Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: PESQUISA COM ALUNOS DO 1º. ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE A UTILIDADE DOS LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENSINO DE CIÊNCIAS, MACIÇO DE BATURITÉ, LABORATÓRIOS Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62518
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4179
    "inscrito_id" => 7114
    "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: PESQUISA COM ALUNOS DO 1º. ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE A UTILIDADE DOS LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "AS AULAS PRÁTICAS CONSTITUEM É UM RECURSO IMPORTANTE PARA O ENTENDIMENTO DE DETERMINADOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS QUE SÃO TRABALHADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES FINAIS. PARA ISSO, INÚMEROS ARTIFÍCIOS PODEM SER UTILIZADOS, COMO DEMONSTRAÇÕES, OBSERVAÇÕES E EXPERIMENTOS NO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS QUE REPRESENTAM UM RECURSO IMPORTANTE QUE APROXIMA O ESTUDANTE ÀS VIVÊNCIAS QUE OCORREM NESTE AMBIENTE. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO REALIZAR UMA ANÁLISE QUALITATIVA RELACIONADA AO CONHECIMENTO PRÉVIO DE ALUNOS QUE ACABARAM DE INGRESSAR NO ENSINO MÉDIO SOBRE A UTILIDADE DOS LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS. A PESQUISA FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO LOCALIZADA NA CIDADE DE REDENÇÃO – CEARÁ E O TRABALHO FOI REALIZADO COMO PARTE DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. FORAM REALIZADAS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS E DE CAMPO. A PESQUISA DE CAMPO FOI REALIZADA ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO APLICADO A 68 ESTUDANTES DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO NO INÍCIO NO PERÍODO LETIVO DE 2019. BASEADOS NESTE QUESTIONÁRIO, OS ALUNOS RESPONDERAM ÀS PERGUNTAS: “VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM LABORATÓRIO? CASO SIM, O QUE VOCÊ SABE SOBRE OS LABORATÓRIOS?” NOS RESULTADOS DA PESQUISA 64 DOS ENTREVISTADOS SABIAM O QUE É UM LABORATÓRIO, O QUE CORRESPONDE A 94,12% DOS ENTREVISTADOS, E 4 RESPONDERAM QUE NÃO SABIAM DE QUE SE TRATAVA O LABORATÓRIO, O QUE CORRESPONDE A 5,88% DOS ENTREVISTADOS. DESSA FORMA, ESTES RESULTADOS SUGEREM A MAIORIA DOS ALUNOS QUE INGRESSARAM NA ESCOLA TEM UM CONHECIMENTO PRÉVIO SOBRE O QUE É UM LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS. NESSA PERSPECTIVA, PODEMOS DESENVOLVER AULAS APROVEITANDO CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS, APRIMORANDO E CONSTRUINDO O CONHECIMENTO EM SALA DE AULA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENSINO DE CIÊNCIAS, MACIÇO DE BATURITÉ, LABORATÓRIOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID7114_26092019110254.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO LENNON BARBOSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LENNON BARBOSA"
    "autor_email" => "lennonsilva1717@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNILAB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62518
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4179
    "inscrito_id" => 7114
    "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: PESQUISA COM ALUNOS DO 1º. ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE A UTILIDADE DOS LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "AS AULAS PRÁTICAS CONSTITUEM É UM RECURSO IMPORTANTE PARA O ENTENDIMENTO DE DETERMINADOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS QUE SÃO TRABALHADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES FINAIS. PARA ISSO, INÚMEROS ARTIFÍCIOS PODEM SER UTILIZADOS, COMO DEMONSTRAÇÕES, OBSERVAÇÕES E EXPERIMENTOS NO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS QUE REPRESENTAM UM RECURSO IMPORTANTE QUE APROXIMA O ESTUDANTE ÀS VIVÊNCIAS QUE OCORREM NESTE AMBIENTE. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO REALIZAR UMA ANÁLISE QUALITATIVA RELACIONADA AO CONHECIMENTO PRÉVIO DE ALUNOS QUE ACABARAM DE INGRESSAR NO ENSINO MÉDIO SOBRE A UTILIDADE DOS LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS. A PESQUISA FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO LOCALIZADA NA CIDADE DE REDENÇÃO – CEARÁ E O TRABALHO FOI REALIZADO COMO PARTE DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. FORAM REALIZADAS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS E DE CAMPO. A PESQUISA DE CAMPO FOI REALIZADA ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO APLICADO A 68 ESTUDANTES DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO NO INÍCIO NO PERÍODO LETIVO DE 2019. BASEADOS NESTE QUESTIONÁRIO, OS ALUNOS RESPONDERAM ÀS PERGUNTAS: “VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM LABORATÓRIO? CASO SIM, O QUE VOCÊ SABE SOBRE OS LABORATÓRIOS?” NOS RESULTADOS DA PESQUISA 64 DOS ENTREVISTADOS SABIAM O QUE É UM LABORATÓRIO, O QUE CORRESPONDE A 94,12% DOS ENTREVISTADOS, E 4 RESPONDERAM QUE NÃO SABIAM DE QUE SE TRATAVA O LABORATÓRIO, O QUE CORRESPONDE A 5,88% DOS ENTREVISTADOS. DESSA FORMA, ESTES RESULTADOS SUGEREM A MAIORIA DOS ALUNOS QUE INGRESSARAM NA ESCOLA TEM UM CONHECIMENTO PRÉVIO SOBRE O QUE É UM LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS. NESSA PERSPECTIVA, PODEMOS DESENVOLVER AULAS APROVEITANDO CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS, APRIMORANDO E CONSTRUINDO O CONHECIMENTO EM SALA DE AULA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENSINO DE CIÊNCIAS, MACIÇO DE BATURITÉ, LABORATÓRIOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID7114_26092019110254.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO LENNON BARBOSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LENNON BARBOSA"
    "autor_email" => "lennonsilva1717@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNILAB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

AS AULAS PRÁTICAS CONSTITUEM É UM RECURSO IMPORTANTE PARA O ENTENDIMENTO DE DETERMINADOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS QUE SÃO TRABALHADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES FINAIS. PARA ISSO, INÚMEROS ARTIFÍCIOS PODEM SER UTILIZADOS, COMO DEMONSTRAÇÕES, OBSERVAÇÕES E EXPERIMENTOS NO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS QUE REPRESENTAM UM RECURSO IMPORTANTE QUE APROXIMA O ESTUDANTE ÀS VIVÊNCIAS QUE OCORREM NESTE AMBIENTE. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO REALIZAR UMA ANÁLISE QUALITATIVA RELACIONADA AO CONHECIMENTO PRÉVIO DE ALUNOS QUE ACABARAM DE INGRESSAR NO ENSINO MÉDIO SOBRE A UTILIDADE DOS LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS. A PESQUISA FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO LOCALIZADA NA CIDADE DE REDENÇÃO – CEARÁ E O TRABALHO FOI REALIZADO COMO PARTE DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. FORAM REALIZADAS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS E DE CAMPO. A PESQUISA DE CAMPO FOI REALIZADA ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO APLICADO A 68 ESTUDANTES DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO NO INÍCIO NO PERÍODO LETIVO DE 2019. BASEADOS NESTE QUESTIONÁRIO, OS ALUNOS RESPONDERAM ÀS PERGUNTAS: “VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM LABORATÓRIO? CASO SIM, O QUE VOCÊ SABE SOBRE OS LABORATÓRIOS?” NOS RESULTADOS DA PESQUISA 64 DOS ENTREVISTADOS SABIAM O QUE É UM LABORATÓRIO, O QUE CORRESPONDE A 94,12% DOS ENTREVISTADOS, E 4 RESPONDERAM QUE NÃO SABIAM DE QUE SE TRATAVA O LABORATÓRIO, O QUE CORRESPONDE A 5,88% DOS ENTREVISTADOS. DESSA FORMA, ESTES RESULTADOS SUGEREM A MAIORIA DOS ALUNOS QUE INGRESSARAM NA ESCOLA TEM UM CONHECIMENTO PRÉVIO SOBRE O QUE É UM LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS. NESSA PERSPECTIVA, PODEMOS DESENVOLVER AULAS APROVEITANDO CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS, APRIMORANDO E CONSTRUINDO O CONHECIMENTO EM SALA DE AULA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.