A FALTA DE UMA LEITURA EFICIENTE TRAZ DIVERSOS PREJUÍZOS PARA O EDUCANDO COMO A MÁ INTERPRETAÇÃO E A FALTA DE COMPREENSÃO, DIFICULTANDO A VIDA ESCOLAR DO ESTUDANTE, INDEPENDENTE DA DISCIPLINA ESTUDADA EM SALA DE AULA. SENDO ASSIM, ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE INTERPRETAÇÃO DA LEITURA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA ISTO, A METODOLOGIA ADOTADA FOI A PESQUISA QUALITATIVA, POR MEIO DE ESTUDO DE CASO E APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO AOS DOCENTES QUE LECIONAM NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL JESUS DE NAZARÉ, MUNICÍPIO DE MUCAJAÍ-RORAIMA. VERIFICOU-SE O QUANTO É IMPORTANTE O INCENTIVO E PRÁTICA DE INTERPRETAÇÃO DA LEITURA EM SALA DE AULA, SEJA DE TEXTOS OU QUESTÕES, INDEPENDENTEMENTE DA DISCIPLINA QUE SE LECIONA, POIS NÃO SE PODE DEIXAR ESTA TAREFA APENAS PARA O PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA.