Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REESCRITURA COLABORATIVA: UMA ANÁLISE DAS VISÕES DOS EDUCADORES DO 6º AO 9º ANO EM UMA UNIDADE DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE JOÃO ALFREDO-PE

Palavra-chaves: REESCRITURA, COLABORATIVA, EDUCADOR Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO APRESENTA OS RESULTADOS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REALIZADAS COM TURMAS DO 6º AO 9º ANO DE ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS SITUADA NO MUNICÍPIO DE JOÃO ALFREDO-PE, PRIORIZANDO O TRABALHO DE REESCRITURA COLABORATIVA NO CONTEXTO DA SALA DE AULA. DESTA FORMA, A META CENTRA-SE NO COTIDIANO DO ALUNADO OBSERVANDO AS PRÁTICAS DE ESCRITA E REESCRITA NAS AULAS DE PORTUGUÊS MEDIANTE AS VISÕES DOS EDUCADORES. PRINCIPALMENTE DO 6º AO 9º ANO QUE ENCARAM UM PERÍODO DE TRANSIÇÃO DA LEITURA INGÊNUA PARA CRÍTICA, SURGEM MUITAS DÚVIDAS E É NECESSÁRIO ASSIM UM FOCO NESSE DESPERTAR DA CRITICIDADE. COMO OBJETIVO GERAL DESTACA-SE RECONHECER A VISÃO DOS EDUCADORES SOBRE A PRÁTICA DA REESCRITURA COLABORATIVA DO 6º AO 9º ANO EM UMA UNIDADE DE ENSINO EM JOÃO ALFREDO-PE. A REESCRITURA COLABORATIVA É UM PROCESSO QUE DEMANDA A REFORMULAÇÃO DE IDEIAS JUNTAMENTE COM UM GRUPO, FAVORECENDO ASSIM UM OLHAR CRÍTICO E O APRIMORAMENTO AVALIATIVO EM RELAÇÃO ÀS PRODUÇÕES. DESTA FORMA É UM INSTRUMENTO QUE QUANDO REALIZADO PELOS ALUNOS, ESTIMULA A PROFICIÊNCIA, CRITICIDADE E COMPANHEIRISMO EM RELAÇÃO A AUTO- AVALIAÇÃO, BEM COMO RESPEITO À OPINIÃO DO OUTRO. É MUITO VÁLIDO TORNAR A REESCRITURA COLABORATIVA UMA PRIORIDADE POR MEIO DE SUA NECESSIDADE NA HORA DAS REVISÕES TEXTUAIS. O EDUCADOR É AGENTE NESSE PROCESSO E SUA VISÃO SOBRE OS BENEFÍCIOS DA REESCRITURA COLABORATIVA REVELAM A FORMA COMO A ENCARAM SEU PROCESSO NO AMBIENTE EDUCACIONAL.

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