PESQUISAS APONTAM QUE AS METODOLOGIAS ATIVAS VEM SENDO CADA VEZ MAIS UTILIZADAS PARA QUE HAJA ÊXITO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. O ENSINO DA GEOGRAFIA NÃO DESTOA DESSA REALIDADE: NOS MAIS VARIADOS CONTEÚDOS INSERIDOS NO CURRÍCULO DESTA DISCIPLINA, O USO DESSAS METODOLOGIAS PODE SER O FIEL DA BALANÇA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. DIANTE DISSO, O OBJETIVO DESTA PESQUISA CONSISTE EM ANALISAR OS PROCESSOS DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA GEOGRAFIA NA MODALIDADE DO EJA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA. EMBASADA TEORICAMENTE EM AUTORES COMO SANTANA, 2015; BARELL, 2007, 2010; BARON, 2010; GRANT, 2002 E MORAN, 2004, ESTA PESQUISA TEM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, EM QUE FOI UTILIZADO UM ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO ATRAVÉS DE UMA ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA, REALIZADA COM TRÊS DOCENTES DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA DA MODALIDADE DA EJA, EM TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS, LOCALIZADAS NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA – PARAÍBA. COM BASE NOS DADOS OBTIDOS FOI FEITA UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO SOBRE A OPINIÃO E A CAPACITAÇÃO DESTES DOCENTES EM RELAÇÃO ÀS METODOLOGIAS ATIVAS, BEM COMO A UTILIZAÇÃO (OU NÃO) DESTE TIPO DE RECURSO POR PARTE DELES, E A RELAÇÃO DIRETA DESTE COM AS POLÍTICAS DE GESTÃO ESCOLAR E DE CAPACITAÇÃO SOBRE A TEMÁTICA AQUI ABORDADA. OS RESULTADOS ENCONTRADOS EVIDENCIAM QUE HÁ, AINDA QUE DE FORMA SUPERFICIAL, UM ENTENDIMENTO QUE É NECESSÁRIO A UTILIZAÇÃO DESSAS METODOLOGIAS NA EJA, NO ENTANTO, A SUA PRÁTICA, NO ENSINO DA GEOGRAFIA, REQUER UMA MAIOR CAPACITAÇÃO E INTERAÇÃO DOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA.