O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR VEM CRESCENDO NOS ÚLTIMOS ANOS, PORÉM TAMBÉM AUMENTOU OS ÍNDICES DE RETENÇÃO E EVASÃO. O OBJETIVO DESSA PESQUISA RESIDIU EM IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS VARIÁVEIS QUE INFLUENCIAM NAS REPROVAÇÕES E PROPOR AÇÕES A FIM DE MINIMIZAR O INSUCESSO ACADÊMICO NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS E PROFESSORES. PARA REALIZAR A IDENTIFICAÇÃO FORAM ANALISADOS OS RENDIMENTOS NAS DISCIPLINAS DE FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA, CÁLCULO I, QUÍMICA GERAL I E QUÍMICA GERAL II QUE FAZEM PARTE DO PRIMEIRO ANO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, NOS SEMESTRES DE 2017.1 E 2018.2. ATRAVÉS DE UMA PRÉVIA IDENTIFICAÇÃO DOS PERSONAGENS PELO SISTEMA ACADÊMICO, ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE ENTREVISTAS E QUESTIONÁRIOS ENTRE OS PROFESSORES E OS ALUNOS QUE PROTAGONIZARAM AS REPROVAÇÕES. OS RESULTADOS MOSTRARAM AS VARIÁVEIS QUE MAIS CONTRIBUÍRAM PARA AS REPROVAÇÕES, FORAM ELAS: DEFICIÊNCIA DE BASE, INEXPERIÊNCIA COM A CALCULADORA CIENTÍFICA, FALTA DE IDENTIDADE COM O CURSO E A METODOLOGIA EMPREGADA PELO PROFESSOR REGENTE. AS AÇÕES FRENTE AO INSUCESSO ACADÊMICO PROPOSTAS PELOS PROFESSORES E ALUNOS FORAM PARECIDAS, COMO OFERTA DE CURSOS DE NIVELAMENTO NO CONTRA TURNO, A OFERTA REGULAR DE MONITORIAS, PROMOÇÃO DE CAPACITAÇÃO SOBRE O USO DA CALCULADORA CIENTÍFICA E EM COMO PLANEJAR ESTRATEGICAMENTE O HORÁRIO DE ESTUDO E ADOÇÃO DE UM LIVRO DIDÁTICO A FIM DE NORTEAR A DISCIPLINA INTRODUTÓRIA AO CÁLCULO, FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA - MEDIDAS QUE O IES PODE ADOTAR A FIM DE GARANTIR O SUCESSO ACADÊMICO.