ESTE PRESENTE TRABALHO FOI ESCRITO COM O OBJETIVO DE DESCREVER AS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS DURANTE O ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, REALIZADO EM UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE – PB. ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO E DA PARTICIPAÇÃO PRÁTICA NA COORDENAÇÃO DA EJA, SERÁ DESCRITO NESSE RELATO AS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS, BEM COMO AS ATIVIDADES REALIZADAS E AS REFLEXÕES QUE PERMEIAM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VIVENCIADAS NO CAMPO DE ESTÁGIO.
O ESTÁGIO É UMA COMPLEMENTAÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL, ONDE O ALUNO TEM A OPORTUNIDADE DE APRIMORAR HABILIDADES E DESENVOLVER ATITUDES TRABALHANDO O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS. PARA COMPLEMENTAR A SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL SE FAZ NECESSÁRIO O VÍNCULO COM A PRÁTICA, QUE LHE PERMITIRÁ CONHECER AS OPORTUNIDADES, DESAFIOS E DIFICULDADES NA IMPLANTAÇÃO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS E, INCLUSIVE CONFIRMAR A SUA COMPETÊNCIA OU NÃO PARA A ÁREA ESCOLHIDA.
DE ACORDO COM SCALABRIN E MOLINARI (2013), O ESTÁGIO É UMA PRÁTICA EDUCATIVA PROPORCIONADA AO ESTUDANTE PARA QUE O MESMO SE DESENVOLVA POR MEIO DO EXERCÍCIO DE FUNÇÕES REFERENTES À PROFISSÃO ESCOLHIDA. SEU OBJETIVO CONSISTE EM PROPORCIONAR AO ESTAGIÁRIO A OPORTUNIDADE DE UMA VIVÊNCIA DIÁRIA NO CONTEXTO PROFISSIONAL PERMITINDO UMA TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENTRE A TEORIA ADQUIRIDA NO CURSO E A PRÁTICA NO CAMPO DE ESTÁGIO.
AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA EJA PELA ESTAGIÁRIA COLABORARAM PARA UM MELHOR DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, ENRIQUECENDO SEU CONHECIMENTO COMO PEDAGOGA ATRAVÉS DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS COM A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA, ALUNADO E DOCENTES, REFLETINDO ASSIM SOBRE A PRÁTICA DO FAZER PEDAGÓGICO PODENDO ENTÃO COLABORAR COM A ESCOLA ATRAVÉS DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO NAS TURMAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. PARA A REALIZAÇÃO DO MESMO FOI DESENVOLVIDO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM OITO ENCONTROS. O PROJETO DE INTERVENÇÃO TEVE COMO TEMÁTICA: A INFLUÊNCIA DA ESCOLA PARA ESCOLHA DA PROFISSÃO E INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO.