O PRESENTE ESTUDO INVESTIGA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA EM JUAZEIRO DO NORTE, BRASIL. BUSCOU-SE COMPREENDER MELHOR METODOLOGIAS DE ENSINO DE SOCIOLOGIA QUE FACILITEM, PRIORIZEM OU COLABOREM PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. NESSE PRIMEIRO MOMENTO DE PESQUISA, REFLETE-SE ACERCA DA REALIZAÇÃO DO MÉTODO DE AULA DENOMINADO “RODA DE CONVERSA SOCIOLÓGICA”, QUE COMPREENDE EM GERAR UM AMBIENTE MAIS DIALÓGICO NA TURMA SEM DEIXAR DE BALIZAR QUESTÕES IMPORTANTES DO CONHECIMENTO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A PESQUISA-AÇÃO, QUE CONSISTE EM PRODUZIR CONHECIMENTO PARA UM USO MAIS EFETIVO, PROMOVENDO AUTORREFLEXÃO E TRANSFORMAÇÃO ACERCA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NA ESCOLA. A RODA DE CONVERSA DESENVOLVIDA COMO METODOLOGIA DE AULA DIFERENCIADA DE SOCIOLOGIA MOSTROU SER UM LÓCUS PRIVILEGIADO DE ESCUTA, DIÁLOGO E ATENÇÃO AMPLA AOS CONTEÚDOS DISCUTIDOS: A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES SE DEU DE FORMA MAIS EFETIVA DO QUE NA AULA TRADICIONAL, ESPECIALMENTE NO QUE TANGE O DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTAÇÃO E DO QUESTIONAMENTO, PROPICIANDO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.