Neste trabalho, que possui natureza bibliogrÁfica, foi feita uma revisÃo de literatura para discutir a importÂncia das olimpÍadas de QuÍmica como metodologia pedagÓgica e o perfil das escolas que pontuam nas OlimpÍadas Norte-Nordeste de QuÍmica, contribuindo, assim, nos processos de ensino e aprendizagem dentro das escolas de ensino mÉdio, bem como no incentivo aos estudantes para que eles possam vir a contribuir de forma isonÔmica para o desenvolvimento da ciÊncia e tecnologia no paÍs. Foram coletados os dados referentes Às premiaÇÕes nas ediÇÕes que vÃo de 2007 a 2018 e eles mostram claramente a ausÊncia completa das escolas estaduais e das escolas tÉcnicas federais dentro do rol de premiaÇÕes. Este trabalho tem como marcos teÓricos a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e a teoria da motivaÇÃo de Frederick Herzberg, que representa o seu marco fundamental, a partir do qual se propÕe o uso desses recursos conceituais para resgatar o interesse e o engajamento dos alunos de escolas pÚblicas nas olimpÍadas de QuÍmica. A quase inexistÊncia de material teÓrico acerca desse tema na internet e no mercado bibliogrÁfico brasileiro tem servido como motivaÇÃo para esta pesquisa e para outros estudos pioneiros desta Área.