RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: PESQUISA COM ALUNOS DO 1º. ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE A UTILIDADE DOS LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62518 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4179 "inscrito_id" => 7114 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: PESQUISA COM ALUNOS DO 1º. ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE A UTILIDADE DOS LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "AS AULAS PRÁTICAS CONSTITUEM É UM RECURSO IMPORTANTE PARA O ENTENDIMENTO DE DETERMINADOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS QUE SÃO TRABALHADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES FINAIS. PARA ISSO, INÚMEROS ARTIFÍCIOS PODEM SER UTILIZADOS, COMO DEMONSTRAÇÕES, OBSERVAÇÕES E EXPERIMENTOS NO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS QUE REPRESENTAM UM RECURSO IMPORTANTE QUE APROXIMA O ESTUDANTE ÀS VIVÊNCIAS QUE OCORREM NESTE AMBIENTE. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO REALIZAR UMA ANÁLISE QUALITATIVA RELACIONADA AO CONHECIMENTO PRÉVIO DE ALUNOS QUE ACABARAM DE INGRESSAR NO ENSINO MÉDIO SOBRE A UTILIDADE DOS LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS. A PESQUISA FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO LOCALIZADA NA CIDADE DE REDENÇÃO – CEARÁ E O TRABALHO FOI REALIZADO COMO PARTE DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. FORAM REALIZADAS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS E DE CAMPO. A PESQUISA DE CAMPO FOI REALIZADA ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO APLICADO A 68 ESTUDANTES DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO NO INÍCIO NO PERÍODO LETIVO DE 2019. BASEADOS NESTE QUESTIONÁRIO, OS ALUNOS RESPONDERAM ÀS PERGUNTAS: “VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM LABORATÓRIO? CASO SIM, O QUE VOCÊ SABE SOBRE OS LABORATÓRIOS?” NOS RESULTADOS DA PESQUISA 64 DOS ENTREVISTADOS SABIAM O QUE É UM LABORATÓRIO, O QUE CORRESPONDE A 94,12% DOS ENTREVISTADOS, E 4 RESPONDERAM QUE NÃO SABIAM DE QUE SE TRATAVA O LABORATÓRIO, O QUE CORRESPONDE A 5,88% DOS ENTREVISTADOS. DESSA FORMA, ESTES RESULTADOS SUGEREM A MAIORIA DOS ALUNOS QUE INGRESSARAM NA ESCOLA TEM UM CONHECIMENTO PRÉVIO SOBRE O QUE É UM LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS. NESSA PERSPECTIVA, PODEMOS DESENVOLVER AULAS APROVEITANDO CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS, APRIMORANDO E CONSTRUINDO O CONHECIMENTO EM SALA DE AULA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENSINO DE CIÊNCIAS, MACIÇO DE BATURITÉ, LABORATÓRIOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID7114_26092019110254.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO LENNON BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LENNON BARBOSA" "autor_email" => "lennonsilva1717@gmail.com" "autor_ies" => "UNILAB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62518 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4179 "inscrito_id" => 7114 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: PESQUISA COM ALUNOS DO 1º. ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE A UTILIDADE DOS LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "AS AULAS PRÁTICAS CONSTITUEM É UM RECURSO IMPORTANTE PARA O ENTENDIMENTO DE DETERMINADOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS QUE SÃO TRABALHADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES FINAIS. PARA ISSO, INÚMEROS ARTIFÍCIOS PODEM SER UTILIZADOS, COMO DEMONSTRAÇÕES, OBSERVAÇÕES E EXPERIMENTOS NO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS QUE REPRESENTAM UM RECURSO IMPORTANTE QUE APROXIMA O ESTUDANTE ÀS VIVÊNCIAS QUE OCORREM NESTE AMBIENTE. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO REALIZAR UMA ANÁLISE QUALITATIVA RELACIONADA AO CONHECIMENTO PRÉVIO DE ALUNOS QUE ACABARAM DE INGRESSAR NO ENSINO MÉDIO SOBRE A UTILIDADE DOS LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS. A PESQUISA FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO LOCALIZADA NA CIDADE DE REDENÇÃO – CEARÁ E O TRABALHO FOI REALIZADO COMO PARTE DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. FORAM REALIZADAS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS E DE CAMPO. A PESQUISA DE CAMPO FOI REALIZADA ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO APLICADO A 68 ESTUDANTES DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO NO INÍCIO NO PERÍODO LETIVO DE 2019. BASEADOS NESTE QUESTIONÁRIO, OS ALUNOS RESPONDERAM ÀS PERGUNTAS: “VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM LABORATÓRIO? CASO SIM, O QUE VOCÊ SABE SOBRE OS LABORATÓRIOS?” NOS RESULTADOS DA PESQUISA 64 DOS ENTREVISTADOS SABIAM O QUE É UM LABORATÓRIO, O QUE CORRESPONDE A 94,12% DOS ENTREVISTADOS, E 4 RESPONDERAM QUE NÃO SABIAM DE QUE SE TRATAVA O LABORATÓRIO, O QUE CORRESPONDE A 5,88% DOS ENTREVISTADOS. DESSA FORMA, ESTES RESULTADOS SUGEREM A MAIORIA DOS ALUNOS QUE INGRESSARAM NA ESCOLA TEM UM CONHECIMENTO PRÉVIO SOBRE O QUE É UM LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS. NESSA PERSPECTIVA, PODEMOS DESENVOLVER AULAS APROVEITANDO CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS, APRIMORANDO E CONSTRUINDO O CONHECIMENTO EM SALA DE AULA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENSINO DE CIÊNCIAS, MACIÇO DE BATURITÉ, LABORATÓRIOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID7114_26092019110254.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO LENNON BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LENNON BARBOSA" "autor_email" => "lennonsilva1717@gmail.com" "autor_ies" => "UNILAB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }