O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UM RELATO DE CASO QUE OBJETIVOU IDENTIFICAR JUNTO AOS ALUNOS DO 8º ANO
DO ENSINO FUNDAMENTAL, DA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ FERREIRA DA COSTA, RAFAEL FERNANDES – RN, NA QUAL É
REALIZADO O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, A IMPORTÂNCIA DO EMPREGO DA METODOLOGIA DE ENSINO POR
PROJETOS COM FOCO EM OFICINAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO. PARA TAL, FORAM DESENVOLVIDAS TRÊS OFICINAS
QUE SEGUIRAM UM ROTEIRO APENAS NA COLETA DE DADOS, DEIXANDO O ALUNO LIVRE PARA CRIAR SEU CAMINHO
METODOLÓGICO. AS QUAIS A TURMA FOI DIVIDIDA EM GRUPOS DE 5-6 ALUNOS PARA REALIZAÇÃO DAS OFICINAS. E
PARA QUESITO DE VERIFICAÇÃO, BEM COMO DE COLETA DE DADOS UTILIZOU-SE UM QUESTIONÁRIO PARA CADA UMA
DAS OFICINAS. ESTE DOCUMENTO ESTÁ ORGANIZADO DE FORMA A APRESENTAR OS FUNDAMENTOS TEÓRICOS, BEM
COMO AS ETAPAS QUE CULMINARAM NA EXECUÇÃO DAS OFICINAS E A AVALIAÇÃO DO MÉTODO PELOS ALUNOS DE
FORMA A SUGERIR QUE TAL FERRAMENTA POSSA SER USADA EM OUTROS CONTEÚDOS E MATÉRIAS FOMENTANDO O
CONHECIMENTO.