O ESTUDO SE PROPÕE A FAZER REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E DESENVOLVIMENTO DOCENTE DAS ESCOLAS TÉCNICAS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO BRASIL, REVELANDO A CONTRIBUIÇÃO ORIGINAL DO ESTUDO NO CAMPO CIENTÍFICO. NESTE SENTIDO, ESTA PRODUÇÃO FOI COMPOSTA TENDO POR ESCOPO A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E DESENVOLVIMENTO DOCENTE E CONTRIBUI PARA A DESCOBERTA E/OU REDEFINIÇÃO DOS CAMINHOS DA PESQUISA. A PESQUISA, DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO, TEVE COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA, OS ESCRITOS DE, NÓBREGA-THERRIEN E THERRIEN (2010) E PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES. AS PESQUISAS REALIZADAS DEIXARAM DE EVIDENCIAR A ESPECIFICIDADE DO OBJETO PERQUIRIDO, SENDO QUE NO MAPEAMENTO, ESCOLHEMOS DESCRITORES QUE PUDESSEM APRESENTAR AS CATEGORIAS INICIAIS DE PESQUISA. SENDO ASSIM, RECONHECEMOS A RELEVÂNCIA DO MÉTODO ESCOLHIDO, PELO FATO DE AUXILIAR NO PLANEJAMENTO DAS INVESTIGAÇÕES SENDO SINALIZADORES DOS ASPECTOS DE INEDITISMO E ORIGINALIDADE NECESSÁRIOS ÀS PESQUISAS NAS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. OS RESULTADOS PERMITIRAM LANÇAR UM OLHAR PARA UM DETERMINADO CONJUNTO DE TRABALHOS QUE FOCAM A TEMÁTICA POR NOS INVESTIGADA EVIDENCIANDO CARACTERÍSTICAS QUE O TRABALHO DOCENTE EM SAÚDE ADQUIRE, REVELANDO A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR QUE ENSINA NESTAS ESCOLAS PARA COMPREENDER A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL DE MEDIADOR DE APRENDIZAGENS.