A GEOGRAFIA TEM UM PAPEL IMPORTANTE PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA E REFLEXIVA DO ALUNO, NECESSITANDO QUE O PROFESSOR PROCURE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE TORNEM OS CONTEÚDOS MAIS PRÓXIMOS DO COTIDIANO DOS ALUNOS E, ASSIM, PROMOVA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE FORMA SIGNIFICATIVA. NESSA CONJUNTURA, APRESENTAM-SE AS POTENCIALIDADES DA LITERATURA E DO TEATRO, A PRIMEIRA AUXILIA PARA A COMPREENSÃO E PERCEPÇÃO DE FORMA REFLEXIVA DOS DIFERENTES ESPAÇOS, TEMPOS, LUGARES E CULTURAS POR MEIO DA LEITURA LITERÁRIA, E A ARTE TEATRAL AUXILIA NA PROMOÇÃO DO ENSINO/APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA ATRAVÉS DA LUDICIDADE, SOCIALIZAÇÃO E SENSIBILIDADE. MEDIANTE O EXPOSTO, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO PRINCIPAL OBJETIVO ANALISAR UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM A UTILIZAÇÃO DA LITERATURA E DO TEATRO PARA ESTUDO DA GEOGRAFIA REGIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL. A PESQUISA É QUALITATIVA DO TIPO PESQUISA-AÇÃO E FOI REALIZADA NA TURMA DO 7º ANO, NOS MESES DE OUTUBRO E NOVEMBRO DE 2018, NUMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SUMÉ/PB, TENDO COMO CONTEÚDO NORTEADOR O NORDESTE BRASILEIRO. PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS PRETENDIDOS FORAM REALIZADAS AULAS EXPOSITIVAS E DIALOGADAS, ANÁLISE DA MÚSICA “ASA BRANCA” DE LUIZ GONZAGA (1947), LEITURA DA OBRA “MORTE E VIDA SEVERINA” (1955) DO ESCRITOR PERNAMBUCANO JOÃO CABRAL DE MELO NETO, DISCUSSÃO DE TRECHOS DA REFERIDA OBRA, EXIBIÇÃO DO FILME ADAPTAÇÃO “MORTE E VIDA SEVERINA”, ENCENAÇÃO DA PEÇA TEATRAL BASEADA NA OBRA E, POR FIM, A CULMINÂNCIA DO PROJETO NO PÁTIO DA ESCOLA. OS RESULTADOS SE MOSTRARAM SATISFATÓRIOS, POIS OS ALUNOS PARTICIPARAM ATIVAMENTE DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, RELATANDO UMA MAIOR APRENDIZAGEM SOBRE SUA REGIÃO E TAMBÉM PUDERAM AGUÇAR SUA CRIATIVIDADE, SOCIALIZAÇÃO E CRITICIDADE.