TORCATE, Johnnys Eliel et al.. A literatura como facilitadora da aprendizagem em história. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/58604>. Acesso em: 23/12/2024 03:51
O PRESENTE ARTIGO VERSA SOBRE A RELAÇÃO DA PRÁTICA DE LEITURA DE OBRAS LITERÁRIAS COM O APRENDIZADO NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA, UMA VEZ QUE MUITOS ALUNOS ACABAM SE IDENTIFICANDO COM A DISCIPLINA DEVIDO AO CONTATO COM AS NARRATIVAS LITERÁRIAS. DISCUTIMOS, À LUZ DE WHITE, RICOUER E RÜSEN COMO A NARRATIVA LITERÁRIA ESTÁ ESTRUTURADA, SE COMPARADA COM A NARRATIVA DA HISTÓRIA E QUAL O SENTIDO PRÁTICO NA OBTENÇÃO DO CONHECIMENTO. CONSIDERANDO QUE AS OBRAS NARRATIVAS, MESMO AS DE FICÇÃO, INDEPENDENTEMENTE DA PLATAFORMA OU FORMATO QUE SE ENCONTREM, TRAZEM EM SI ELEMENTOS COMUNS COM A HISTÓRIA. FIZEMOS UMA PESQUISA COM 478 ALUNOS PARA SABERMOS QUANTAS OBRAS ELES LEEM MENSALMENTE E O GÊNERO LITERÁRIO QUE ELES MAIS GOSTAM DE LER. EM SEGUIDA, COMPARAMOS O RENDIMENTO DOS ALUNOS QUE AFIRMARAM LER LIVROS DE LITERATURA COM O RENDIMENTO DOS ALUNOS QUE AFIRMARAM NÃO LER NENHUMA OBRA LITERÁRIA.