Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SUBJETIVIDADE DA LEITURA E ESCRITA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MENOR DA ESCOLA MUNICIPAL ANATÁLIA CARNEIRO EM ÁGUA BRANCA – PI

Palavra-chaves: SUBJETIVIDADE, LEITURA, ESCRITA Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62653
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1096
    "inscrito_id" => 263
    "titulo" => "SUBJETIVIDADE DA LEITURA E ESCRITA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MENOR DA ESCOLA MUNICIPAL ANATÁLIA CARNEIRO EM ÁGUA BRANCA – PI"
    "resumo" => "A LEITURA É PARTE  FUNDAMENTAL PARA APRENDIZAGEM DO  ALUNO E DO SER HUMANO. ELA SEMPRE VIABILIZA BOAS CONTRIBUIÇÕES  EM QUAISQUER COMPONENTES CURRICULARES. O OBJETIVO GERAL  É ANALISAR A IMPORTÂNCIA  DA LEITURA  NO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E  AVERIGUAR  QUAIS OS FATORES QUE CONTRIBUEM  PARA AQUISIÇÃO DO USO DA SUBJETIVIDADE NA LEITURA E NA ESCRITA  NO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO E APRENDIZAGEM  NO 1° ANO DO ENSINO  FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL  ANATÁLIA CARNEIRO.  OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS SÃO ANALISAR  COMO AS ATIVIDADES  DE LEITURA E ESCRITA É DESENVOLVIDA  CONSIDERANDO AS PRÁTICAS  PEDAGÓGICAS CIENTÍFICAS E CULTURAIS  NO ÂMBITO ESCOLAR;  MOSTRAR  A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.  CARACTERIZA-SE, PORTANTO, COMO UMA  PESQUISA BIBLIOGRÁFICA  E DE CAMPO, DE CUNHO EXPLORATÓRIO-  DESCRITIVO  E ABORDAGEM QUALITATIVA. PARA A COLETA DE DADOS  UTILIZOU-SE  QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS;  OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM 03 (TRÊS) PROFESSORES DA ESCOLA MUNICIPAL  ANATÁLIA CARNEIRO. OS AUTORES QUE  FUNDAMENTARAM A PESQUISA ESTÃO MARTINS (1994), FERREIRA (2000), CAVALCANTE, (2011) BRASIL (2017)  DENTRE OUTROS. OS RESULTADOS MOSTRARAM  A NECESSIDADE DE REFLETIR  SOBRE AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES  CIENTÍFICAS  E CULTURAIS DE LEITURA E ESCRITA  ADOTADAS PELOS EDUCADORES, A ESCOLA DEVE  MOBILIZAR-SE E TRABALHAR EM EQUIPE,  VIABILIZANDO  ESTRATÉGIAS QUE PROPORCIONEM AOS  ALUNOS NOVOS HORIZONTES  QUE OS LEVEM A INTERESSAR-SE PELA  LEITURA E A ESCRITA E, COM ISSO,  SER CAPAZ DE RESSIGNIFICÁ-LA AO  SEU MODO, O QUE  FACILITARÁ A APRENDIZAGEM PRAZEROSA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "SUBJETIVIDADE, LEITURA, ESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID263_09082019175146.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VILANI FERREIRA FEITOSA AMARAL"
    "autor_nome_curto" => "VILANI FEITOSA"
    "autor_email" => "vilaniamaral2012@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62653
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1096
    "inscrito_id" => 263
    "titulo" => "SUBJETIVIDADE DA LEITURA E ESCRITA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MENOR DA ESCOLA MUNICIPAL ANATÁLIA CARNEIRO EM ÁGUA BRANCA – PI"
