Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RESSIGNIFICANDO O ENSINO DE GEOGRAFIA ATRAVÉS DE PRÁTICAS DE SOLOS

Palavra-chaves: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO, ENSINO DE SOLOS, EROSÃO Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62531
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1946
    "inscrito_id" => 10054
    "titulo" => "RESSIGNIFICANDO O ENSINO DE GEOGRAFIA ATRAVÉS DE PRÁTICAS DE SOLOS"
    "resumo" => "HOJE NOS CURSOS DE LICENCIATURA, NO QUAL PREPARAM-SE INDIVÍDUOS PARA O EXERCÍCIO DE PROFESSORES, MUITO SE DISCUTE A TEORIA NA SALA DE AULA, PORÉM, DEIXA A PRÁTICA DE LADO, FAZENDO COM QUE OS FUTUROS PROFESSORES TENHAM EM SUA MAIORIA DIFICULDADE EM APLICAR METODOLOGIAS DIFERENTES PARA SE TRABALHAR EM SALA DE AULA COM OS ALUNOS. SENDO ASSIM, ATRAVÉS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE GEOGRAFIA, FOI POSSÍVEL APLICAR EXPERIMENTOS DE SOLOS, QUE SURGEM COMO UMA MANEIRA DE MOSTRAR DIDATICAMENTE DIVERSOS ASSUNTOS ENVOLVENDO O MEIO AMBIENTE, COMO NO CASO DA EROSÃO, QUE SERÁ DESTAQUE NESTE ARTIGO. DESSA FORMA AS PRÁTICAS REALIZADAS SERVIRAM PARA FACILITAR O APRENDIZADO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, DA TURMA DO 8º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL JUDITH BARBOSA DE PAULA RÊGO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS – PB. LOGO O OBJETIVO DESTE TRABALHO É ANALISAR A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS DE SOLOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, A PARTIR DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE GEOGRAFIA. A COLETA DE INFORMAÇÕES FOI REALIZADA ATRAVÉS DO LEVANTAMENTO E ANÁLISE DE IDEIAS TRAZIDAS POR DIFERENTES REFERÊNCIAS, ALÉM DA APLICAÇÃO DE QUATRO QUESTIONÁRIOS PARA OS ALUNOS RESPONDEREM ANTES E DEPOIS DA REALIZAÇÃO DOS EXPERIMENTOS DE SOLOS, NO QUAL FOI FEITA UMA ANÁLISE DAS RESPOSTAS DOS ALUNOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO, ENSINO DE SOLOS, EROSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID10054_15082019111140.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON FELIPE LEITE DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON FELIPE"
    "autor_email" => "andersonfelipeleitedossan"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62531
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1946
    "inscrito_id" => 10054
    "titulo" => "RESSIGNIFICANDO O ENSINO DE GEOGRAFIA ATRAVÉS DE PRÁTICAS DE SOLOS"
    "resumo" => "HOJE NOS CURSOS DE LICENCIATURA, NO QUAL PREPARAM-SE INDIVÍDUOS PARA O EXERCÍCIO DE PROFESSORES, MUITO SE DISCUTE A TEORIA NA SALA DE AULA, PORÉM, DEIXA A PRÁTICA DE LADO, FAZENDO COM QUE OS FUTUROS PROFESSORES TENHAM EM SUA MAIORIA DIFICULDADE EM APLICAR METODOLOGIAS DIFERENTES PARA SE TRABALHAR EM SALA DE AULA COM OS ALUNOS. SENDO ASSIM, ATRAVÉS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE GEOGRAFIA, FOI POSSÍVEL APLICAR EXPERIMENTOS DE SOLOS, QUE SURGEM COMO UMA MANEIRA DE MOSTRAR DIDATICAMENTE DIVERSOS ASSUNTOS ENVOLVENDO O MEIO AMBIENTE, COMO NO CASO DA EROSÃO, QUE SERÁ DESTAQUE NESTE ARTIGO. DESSA FORMA AS PRÁTICAS REALIZADAS SERVIRAM PARA FACILITAR O APRENDIZADO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, DA TURMA DO 8º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL JUDITH BARBOSA DE PAULA RÊGO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS – PB. LOGO O OBJETIVO DESTE TRABALHO É ANALISAR A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS DE SOLOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, A PARTIR DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE GEOGRAFIA. A COLETA DE INFORMAÇÕES FOI REALIZADA ATRAVÉS DO LEVANTAMENTO E ANÁLISE DE IDEIAS TRAZIDAS POR DIFERENTES REFERÊNCIAS, ALÉM DA APLICAÇÃO DE QUATRO QUESTIONÁRIOS PARA OS ALUNOS RESPONDEREM ANTES E DEPOIS DA REALIZAÇÃO DOS EXPERIMENTOS DE SOLOS, NO QUAL FOI FEITA UMA ANÁLISE DAS RESPOSTAS DOS ALUNOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO, ENSINO DE SOLOS, EROSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID10054_15082019111140.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON FELIPE LEITE DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON FELIPE"
    "autor_email" => "andersonfelipeleitedossan"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

HOJE NOS CURSOS DE LICENCIATURA, NO QUAL PREPARAM-SE INDIVÍDUOS PARA O EXERCÍCIO DE PROFESSORES, MUITO SE DISCUTE A TEORIA NA SALA DE AULA, PORÉM, DEIXA A PRÁTICA DE LADO, FAZENDO COM QUE OS FUTUROS PROFESSORES TENHAM EM SUA MAIORIA DIFICULDADE EM APLICAR METODOLOGIAS DIFERENTES PARA SE TRABALHAR EM SALA DE AULA COM OS ALUNOS. SENDO ASSIM, ATRAVÉS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE GEOGRAFIA, FOI POSSÍVEL APLICAR EXPERIMENTOS DE SOLOS, QUE SURGEM COMO UMA MANEIRA DE MOSTRAR DIDATICAMENTE DIVERSOS ASSUNTOS ENVOLVENDO O MEIO AMBIENTE, COMO NO CASO DA EROSÃO, QUE SERÁ DESTAQUE NESTE ARTIGO. DESSA FORMA AS PRÁTICAS REALIZADAS SERVIRAM PARA FACILITAR O APRENDIZADO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, DA TURMA DO 8º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL JUDITH BARBOSA DE PAULA RÊGO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS – PB. LOGO O OBJETIVO DESTE TRABALHO É ANALISAR A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS DE SOLOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, A PARTIR DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE GEOGRAFIA. A COLETA DE INFORMAÇÕES FOI REALIZADA ATRAVÉS DO LEVANTAMENTO E ANÁLISE DE IDEIAS TRAZIDAS POR DIFERENTES REFERÊNCIAS, ALÉM DA APLICAÇÃO DE QUATRO QUESTIONÁRIOS PARA OS ALUNOS RESPONDEREM ANTES E DEPOIS DA REALIZAÇÃO DOS EXPERIMENTOS DE SOLOS, NO QUAL FOI FEITA UMA ANÁLISE DAS RESPOSTAS DOS ALUNOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.