Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DO TANGRAM COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Palavra-chaves: TANGRAM, GEOMETRIA, DOCENTE, MATEMÁTICA Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58891
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3511
    "inscrito_id" => 4002
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO TANGRAM COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "OS DOCENTES QUE ATUAM NA ÁREA DO ENSINO DA MATEMÁTICA, EM MAIORIA, UTILIZAM EM AULA APENAS AS FERRAMENTAS TRADICIONAIS DE ENSINO, POR EXEMPLO: QUADRO, LIVRO DIDÁTICO, SLIDES. ESSAS FERRAMENTAS, EMBORA EFICAZ, SÃO LIMITADAS PARA A CONSTRUÇÃO TOTAL DO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA, POIS OS DISCENTES NÃO CONSEGUEM ASSOCIAR O QUE É APRENDIDO AO SEU COTIDIANO, ALÉM DAS AULAS SE TORNAREM REPETITIVAS E NADA ATRATIVAS. ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO TANGRAM, QUE CONSISTE EM UM JOGO MATEMÁTICO QUE PODE AUXILIAR BASTANTE NA EXPOSIÇÃO PRÁTICA DOS CONTEÚDOS DA GEOMETRIA PLANA. TRAZENDO UMA ALTERNATIVA LÚDICA E ATRATIVA DE ENSINAR OS CONTEÚDOS DESSA ÁREA DA MATEMÁTICA. ESSA PESQUISA FOI DESENVOLVIDA A PARTIR DA OBSERVAÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA OFICINA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, CAMPUS DO AGRESTE, CARUARU – PE. OFICINA ESTA DESTINADA A ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, QUE PARTICIPAVAM DE UM EVENTO PROMOVIDO PELA UNIVERSIDADE. COM A APLICAÇÃO DA OFICINA, VERIFICOU-SE A EFICÁCIA DA UTILIZAÇÃO DO TANGRAM COMO MATERIAL DIDÁTICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA, PROPORCIONANDO AOS ALUNOS UMA MELHOR COMPREENSÃO A RESPEITO DAS FÓRMULAS DO CÁLCULO DE ALGUMAS ÁREAS DE FIGURAS PLANAS, COMO TAMBÉM INSTIGOU OS ALUNOS A CONSTRUÍREM O PRÓPRIO CONHECIMENTO, TORNANDO O ESTUDO PRAZEROSO E DIVERSIFICADO. ESPERAMOS QUE ESTE TRABALHO SIRVA COMO INSPIRAÇÃO PARA PROFESSORES UTILIZAREM MAIS JOGOS E OUTRAS FERRAMENTAS DIDÁTICAS DURANTE SUAS AULAS DE MATEMÁTICA, PARA ASSIM FORNECER UM ENSINO LÚDICO E UM DESENVOLVIMENTO PRÁTICO DE SEUS ALUNOS, TORNANDO A MATEMÁTICA MAIS ATRATIVA PARA OS ESTUDANTES."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "TANGRAM, GEOMETRIA, DOCENTE, MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA13_ID4002_22092019171812.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIO MIGUEL SOUZA MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "FABIO MIGUEL"
    "autor_email" => "fabiomiguel.fb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58891
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3511
    "inscrito_id" => 4002
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO TANGRAM COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "OS DOCENTES QUE ATUAM NA ÁREA DO ENSINO DA MATEMÁTICA, EM MAIORIA, UTILIZAM EM AULA APENAS AS FERRAMENTAS TRADICIONAIS DE ENSINO, POR EXEMPLO: QUADRO, LIVRO DIDÁTICO, SLIDES. ESSAS FERRAMENTAS, EMBORA EFICAZ, SÃO LIMITADAS PARA A CONSTRUÇÃO TOTAL DO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA, POIS OS DISCENTES NÃO CONSEGUEM ASSOCIAR O QUE É APRENDIDO AO SEU COTIDIANO, ALÉM DAS AULAS SE TORNAREM REPETITIVAS E NADA ATRATIVAS. ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO TANGRAM, QUE CONSISTE EM UM JOGO MATEMÁTICO QUE PODE AUXILIAR BASTANTE NA EXPOSIÇÃO PRÁTICA DOS CONTEÚDOS DA GEOMETRIA PLANA. TRAZENDO UMA ALTERNATIVA LÚDICA E ATRATIVA DE ENSINAR OS CONTEÚDOS DESSA ÁREA DA MATEMÁTICA. ESSA PESQUISA FOI DESENVOLVIDA A PARTIR DA OBSERVAÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA OFICINA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, CAMPUS DO AGRESTE, CARUARU – PE. OFICINA ESTA DESTINADA A ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, QUE PARTICIPAVAM DE UM EVENTO PROMOVIDO PELA UNIVERSIDADE. COM A APLICAÇÃO DA OFICINA, VERIFICOU-SE A EFICÁCIA DA UTILIZAÇÃO DO TANGRAM COMO MATERIAL DIDÁTICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA, PROPORCIONANDO AOS ALUNOS UMA MELHOR COMPREENSÃO A RESPEITO DAS FÓRMULAS DO CÁLCULO DE ALGUMAS ÁREAS DE FIGURAS PLANAS, COMO TAMBÉM INSTIGOU OS ALUNOS A CONSTRUÍREM O PRÓPRIO CONHECIMENTO, TORNANDO O ESTUDO PRAZEROSO E DIVERSIFICADO. ESPERAMOS QUE ESTE TRABALHO SIRVA COMO INSPIRAÇÃO PARA PROFESSORES UTILIZAREM MAIS JOGOS E OUTRAS FERRAMENTAS DIDÁTICAS DURANTE SUAS AULAS DE MATEMÁTICA, PARA ASSIM FORNECER UM ENSINO LÚDICO E UM DESENVOLVIMENTO PRÁTICO DE SEUS ALUNOS, TORNANDO A MATEMÁTICA MAIS ATRATIVA PARA OS ESTUDANTES."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "TANGRAM, GEOMETRIA, DOCENTE, MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA13_ID4002_22092019171812.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIO MIGUEL SOUZA MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "FABIO MIGUEL"
    "autor_email" => "fabiomiguel.fb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

OS DOCENTES QUE ATUAM NA ÁREA DO ENSINO DA MATEMÁTICA, EM MAIORIA, UTILIZAM EM AULA APENAS AS FERRAMENTAS TRADICIONAIS DE ENSINO, POR EXEMPLO: QUADRO, LIVRO DIDÁTICO, SLIDES. ESSAS FERRAMENTAS, EMBORA EFICAZ, SÃO LIMITADAS PARA A CONSTRUÇÃO TOTAL DO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA, POIS OS DISCENTES NÃO CONSEGUEM ASSOCIAR O QUE É APRENDIDO AO SEU COTIDIANO, ALÉM DAS AULAS SE TORNAREM REPETITIVAS E NADA ATRATIVAS. ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO TANGRAM, QUE CONSISTE EM UM JOGO MATEMÁTICO QUE PODE AUXILIAR BASTANTE NA EXPOSIÇÃO PRÁTICA DOS CONTEÚDOS DA GEOMETRIA PLANA. TRAZENDO UMA ALTERNATIVA LÚDICA E ATRATIVA DE ENSINAR OS CONTEÚDOS DESSA ÁREA DA MATEMÁTICA. ESSA PESQUISA FOI DESENVOLVIDA A PARTIR DA OBSERVAÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA OFICINA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, CAMPUS DO AGRESTE, CARUARU – PE. OFICINA ESTA DESTINADA A ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, QUE PARTICIPAVAM DE UM EVENTO PROMOVIDO PELA UNIVERSIDADE. COM A APLICAÇÃO DA OFICINA, VERIFICOU-SE A EFICÁCIA DA UTILIZAÇÃO DO TANGRAM COMO MATERIAL DIDÁTICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA, PROPORCIONANDO AOS ALUNOS UMA MELHOR COMPREENSÃO A RESPEITO DAS FÓRMULAS DO CÁLCULO DE ALGUMAS ÁREAS DE FIGURAS PLANAS, COMO TAMBÉM INSTIGOU OS ALUNOS A CONSTRUÍREM O PRÓPRIO CONHECIMENTO, TORNANDO O ESTUDO PRAZEROSO E DIVERSIFICADO. ESPERAMOS QUE ESTE TRABALHO SIRVA COMO INSPIRAÇÃO PARA PROFESSORES UTILIZAREM MAIS JOGOS E OUTRAS FERRAMENTAS DIDÁTICAS DURANTE SUAS AULAS DE MATEMÁTICA, PARA ASSIM FORNECER UM ENSINO LÚDICO E UM DESENVOLVIMENTO PRÁTICO DE SEUS ALUNOS, TORNANDO A MATEMÁTICA MAIS ATRATIVA PARA OS ESTUDANTES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.