TENDENCIAS DA UTILIZAÇÃO DA BRINQUEDOTECA NA ESCOLA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DAS EDIÇÕES DO CONEDU
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62706 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5663 "inscrito_id" => 3465 "titulo" => "TENDENCIAS DA UTILIZAÇÃO DA BRINQUEDOTECA NA ESCOLA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DAS EDIÇÕES DO CONEDU" "resumo" => "ESTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS QUE ENFATIZAM O USO DA BRINQUEDOTECA NAS ESCOLAS, ABORDANDO A SUA IMPORTÂNCIA PARA O PROCESSO DE APRENDIZADO E DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES, QUE ESTÃO INDEXADOS NOS ANAIS DAS CINCO EDIÇÕES DO CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONEDU. AS BRINQUEDOTECAS SURGIRAM EM MEIO AO PERÍODO DE DEPRESSÃO ECONÔMICA E ESTÃO EM DIVERSOS ÂMBITOS DESDE LOCAIS PÚBLICOS A PRIVADOS. ESTE TERMO REMETE AO MEIO DA BIBLIOTECA, EM QUE PERMITE O APRENDIZADO DOS ESTUDANTES JUNTO AO BRINCAR. ESTA INICIATIVA QUANDO IMPLEMENTADA POR MEIOS EDUCACIONAIS TRAZ GRANDES CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES. O PERCURSO METODOLÓGICO ADOTADO NESSA PESQUISA, QUE CONTOU COM UM LEVANTAMENTO DE TRABALHOS PUBLICADOS ENTRE OS ANOS DE 2014 E 2018 EM ANAIS DO CONEDU, A ESCOLHA PRÉVIA DOS ARTIGOS, QUANDO APRESENTAVAM DISCUSSÕES QUE CONVERGIAM COM NOSSOS INTERESSES DE PESQUISA, QUE NESSE CASO, ERA A BRINQUEDOTECA, A LEITURA EXAUSTIVA E A ANÁLISE DOS DADOS. DEPOIS DOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, CONSIDERAMOS RELEVANTE E SUFICIENTE, ANALISAR SEIS ARTIGOS, NOS QUAIS RECONHECEMOS CINCO CATEGORIAS QUE TRAZEM UMA ARTICULAÇÃO DIRETA COM A BRINQUEDOTECA, A SABER, A IMPORTÂNCIA; ESPAÇO DE FORMAÇÃO DOCENTE; EDUCAÇÃO INCLUSIVA; MATERIAIS ALTERNATIVOS; E, EXPRESSÃO DE LINGUAGEM. ALÉM DISSO, PERCEBEMOS QUE OS ESTUDOS QUE FAZEM ESSAS ARTICULAÇÕES ESTÃO EM CRESCENTE, PRINCIPALMENTE EM PESQUISAS QUE CONSIDERAM A RELEVÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DA BRINQUEDOTECA E ESTES PODEM COLABORAR PARA RENOVAR O CENÁRIO ATUAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "BRINQUEDOTECA, REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, CONEDU" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID3465_03102019203356.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA SOARES DA SILVA LINDOZO" "autor_nome_curto" => "ADRIANA LINDOZO" "autor_email" => "adrianasoares1971@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62706 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5663 "inscrito_id" => 3465 "titulo" => "TENDENCIAS DA UTILIZAÇÃO DA BRINQUEDOTECA NA ESCOLA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DAS EDIÇÕES DO CONEDU" "resumo" => "ESTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS QUE ENFATIZAM O USO DA BRINQUEDOTECA NAS ESCOLAS, ABORDANDO A SUA IMPORTÂNCIA PARA O PROCESSO DE APRENDIZADO E DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES, QUE ESTÃO INDEXADOS NOS ANAIS DAS CINCO EDIÇÕES DO CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONEDU. AS BRINQUEDOTECAS SURGIRAM EM MEIO AO PERÍODO DE DEPRESSÃO ECONÔMICA E ESTÃO EM DIVERSOS ÂMBITOS DESDE LOCAIS PÚBLICOS A PRIVADOS. ESTE TERMO REMETE AO MEIO DA BIBLIOTECA, EM QUE PERMITE O APRENDIZADO DOS ESTUDANTES JUNTO AO BRINCAR. ESTA INICIATIVA QUANDO IMPLEMENTADA POR MEIOS EDUCACIONAIS TRAZ GRANDES CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES. O PERCURSO METODOLÓGICO ADOTADO NESSA PESQUISA, QUE CONTOU COM UM LEVANTAMENTO DE TRABALHOS PUBLICADOS ENTRE OS ANOS DE 2014 E 2018 EM ANAIS DO CONEDU, A ESCOLHA PRÉVIA DOS ARTIGOS, QUANDO APRESENTAVAM DISCUSSÕES QUE CONVERGIAM COM NOSSOS INTERESSES DE PESQUISA, QUE NESSE CASO, ERA A BRINQUEDOTECA, A LEITURA EXAUSTIVA E A ANÁLISE DOS DADOS. DEPOIS DOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, CONSIDERAMOS RELEVANTE E SUFICIENTE, ANALISAR SEIS ARTIGOS, NOS QUAIS RECONHECEMOS CINCO CATEGORIAS QUE TRAZEM UMA ARTICULAÇÃO DIRETA COM A BRINQUEDOTECA, A SABER, A IMPORTÂNCIA; ESPAÇO DE FORMAÇÃO DOCENTE; EDUCAÇÃO INCLUSIVA; MATERIAIS ALTERNATIVOS; E, EXPRESSÃO DE LINGUAGEM. ALÉM DISSO, PERCEBEMOS QUE OS ESTUDOS QUE FAZEM ESSAS ARTICULAÇÕES ESTÃO EM CRESCENTE, PRINCIPALMENTE EM PESQUISAS QUE CONSIDERAM A RELEVÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DA BRINQUEDOTECA E ESTES PODEM COLABORAR PARA RENOVAR O CENÁRIO ATUAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "BRINQUEDOTECA, REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, CONEDU" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID3465_03102019203356.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA SOARES DA SILVA LINDOZO" "autor_nome_curto" => "ADRIANA LINDOZO" "autor_email" => "adrianasoares1971@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }