ESTE TRABALHO É RESULTADO DE UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DO PROGRAMA DO GOVERNO FEDERAL RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, SUB PROJETO PEDAGOGIA DA UFPB. O PROGRAMA FOI LANÇADO PELO EDITAL CAPES NO 6º /2018 COM O OBJETIVO DE COLABORAR COM O APERFEIÇOAMENTO DA FORMAÇÃO DOS DISCENTES DE CURSOS DE LICENCIATURA, ATRAVÉS DE PROJETOS QUE VIABILIZEM AO LICENCIANDO EXERCITAR ATIVAMENTE A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA PROFISSIONAL DOCENTE; PROPICIAR TAMBÉM A REFORMULAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE LICENCIATURA, ATRAVÉS DAS EXPERIÊNCIAS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. O FORTALECIMENTO DA RELAÇÃO ENTRE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR E A ESCOLA. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI INVESTIGAR O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO A PARTIR DAS TRÊS ETAPAS: A) FORMAÇÃO, B) AMBIENTAÇÃO NAS ESCOLAS E C) A INTERVENÇÃO E VERIFICAR QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES DESSE PROJETO PARA A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UFPB - CAMPUS IV. PARA ANCORAGEM TEÓRICA, DIALOGAMOS COM AUTORES DO CAMPO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES (NÓVOA, 1995; GATTI, 2010) E OS DISPOSITIVOS LEGAIS QUE ORIENTAM A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NO BRASIL. POR MEIO DA PESQUISA QUALITATIVA DE CUNHO EXPLORATÓRIA E DESCRITIVA, APRESENTAMOS OS RESULTADOS DA PESQUISA QUE REVELA A CONTRIBUIÇÃO DESSE PROJETO PARA OS CURSOS DE LICENCIATURAS, EM ESPECÍFICO DE PEDAGOGIA NO CAMPUS IV-UFPB, A PREOCUPAÇÃO DE CONSOLIDAR A FORMAÇÃO DOCENTE COM MAIOR VÍNCULO ENTRE TEORIA E PRÁTICA E OPORTUNIZA OS RESIDENTES A MANTER-SE POR MAIS TEMPO EM SEU CAMPO DE ATUAÇÃO COMO FUTUROS PROFESSORES PARA REFLEXÕES DIANTE DA AÇÃO DOCENTE.