Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SEMÂNTICA EM “NOÇÕES DE GRAMMATICA”, DE MENEZES VIEIRA (1897), EM UMA ABORDAGEM HISTORIOGRÁFICA

Palavra-chaves: HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA, LÍNGUA PORTUGUESA, SEMÂNTICA Comunicação Oral (CO) GT 03 - História da Educação
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO PROCURA REFLETIR SOBRE O PROCESSO DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA, EM ESPECIAL O ENSINO DA SEMÂNTICA, NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX. PARA TANTO, TOMAMOS COMO CORPUS A OBRA “NOÇÕES DE GRAMMATICA”, DE MENEZES VIEIRA (1897), COM EMBASAMENTO TEÓRICO NA HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA, CONFORME OS TRÊS PRINCÍPIOS BÁSICOS DE KÖERNER (1996): A CONTEXTUALIZAÇÃO, IMANÊNCIA E ADEQUAÇÃO. ASSIM SENDO, PARA A ADEQUAÇÃO, UTILIZAREMOS A “GRAMÁTICA ESCOLAR DA LÍNGUA PORTUGUESA”, DE EVANILDO BECHARA (2010), E, PARA A ANÁLISE, SERÃO PRIVILEGIADOS TRÊS ASPECTOS: A INTRODUÇÃO, A ORGANIZAÇÃO E A SEMÂNTICA, A FIM DE CONTRIBUIR PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL, PARTICULARMENTE, EM IMPERATRIZ/MA.

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