DE APRENDER UM NOVO IDIOMA. A PESQUISA-AÇÃO TEVE COMO APOIO BIBLIOGRÁFICO CONTRIBUIÇÕES DE VÁRIOS TEÓRICOS, COMO PIMENTA (2016) E SWANWICK (2014), ENTRE OUTROS, E, PRINCIPALMENTE, DE GHEDIN (2018), ALÉM DE DISCUSSÕES DE PLANEJAMENTOS REALIZADOS COLETIVAMENTE EM ENCONTROS SEMANAIS NO LABORATÓRIO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. A EXPERIÊNCIA NOS LEVOU A PERCEBER QUE A MÚSICA PODE SER USADA, EFICAZMENTE, COMO UM SATISFATÓRIO RECURSO DIDÁTICO EM SALA DE AULA, COMPROVAÇÃO A SER COMPARTILHADA, AINDA QUE DE FORMA CONCISA E BREVE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.