BASTOS, Edilsa Mota Santos. Um diálogo sobre cultura e currículo. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/62777>. Acesso em: 23/12/2024 03:14
O PRESENTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE APRESENTAR UM DIÁLOGO ENTRE A IDEIA DE CULTURA E TEORIA DO CURRÍCULO. PARA FAZER ESSE DIÁLOGO, FOI PRECISO TRILHAR POR ALGUNS CAMINHOS, TAIS COMO, A ORIGEM DAS PALAVRAS E CONTEXTOS HISTÓRICOS. NO CAMPO SOBRE CULTURA, VAMOS PERCEBE-LA COMO LIBERDADE, DETERMINAÇÃO, ATIVIDADE, RESISTÊNCIA, MUDANÇA, IDENTIDADE E DESCONSTRUÇÃO. ENQUANTO O CURRÍCULO, ESTUDOS E PESQUISAS APONTAM QUE, À PRIORI, FOI SÓ UMA TEORIA EXPERIMENTAL DIANTE DA CONGLOMERAÇÃO PROVOCADA PELA IMIGRAÇÃO DE MASSA DURANTE OS ANOS VINTE DO SÉCULO XX NOS ESTADOS UNIDOS, EM MEIO A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. TAL INSTRUMENTO TEM SIDO OBJETO DE PESQUISAS, ANÁLISES E DE DISCUSSÕES NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE NAS UNIVERSIDADES. O CURRÍCULO ENCONTRA-SE IMERSO NAS TEORIAS TRADICIONAIS, CRÍTICAS E PÓS-CRÍTICAS. POR ESSA RAZÃO, BUSCAMOS DIALOGAR E COMPREENDER ESSE CONTEXTO, VISTO QUE O CURRÍCULO É CARACTERIZADO POR SER UM INSTRUMENTO DE CONTROLE SOCIAL E CULTURAL, ALÉM DE INFLUENCIAR DESDE O ENSINO DE BASE À UNIVERSIDADE, FORJANDO ASSIM, AS IDENTIDADES DOS SUJEITOS. A PESQUISA TEM ABORDAGEM QUALITATIVA, POIS, SE CARACTERIZA PELA CONSTRUÇÃO DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE CURRÍCULO E CULTURA. O LASTRO TEÓRICO É SUBSIDIADO POR AUTORES QUE SE DEBRUÇAM SOBRE OS TEMAS, SILVA (2019); EAGLETON, (2011); ARROYO (2015); SACRISTÁN (2017); LOPES E MACEDO (2011); MACEDO (2002); SAMARA E TUPY (2010), DENTRE OUTROS AUTORES.