A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM É UMA ÁREA IMPRESCINDÍVEL DO PROCESSO EDUCATIVO, POIS ATRAVÉS DA MESMA É POSSÍVEL IDENTIFICAR O NÍVEL DE APRENDIZAGEM EM QUE OS ALUNOS SE ENCONTRAM. PORÉM, NA PRÁTICA, CONTINUA SENDO UM DOS ENTRAVES DA DOCÊNCIA – DO PONTO DE VISTA DA SUA PROFISSIONALIDADE E, PARA OS DISCENTES – COMO UM DOS MAIORES PREJUDICADOS NESTE PROCESSO PELA FALTA DE CRITÉRIOS FORMATIVOS AO AVALIA-LOS. NESTA PERSPECTIVA, ESTE ESTUDO SE PROPÔS A INVESTIGAR QUAIS AS CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR DE DOCENTES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PICOS, ESTADO DO PIAUÍ E, TEVE COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: IDENTIFICAR OS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS MAIS UTILIZADOS EM SALA DE AULA; PERCEBER NOS PROFESSORES (AS) AS PRINCIPAIS DIFICULDADES QUANDO ESTÃO AVALIANDO A APRENDIZAGEM DOS SEUS ALUNOS E, POR FIM, INVESTIGAR QUAIS AS MAIORES INQUIETAÇÕES APRESENTADAS PELOS DOCENTES DIANTE DO ATO AVALIATIVO. A PESQUISA, DE CARÁTER DESCRITIVA-QUALITATIVA, TEVE COMO COLETA DE DADOS TRÊS INSTITUIÇÕES DE ENSINO. OS SUJEITOS PARTICIPANTES FORAM DOCENTES DO 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. A PESQUISA ESTÁ BASEADA EM AUTORES COMO, CIPRIANO CARLOS LUCKESI (2006), JUSSARA HOFFMANN (2005), CELSO VASCONCELLOS (2003, 2006), DENTRE OUTROS, QUE DÃO À MESMA UM TEOR DE CIENTIFICIDADE, ESSENCIAL PARA A LEGITIMIDADE DO PROCESSO INVESTIGATIVO. PESQUISAR SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR, SUAS CONCEPÇÕES, MÉTODOS TORNA-SE ALGO ESSENCIAL PARA A CORREÇÃO DE ALGUMAS PRÁTICAS UTILIZADAS QUE NÃO VÊM CORRESPONDENDO ÀS EXPECTATIVAS DOS QUE DEFENDEM UMA EDUCAÇÃO JUSTA E IGUALITÁRIA.