Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA DA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Palavra-chaves: EJA, METODOLOGIAS ATIVAS, FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DA GEOGRAFIA Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1638
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58853
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1263
    "inscrito_id" => 8416
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA DA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "resumo" => "PESQUISAS APONTAM QUE AS METODOLOGIAS ATIVAS VEM SENDO CADA VEZ MAIS UTILIZADAS PARA QUE HAJA ÊXITO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. O ENSINO DA GEOGRAFIA NÃO DESTOA DESSA REALIDADE: NOS MAIS VARIADOS CONTEÚDOS INSERIDOS NO CURRÍCULO DESTA DISCIPLINA, O USO DESSAS METODOLOGIAS PODE SER O FIEL DA BALANÇA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. DIANTE DISSO, O OBJETIVO DESTA PESQUISA CONSISTE EM ANALISAR OS PROCESSOS DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA GEOGRAFIA NA MODALIDADE DO EJA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA. EMBASADA TEORICAMENTE EM AUTORES COMO SANTANA, 2015; BARELL, 2007, 2010; BARON, 2010; GRANT, 2002 E MORAN, 2004, ESTA PESQUISA TEM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, EM QUE FOI UTILIZADO UM ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO ATRAVÉS DE UMA ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA, REALIZADA COM TRÊS DOCENTES DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA DA MODALIDADE DA EJA, EM TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS, LOCALIZADAS NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA – PARAÍBA. COM BASE NOS DADOS OBTIDOS FOI FEITA UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO SOBRE A OPINIÃO E A CAPACITAÇÃO DESTES DOCENTES EM RELAÇÃO ÀS METODOLOGIAS ATIVAS, BEM COMO A UTILIZAÇÃO (OU NÃO) DESTE TIPO DE RECURSO POR PARTE DELES, E A RELAÇÃO DIRETA DESTE COM AS POLÍTICAS DE GESTÃO ESCOLAR E DE CAPACITAÇÃO SOBRE A TEMÁTICA AQUI ABORDADA. OS RESULTADOS ENCONTRADOS EVIDENCIAM QUE HÁ, AINDA QUE DE FORMA SUPERFICIAL, UM ENTENDIMENTO QUE É NECESSÁRIO A UTILIZAÇÃO DESSAS METODOLOGIAS NA EJA, NO ENTANTO, A SUA PRÁTICA, NO ENSINO DA GEOGRAFIA, REQUER UMA MAIOR CAPACITAÇÃO E INTERAÇÃO DOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => "EJA, METODOLOGIAS ATIVAS, FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DA GEOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA12_ID8416_12082019202231.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE DE SOUSA MOURA"
    "autor_nome_curto" => "ALINE SOUSA"
    "autor_email" => "aline.sousa0511@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58853
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1263
    "inscrito_id" => 8416
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA DA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "resumo" => "PESQUISAS APONTAM QUE AS METODOLOGIAS ATIVAS VEM SENDO CADA VEZ MAIS UTILIZADAS PARA QUE HAJA ÊXITO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. O ENSINO DA GEOGRAFIA NÃO DESTOA DESSA REALIDADE: NOS MAIS VARIADOS CONTEÚDOS INSERIDOS NO CURRÍCULO DESTA DISCIPLINA, O USO DESSAS METODOLOGIAS PODE SER O FIEL DA BALANÇA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. DIANTE DISSO, O OBJETIVO DESTA PESQUISA CONSISTE EM ANALISAR OS PROCESSOS DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA GEOGRAFIA NA MODALIDADE DO EJA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA. EMBASADA TEORICAMENTE EM AUTORES COMO SANTANA, 2015; BARELL, 2007, 2010; BARON, 2010; GRANT, 2002 E MORAN, 2004, ESTA PESQUISA TEM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, EM QUE FOI UTILIZADO UM ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO ATRAVÉS DE UMA ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA, REALIZADA COM TRÊS DOCENTES DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA DA MODALIDADE DA EJA, EM TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS, LOCALIZADAS NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA – PARAÍBA. COM BASE NOS DADOS OBTIDOS FOI FEITA UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO SOBRE A OPINIÃO E A CAPACITAÇÃO DESTES DOCENTES EM RELAÇÃO ÀS METODOLOGIAS ATIVAS, BEM COMO A UTILIZAÇÃO (OU NÃO) DESTE TIPO DE RECURSO POR PARTE DELES, E A RELAÇÃO DIRETA DESTE COM AS POLÍTICAS DE GESTÃO ESCOLAR E DE CAPACITAÇÃO SOBRE A TEMÁTICA AQUI ABORDADA. OS RESULTADOS ENCONTRADOS EVIDENCIAM QUE HÁ, AINDA QUE DE FORMA SUPERFICIAL, UM ENTENDIMENTO QUE É NECESSÁRIO A UTILIZAÇÃO DESSAS METODOLOGIAS NA EJA, NO ENTANTO, A SUA PRÁTICA, NO ENSINO DA GEOGRAFIA, REQUER UMA MAIOR CAPACITAÇÃO E INTERAÇÃO DOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => "EJA, METODOLOGIAS ATIVAS, FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DA GEOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA12_ID8416_12082019202231.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE DE SOUSA MOURA"
    "autor_nome_curto" => "ALINE SOUSA"
    "autor_email" => "aline.sousa0511@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

PESQUISAS APONTAM QUE AS METODOLOGIAS ATIVAS VEM SENDO CADA VEZ MAIS UTILIZADAS PARA QUE HAJA ÊXITO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. O ENSINO DA GEOGRAFIA NÃO DESTOA DESSA REALIDADE: NOS MAIS VARIADOS CONTEÚDOS INSERIDOS NO CURRÍCULO DESTA DISCIPLINA, O USO DESSAS METODOLOGIAS PODE SER O FIEL DA BALANÇA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. DIANTE DISSO, O OBJETIVO DESTA PESQUISA CONSISTE EM ANALISAR OS PROCESSOS DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA GEOGRAFIA NA MODALIDADE DO EJA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA. EMBASADA TEORICAMENTE EM AUTORES COMO SANTANA, 2015; BARELL, 2007, 2010; BARON, 2010; GRANT, 2002 E MORAN, 2004, ESTA PESQUISA TEM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, EM QUE FOI UTILIZADO UM ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO ATRAVÉS DE UMA ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA, REALIZADA COM TRÊS DOCENTES DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA DA MODALIDADE DA EJA, EM TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS, LOCALIZADAS NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA – PARAÍBA. COM BASE NOS DADOS OBTIDOS FOI FEITA UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO SOBRE A OPINIÃO E A CAPACITAÇÃO DESTES DOCENTES EM RELAÇÃO ÀS METODOLOGIAS ATIVAS, BEM COMO A UTILIZAÇÃO (OU NÃO) DESTE TIPO DE RECURSO POR PARTE DELES, E A RELAÇÃO DIRETA DESTE COM AS POLÍTICAS DE GESTÃO ESCOLAR E DE CAPACITAÇÃO SOBRE A TEMÁTICA AQUI ABORDADA. OS RESULTADOS ENCONTRADOS EVIDENCIAM QUE HÁ, AINDA QUE DE FORMA SUPERFICIAL, UM ENTENDIMENTO QUE É NECESSÁRIO A UTILIZAÇÃO DESSAS METODOLOGIAS NA EJA, NO ENTANTO, A SUA PRÁTICA, NO ENSINO DA GEOGRAFIA, REQUER UMA MAIOR CAPACITAÇÃO E INTERAÇÃO DOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.