    "resumo" => "A LEITURA É PARTE  FUNDAMENTAL PARA APRENDIZAGEM DO  ALUNO E DO SER HUMANO. ELA SEMPRE VIABILIZA BOAS CONTRIBUIÇÕES  EM QUAISQUER COMPONENTES CURRICULARES. O OBJETIVO GERAL  É ANALISAR A IMPORTÂNCIA  DA LEITURA  NO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E  AVERIGUAR  QUAIS OS FATORES QUE CONTRIBUEM  PARA AQUISIÇÃO DO USO DA SUBJETIVIDADE NA LEITURA E NA ESCRITA  NO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO E APRENDIZAGEM  NO 1° ANO DO ENSINO  FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL  ANATÁLIA CARNEIRO.  OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS SÃO ANALISAR  COMO AS ATIVIDADES  DE LEITURA E ESCRITA É DESENVOLVIDA  CONSIDERANDO AS PRÁTICAS  PEDAGÓGICAS CIENTÍFICAS E CULTURAIS  NO ÂMBITO ESCOLAR;  MOSTRAR  A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.  CARACTERIZA-SE, PORTANTO, COMO UMA  PESQUISA BIBLIOGRÁFICA  E DE CAMPO, DE CUNHO EXPLORATÓRIO-  DESCRITIVO  E ABORDAGEM QUALITATIVA. PARA A COLETA DE DADOS  UTILIZOU-SE  QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS;  OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM 03 (TRÊS) PROFESSORES DA ESCOLA MUNICIPAL  ANATÁLIA CARNEIRO. OS AUTORES QUE  FUNDAMENTARAM A PESQUISA ESTÃO MARTINS (1994), FERREIRA (2000), CAVALCANTE, (2011) BRASIL (2017)  DENTRE OUTROS. OS RESULTADOS MOSTRARAM  A NECESSIDADE DE REFLETIR  SOBRE AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES  CIENTÍFICAS  E CULTURAIS DE LEITURA E ESCRITA  ADOTADAS PELOS EDUCADORES, A ESCOLA DEVE  MOBILIZAR-SE E TRABALHAR EM EQUIPE,  VIABILIZANDO  ESTRATÉGIAS QUE PROPORCIONEM AOS  ALUNOS NOVOS HORIZONTES  QUE OS LEVEM A INTERESSAR-SE PELA  LEITURA E A ESCRITA E, COM ISSO,  SER CAPAZ DE RESSIGNIFICÁ-LA AO  SEU MODO, O QUE  FACILITARÁ A APRENDIZAGEM PRAZEROSA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "SUBJETIVIDADE, LEITURA, ESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID263_09082019175146.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VILANI FERREIRA FEITOSA AMARAL"
    "autor_nome_curto" => "VILANI FEITOSA"
    "autor_email" => "vilaniamaral2012@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A LEITURA É PARTE FUNDAMENTAL PARA APRENDIZAGEM DO ALUNO E DO SER HUMANO. ELA SEMPRE VIABILIZA BOAS CONTRIBUIÇÕES EM QUAISQUER COMPONENTES CURRICULARES. O OBJETIVO GERAL É ANALISAR A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E AVERIGUAR QUAIS OS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA AQUISIÇÃO DO USO DA SUBJETIVIDADE NA LEITURA E NA ESCRITA NO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO E APRENDIZAGEM NO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL ANATÁLIA CARNEIRO. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS SÃO ANALISAR COMO AS ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA É DESENVOLVIDA CONSIDERANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CIENTÍFICAS E CULTURAIS NO ÂMBITO ESCOLAR; MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. CARACTERIZA-SE, PORTANTO, COMO UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO, DE CUNHO EXPLORATÓRIO- DESCRITIVO E ABORDAGEM QUALITATIVA. PARA A COLETA DE DADOS UTILIZOU-SE QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS; OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM 03 (TRÊS) PROFESSORES DA ESCOLA MUNICIPAL ANATÁLIA CARNEIRO. OS AUTORES QUE FUNDAMENTARAM A PESQUISA ESTÃO MARTINS (1994), FERREIRA (2000), CAVALCANTE, (2011) BRASIL (2017) DENTRE OUTROS. OS RESULTADOS MOSTRARAM A NECESSIDADE DE REFLETIR SOBRE AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES CIENTÍFICAS E CULTURAIS DE LEITURA E ESCRITA ADOTADAS PELOS EDUCADORES, A ESCOLA DEVE MOBILIZAR-SE E TRABALHAR EM EQUIPE, VIABILIZANDO ESTRATÉGIAS QUE PROPORCIONEM AOS ALUNOS NOVOS HORIZONTES QUE OS LEVEM A INTERESSAR-SE PELA LEITURA E A ESCRITA E, COM ISSO, SER CAPAZ DE RESSIGNIFICÁ-LA AO SEU MODO, O QUE FACILITARÁ A APRENDIZAGEM PRAZEROSA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.