ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DEBATER UM IMPORTANTE ASSUNTO QUE É SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE LITERATURA E TEM COMO FOCO DISCUSSÕES RESULTANTES DE LEITURAS PARA A CONSTRUÇÃO DE NOSSAS DISSERTAÇÕES DE MESTRADO (PROFLETRAS). REALIZAREMOS UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DO ESTADO DA ARTE EM RELAÇÃO ÀS CONCEPÇÕES DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA VOLTADAS À PRODUÇÃO DE GÊNERO TEXTUAL, A SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA (COM FOCO EM UMA TEMÁTICA) E A SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO. PARA TANTO, UTILIZAREMOS OS PRESSUPOSTOS CRÍTICO-TEÓRICOS DE AUTORES RENOMADOS, TAIS COMO: COLOMER (2007), COSSON (2016), OLIVEIRA (2013), (2011), ROUXEL (2013) E SCHNEUWLY E DOLZ (2004). DAREMOS ENFOQUE, PRIMEIRAMENTE, A CADA UMA DESSAS SEQUÊNCIAS APRESENTANDO CONCEITOS E, EM SEGUIDA, ESPECIFICANDO CADA ETAPA PARA SUA REALIZAÇÃO E DESTACAREMOS A OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO PROGRAMA QUE AS TEM COMO PROPOSTA DE TRABALHO. COM ISTO, OBJETIVAMOS OFERECER AOS PROFESSORES DISCUSSÕES QUE POSSAM SER ÚTEIS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NO QUE DIZ RESPEITO AO TRABALHO COM A ESCRITA E LEITURA LITERÁRIA ENVOLVENDO SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS E PLANEJAMENTO, CONSIDERANDO O IMPORTANTE PAPEL DOS ATORES ENVOLVIDOS NO PROCESSO.