O PRESENTE ARTIGO TRATA DE PESQUISA REALIZADA EM DOCUMENTOS PEDAGÓGICOS DE QUINZE FAMILIARES DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, MATRICULADOS EM CLASSES COMUNS DAS REDES PÚBLICAS DE ENSINO DA CIDADE DE MANAUS-AM, ENCAMINHADOS E ATENDIDOS NO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM PSICOPEDAGOGIA DIFERENCIAL/NEPPD. O MESMO OBJETIVA COMPREENDER COMO SE DÁ A DINÂMICA FAMILIAR DE CRIANÇAS COM TEA, IDENTIFICANDO AS ALTERAÇÕES AFETIVO/EMOCIONAIS DOS PAIS, ASSIM COMO, SUAS RELAÇÕES A PARTIR DO TODO VIVENCIADO. AINDA, VERIFICAR DE QUE MODO OS ÓRGÃOS PÚBLICOS TÊM CONTRIBUÍDO (OU NÃO) PARA O PROCESSO DE ORIENTAÇÃO E APOIO PSICOLÓGICO AOS MESMOS. O ESTUDO ORA APRESENTADO ORIENTOU-SE PELO MÉTODO QUALITATIVO DE PESQUISA, SEGUIDO DA ANÁLISE DE DADOS EM ENTREVISTAS FAMILIARES PADRÃO E ESPECÍFICA, SEGUIDO DE INFORMAÇÕES ORIUNDAS DE ÓRGÃOS PÚBLICOS QUE REALIZAM TRABALHOS DE CUNHO PEDAGÓGICO ANTE AO PÚBLICO ACIMA MENCIONADO. OS POSICIONAMENTOS APRESENTADOS PELOS SUJEITOS, EXTRAÍDOS DOS DOCUMENTOS ANALISADOS, APONTAM PARA A IMPORTÂNCIA DE SE REPENSAR AS POLÍTICAS PÚBLICAS, REFERENTE AO ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO E DE ORIENTAÇÕES DEVIDAS AO PÚBLICO-ALVO AQUI EM QUESTÃO, A SABER, AS FAMÍLIAS, POIS ESTAS, COMPROVADAMENTE, PERPASSAM PELO SOFRIMENTO QUE VAI DESDE O “LUTO SIMBÓLICO” DE SE TER UM FILHO COM NECESSIDADES ESPECIAIS, ATÉ A ANGÚSTIA DE NÃO SE TER, EM ÓRGÃOS PÚBLICOS, O OFERECIMENTO DE SERVIÇOS QUE VISEM DESENVOLVER TRABALHOS DE ORIENTAÇÕES QUANTO A MANEIRAS DIVERSAS DE LHE DAR COM A CRIANÇA, RECORRENDO NA FALTA DE INFORMAÇÕES, TÃO NECESSÁRIAS, PARA O ALCANCE DE MELHORIA DE VIDA DIÁRIA, NÃO SÓ PARA OS FILHOS AUTISTAS, MAS SOBRETUDO, PARA OS FAMILIARES COMO UM TODO.