Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SERPENTES NO CONTEXTO ESCOLAR: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, HERPETOLOGIA, , ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ESTÁGIO SUPERVISIONADO Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62611
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3936
    "inscrito_id" => 3293
    "titulo" => "SERPENTES NO CONTEXTO ESCOLAR: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "AS SERPENTES ESTÃO ENTRE OS ANIMAIS QUE MAIS SÃO CERCADOS DE MITOS, CRENÇAS, SUPERSTIÇÕES E PRECONCEITO. ESTES FATORES CORROBORAM PARA ATITUDES ERRÔNEAS COMO O ABATE INDISCRIMINADO DO ANIMAL, DEVIDO A CULTURA POPULAR OU A FALTA DE CONHECIMENTO. PORTANTO, A PESQUISA BUSCOU AVALIAR O CONHECIMENTO E ATITUDES DOS ESTUDANTES DA 1ª SÉRIE DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO SOBRE AS SERPENTES. O TRABALHO APRESENTOU ABORDAGEM QUALITATIVA, DE CUNHO DESCRITIVO E COMO PROCEDIMENTO TÉCNICO O ESTUDO DE CASO E PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA, FOI ADOTADO UM FORMULÁRIO ELABORADO MEDIANTE O CONTEXTO DO ASSUNTO DE SERPENTES, ONDE AS RESPOSTAS FORAM CATEGORIZADAS. O MESMO FOI APLICADO EM DUAS SALAS DA 1ª SÉRIE DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO, NA CIDADE DE LIMOEIRO DO NORTE, CEARÁ, NO PERÍODO DE AGOSTO À NOVEMBRO DE 2018. OS RESULTADOS EM RELAÇÃO AS ATITUDES DOS ESTUDANTES COM AS SERPENTES FORAM DISTRIBUÍDOS EM SEIS CATEGORIAS, SENDO A MAIS FREQUENTE “MANTER A DISTÂNCIA” DO ANIMAL. A CATEGORIA “MORTE” FOI UMA DAS MENOS CITADAS, MOSTRANDO-SE O RESULTADO SURPREENDENTE EM RELAÇÃO AOS OUTROS ESTUDOS ENCONTRADOS NA LITERATURA QUE APARECEM ESTA ATITUDE COMO A MAIS CITADA. EM RELAÇÃO AOS CONHECIMENTOS DOS ESTUDANTES SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS SERPENTES, A MINORIA ELENCARAM VÁRIAS, EM QUE FORAM CITADAS RELEVÂNCIA ECOLÓGICA, FARMACÊUTICA E ECONÔMICA. ENTRETANTO, A GRANDE MAIORIA DOS ESTUDANTES NÃO SABEM OU DIZEM QUE AS SERPENTES NÃO SÃO IMPORTANTES PARA O MEIO AMBIENTE. DESSE MODO, TORNA-SE NECESSÁRIO TRABALHAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE FORMA QUE DISSEMINE O CONHECIMENTO SOBRE INTERESSE MÉDICO E ECOLÓGICO DESSES ANIMAIS PARA A NATUREZA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, HERPETOLOGIA,, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA14_ID3293_25092019184845.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA LUANA DA SILVA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "LUANA SOUSA"
    "autor_email" => "luanna.sousa100@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62611
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3936
    "inscrito_id" => 3293
    "titulo" => "SERPENTES NO CONTEXTO ESCOLAR: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "AS SERPENTES ESTÃO ENTRE OS ANIMAIS QUE MAIS SÃO CERCADOS DE MITOS, CRENÇAS, SUPERSTIÇÕES E PRECONCEITO. ESTES FATORES CORROBORAM PARA ATITUDES ERRÔNEAS COMO O ABATE INDISCRIMINADO DO ANIMAL, DEVIDO A CULTURA POPULAR OU A FALTA DE CONHECIMENTO. PORTANTO, A PESQUISA BUSCOU AVALIAR O CONHECIMENTO E ATITUDES DOS ESTUDANTES DA 1ª SÉRIE DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO SOBRE AS SERPENTES. O TRABALHO APRESENTOU ABORDAGEM QUALITATIVA, DE CUNHO DESCRITIVO E COMO PROCEDIMENTO TÉCNICO O ESTUDO DE CASO E PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA, FOI