AS AULAS PRÁTICAS CONSTITUEM É UM RECURSO IMPORTANTE PARA O ENTENDIMENTO DE DETERMINADOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS QUE SÃO TRABALHADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES FINAIS. PARA ISSO, INÚMEROS ARTIFÍCIOS PODEM SER UTILIZADOS, COMO DEMONSTRAÇÕES, OBSERVAÇÕES E EXPERIMENTOS NO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS QUE REPRESENTAM UM RECURSO IMPORTANTE QUE APROXIMA O ESTUDANTE ÀS VIVÊNCIAS QUE OCORREM NESTE AMBIENTE. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO REALIZAR UMA ANÁLISE QUALITATIVA RELACIONADA AO CONHECIMENTO PRÉVIO DE ALUNOS QUE ACABARAM DE INGRESSAR NO ENSINO MÉDIO SOBRE A UTILIDADE DOS LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS. A PESQUISA FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO LOCALIZADA NA CIDADE DE REDENÇÃO – CEARÁ E O TRABALHO FOI REALIZADO COMO PARTE DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. FORAM REALIZADAS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS E DE CAMPO. A PESQUISA DE CAMPO FOI REALIZADA ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO APLICADO A 68 ESTUDANTES DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO NO INÍCIO NO PERÍODO LETIVO DE 2019. BASEADOS NESTE QUESTIONÁRIO, OS ALUNOS RESPONDERAM ÀS PERGUNTAS: “VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM LABORATÓRIO? CASO SIM, O QUE VOCÊ SABE SOBRE OS LABORATÓRIOS?” NOS RESULTADOS DA PESQUISA 64 DOS ENTREVISTADOS SABIAM O QUE É UM LABORATÓRIO, O QUE CORRESPONDE A 94,12% DOS ENTREVISTADOS, E 4 RESPONDERAM QUE NÃO SABIAM DE QUE SE TRATAVA O LABORATÓRIO, O QUE CORRESPONDE A 5,88% DOS ENTREVISTADOS. DESSA FORMA, ESTES RESULTADOS SUGEREM A MAIORIA DOS ALUNOS QUE INGRESSARAM NA ESCOLA TEM UM CONHECIMENTO PRÉVIO SOBRE O QUE É UM LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS. NESSA PERSPECTIVA, PODEMOS DESENVOLVER AULAS APROVEITANDO CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS, APRIMORANDO E CONSTRUINDO O CONHECIMENTO EM SALA DE AULA.