OS DOCENTES QUE ATUAM NA ÁREA DO ENSINO DA MATEMÁTICA, EM MAIORIA, UTILIZAM EM AULA APENAS AS FERRAMENTAS TRADICIONAIS DE ENSINO, POR EXEMPLO: QUADRO, LIVRO DIDÁTICO, SLIDES. ESSAS FERRAMENTAS, EMBORA EFICAZ, SÃO LIMITADAS PARA A CONSTRUÇÃO TOTAL DO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA, POIS OS DISCENTES NÃO CONSEGUEM ASSOCIAR O QUE É APRENDIDO AO SEU COTIDIANO, ALÉM DAS AULAS SE TORNAREM REPETITIVAS E NADA ATRATIVAS. ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO TANGRAM, QUE CONSISTE EM UM JOGO MATEMÁTICO QUE PODE AUXILIAR BASTANTE NA EXPOSIÇÃO PRÁTICA DOS CONTEÚDOS DA GEOMETRIA PLANA. TRAZENDO UMA ALTERNATIVA LÚDICA E ATRATIVA DE ENSINAR OS CONTEÚDOS DESSA ÁREA DA MATEMÁTICA. ESSA PESQUISA FOI DESENVOLVIDA A PARTIR DA OBSERVAÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA OFICINA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, CAMPUS DO AGRESTE, CARUARU – PE. OFICINA ESTA DESTINADA A ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, QUE PARTICIPAVAM DE UM EVENTO PROMOVIDO PELA UNIVERSIDADE. COM A APLICAÇÃO DA OFICINA, VERIFICOU-SE A EFICÁCIA DA UTILIZAÇÃO DO TANGRAM COMO MATERIAL DIDÁTICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA, PROPORCIONANDO AOS ALUNOS UMA MELHOR COMPREENSÃO A RESPEITO DAS FÓRMULAS DO CÁLCULO DE ALGUMAS ÁREAS DE FIGURAS PLANAS, COMO TAMBÉM INSTIGOU OS ALUNOS A CONSTRUÍREM O PRÓPRIO CONHECIMENTO, TORNANDO O ESTUDO PRAZEROSO E DIVERSIFICADO. ESPERAMOS QUE ESTE TRABALHO SIRVA COMO INSPIRAÇÃO PARA PROFESSORES UTILIZAREM MAIS JOGOS E OUTRAS FERRAMENTAS DIDÁTICAS DURANTE SUAS AULAS DE MATEMÁTICA, PARA ASSIM FORNECER UM ENSINO LÚDICO E UM DESENVOLVIMENTO PRÁTICO DE SEUS ALUNOS, TORNANDO A MATEMÁTICA MAIS ATRATIVA PARA OS ESTUDANTES.