Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A OLIMPÍADA NORTE-NORDESTE DE QUÍMICA E SEUS IMPACTOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES EM FORTALEZA (CE)

Palavra-chaves: OLIMPÍADAS DE QUÍMICA, ENSINO DE QUÍMICA, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

Neste trabalho, que possui natureza bibliogrÁfica, foi feita uma revisÃo de literatura para discutir a importÂncia das olimpÍadas de QuÍmica como metodologia pedagÓgica e o perfil das escolas que pontuam nas OlimpÍadas Norte-Nordeste de QuÍmica, contribuindo, assim, nos processos de ensino e aprendizagem dentro das escolas de ensino mÉdio, bem como no incentivo aos estudantes para que eles possam vir a contribuir de forma isonÔmica para o desenvolvimento da ciÊncia e tecnologia no paÍs. Foram coletados os dados referentes Às premiaÇÕes nas ediÇÕes que vÃo de 2007 a 2018 e eles mostram claramente a ausÊncia completa das escolas estaduais e das escolas tÉcnicas federais dentro do rol de premiaÇÕes. Este trabalho tem como marcos teÓricos a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e a teoria da motivaÇÃo de Frederick Herzberg, que representa o seu marco fundamental, a partir do qual se propÕe o uso desses recursos conceituais para resgatar o interesse e o engajamento dos alunos de escolas pÚblicas nas olimpÍadas de QuÍmica. A quase inexistÊncia de material teÓrico acerca desse tema na internet e no mercado bibliogrÁfico brasileiro tem servido como motivaÇÃo para esta pesquisa e para outros estudos pioneiros desta Área.

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