Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OFICINA DO CORPO HUMANO: MODELOS TRIDIMENSIONAIS COMO ESTRATÉGIA ATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: OFICINA, ESTRATÉGIAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO DE CIÊNCIAS Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61826
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5888
    "inscrito_id" => 9804
    "titulo" => """
      OFICINA DO CORPO HUMANO: MODELOS TRIDIMENSIONAIS\r\n
      COMO ESTRATÉGIA ATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UM RELATO DE CASO QUE OBJETIVOU IDENTIFICAR JUNTO AOS ALUNOS DO 8º ANO\r\n
      DO ENSINO FUNDAMENTAL, DA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ FERREIRA DA COSTA, RAFAEL FERNANDES – RN, NA QUAL É\r\n
      REALIZADO O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, A IMPORTÂNCIA DO EMPREGO DA METODOLOGIA DE ENSINO POR\r\n
      PROJETOS COM FOCO EM OFICINAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO. PARA TAL, FORAM DESENVOLVIDAS TRÊS OFICINAS\r\n
      QUE SEGUIRAM UM ROTEIRO APENAS NA COLETA DE DADOS, DEIXANDO O ALUNO LIVRE PARA CRIAR SEU CAMINHO\r\n
      METODOLÓGICO. AS QUAIS A TURMA FOI DIVIDIDA EM GRUPOS DE 5-6 ALUNOS PARA REALIZAÇÃO DAS OFICINAS. E\r\n
      PARA QUESITO DE VERIFICAÇÃO, BEM COMO DE COLETA DE DADOS UTILIZOU-SE UM QUESTIONÁRIO PARA CADA UMA\r\n
      DAS OFICINAS. ESTE DOCUMENTO ESTÁ ORGANIZADO DE FORMA A APRESENTAR OS FUNDAMENTOS TEÓRICOS, BEM\r\n
      COMO AS ETAPAS QUE CULMINARAM NA EXECUÇÃO DAS OFICINAS E A AVALIAÇÃO DO MÉTODO PELOS ALUNOS DE\r\n
      FORMA A SUGERIR QUE TAL FERRAMENTA POSSA SER USADA EM OUTROS CONTEÚDOS E MATÉRIAS FOMENTANDO O\r\n
      CONHECIMENTO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "OFICINA, ESTRATÉGIAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID9804_03102019230645.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACOB HENRIQUE DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "JACOB MEDEIROS"
    "autor_email" => "jacob.henrique@escolar.if"
    "autor_ies" => " INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61826
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5888
    "inscrito_id" => 9804
    "titulo" => """
      OFICINA DO CORPO HUMANO: MODELOS TRIDIMENSIONAIS\r\n
      COMO ESTRATÉGIA ATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UM RELATO DE CASO QUE OBJETIVOU IDENTIFICAR JUNTO AOS ALUNOS DO 8º ANO\r\n
      DO ENSINO FUNDAMENTAL, DA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ FERREIRA DA COSTA, RAFAEL FERNANDES – RN, NA QUAL É\r\n
      REALIZADO O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, A IMPORTÂNCIA DO EMPREGO DA METODOLOGIA DE ENSINO POR\r\n
      PROJETOS COM FOCO EM OFICINAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO. PARA TAL, FORAM DESENVOLVIDAS TRÊS OFICINAS\r\n
      QUE SEGUIRAM UM ROTEIRO APENAS NA COLETA DE DADOS, DEIXANDO O ALUNO LIVRE PARA CRIAR SEU CAMINHO\r\n
      METODOLÓGICO. AS QUAIS A TURMA FOI DIVIDIDA EM GRUPOS DE 5-6 ALUNOS PARA REALIZAÇÃO DAS OFICINAS. E\r\n
      PARA QUESITO DE VERIFICAÇÃO, BEM COMO DE COLETA DE DADOS UTILIZOU-SE UM QUESTIONÁRIO PARA CADA UMA\r\n
      DAS OFICINAS. ESTE DOCUMENTO ESTÁ ORGANIZADO DE FORMA A APRESENTAR OS FUNDAMENTOS TEÓRICOS, BEM\r\n
      COMO AS ETAPAS QUE CULMINARAM NA EXECUÇÃO DAS OFICINAS E A AVALIAÇÃO DO MÉTODO PELOS ALUNOS DE\r\n
      FORMA A SUGERIR QUE TAL FERRAMENTA POSSA SER USADA EM OUTROS CONTEÚDOS E MATÉRIAS FOMENTANDO O\r\n
      CONHECIMENTO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "OFICINA, ESTRATÉGIAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID9804_03102019230645.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACOB HENRIQUE DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "JACOB MEDEIROS"
    "autor_email" => "jacob.henrique@escolar.if"
    "autor_ies" => " INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UM RELATO DE CASO QUE OBJETIVOU IDENTIFICAR JUNTO AOS ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ FERREIRA DA COSTA, RAFAEL FERNANDES – RN, NA QUAL É REALIZADO O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, A IMPORTÂNCIA DO EMPREGO DA METODOLOGIA DE ENSINO POR PROJETOS COM FOCO EM OFICINAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO. PARA TAL, FORAM DESENVOLVIDAS TRÊS OFICINAS QUE SEGUIRAM UM ROTEIRO APENAS NA COLETA DE DADOS, DEIXANDO O ALUNO LIVRE PARA CRIAR SEU CAMINHO METODOLÓGICO. AS QUAIS A TURMA FOI DIVIDIDA EM GRUPOS DE 5-6 ALUNOS PARA REALIZAÇÃO DAS OFICINAS. E PARA QUESITO DE VERIFICAÇÃO, BEM COMO DE COLETA DE DADOS UTILIZOU-SE UM QUESTIONÁRIO PARA CADA UMA DAS OFICINAS. ESTE DOCUMENTO ESTÁ ORGANIZADO DE FORMA A APRESENTAR OS FUNDAMENTOS TEÓRICOS, BEM COMO AS ETAPAS QUE CULMINARAM NA EXECUÇÃO DAS OFICINAS E A AVALIAÇÃO DO MÉTODO PELOS ALUNOS DE FORMA A SUGERIR QUE TAL FERRAMENTA POSSA SER USADA EM OUTROS CONTEÚDOS E MATÉRIAS FOMENTANDO O CONHECIMENTO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.