ADOTADO UM FORMULÁRIO ELABORADO MEDIANTE O CONTEXTO DO ASSUNTO DE SERPENTES, ONDE AS RESPOSTAS FORAM CATEGORIZADAS. O MESMO FOI APLICADO EM DUAS SALAS DA 1ª SÉRIE DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO, NA CIDADE DE LIMOEIRO DO NORTE, CEARÁ, NO PERÍODO DE AGOSTO À NOVEMBRO DE 2018. OS RESULTADOS EM RELAÇÃO AS ATITUDES DOS ESTUDANTES COM AS SERPENTES FORAM DISTRIBUÍDOS EM SEIS CATEGORIAS, SENDO A MAIS FREQUENTE “MANTER A DISTÂNCIA” DO ANIMAL. A CATEGORIA “MORTE” FOI UMA DAS MENOS CITADAS, MOSTRANDO-SE O RESULTADO SURPREENDENTE EM RELAÇÃO AOS OUTROS ESTUDOS ENCONTRADOS NA LITERATURA QUE APARECEM ESTA ATITUDE COMO A MAIS CITADA. EM RELAÇÃO AOS CONHECIMENTOS DOS ESTUDANTES SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS SERPENTES, A MINORIA ELENCARAM VÁRIAS, EM QUE FORAM CITADAS RELEVÂNCIA ECOLÓGICA, FARMACÊUTICA E ECONÔMICA. ENTRETANTO, A GRANDE MAIORIA DOS ESTUDANTES NÃO SABEM OU DIZEM QUE AS SERPENTES NÃO SÃO IMPORTANTES PARA O MEIO AMBIENTE. DESSE MODO, TORNA-SE NECESSÁRIO TRABALHAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE FORMA QUE DISSEMINE O CONHECIMENTO SOBRE INTERESSE MÉDICO E ECOLÓGICO DESSES ANIMAIS PARA A NATUREZA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, HERPETOLOGIA,, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA14_ID3293_25092019184845.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA LUANA DA SILVA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "LUANA SOUSA"
    "autor_email" => "luanna.sousa100@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

AS SERPENTES ESTÃO ENTRE OS ANIMAIS QUE MAIS SÃO CERCADOS DE MITOS, CRENÇAS, SUPERSTIÇÕES E PRECONCEITO. ESTES FATORES CORROBORAM PARA ATITUDES ERRÔNEAS COMO O ABATE INDISCRIMINADO DO ANIMAL, DEVIDO A CULTURA POPULAR OU A FALTA DE CONHECIMENTO. PORTANTO, A PESQUISA BUSCOU AVALIAR O CONHECIMENTO E ATITUDES DOS ESTUDANTES DA 1ª SÉRIE DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO SOBRE AS SERPENTES. O TRABALHO APRESENTOU ABORDAGEM QUALITATIVA, DE CUNHO DESCRITIVO E COMO PROCEDIMENTO TÉCNICO O ESTUDO DE CASO E PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA, FOI ADOTADO UM FORMULÁRIO ELABORADO MEDIANTE O CONTEXTO DO ASSUNTO DE SERPENTES, ONDE AS RESPOSTAS FORAM CATEGORIZADAS. O MESMO FOI APLICADO EM DUAS SALAS DA 1ª SÉRIE DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO, NA CIDADE DE LIMOEIRO DO NORTE, CEARÁ, NO PERÍODO DE AGOSTO À NOVEMBRO DE 2018. OS RESULTADOS EM RELAÇÃO AS ATITUDES DOS ESTUDANTES COM AS SERPENTES FORAM DISTRIBUÍDOS EM SEIS CATEGORIAS, SENDO A MAIS FREQUENTE “MANTER A DISTÂNCIA” DO ANIMAL. A CATEGORIA “MORTE” FOI UMA DAS MENOS CITADAS, MOSTRANDO-SE O RESULTADO SURPREENDENTE EM RELAÇÃO AOS OUTROS ESTUDOS ENCONTRADOS NA LITERATURA QUE APARECEM ESTA ATITUDE COMO A MAIS CITADA. EM RELAÇÃO AOS CONHECIMENTOS DOS ESTUDANTES SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS SERPENTES, A MINORIA ELENCARAM VÁRIAS, EM QUE FORAM CITADAS RELEVÂNCIA ECOLÓGICA, FARMACÊUTICA E ECONÔMICA. ENTRETANTO, A GRANDE MAIORIA DOS ESTUDANTES NÃO SABEM OU DIZEM QUE AS SERPENTES NÃO SÃO IMPORTANTES PARA O MEIO AMBIENTE. DESSE MODO, TORNA-SE NECESSÁRIO TRABALHAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE FORMA QUE DISSEMINE O CONHECIMENTO SOBRE INTERESSE MÉDICO E ECOLÓGICO DESSES ANIMAIS PARA A NATUREZA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.