ESTE TRABALHO APRESENTA OS RESULTADOS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REALIZADAS COM TURMAS DO 6º AO 9º ANO DE ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS SITUADA NO MUNICÍPIO DE JOÃO ALFREDO-PE, PRIORIZANDO O TRABALHO DE REESCRITURA COLABORATIVA NO CONTEXTO DA SALA DE AULA. DESTA FORMA, A META CENTRA-SE NO COTIDIANO DO ALUNADO OBSERVANDO AS PRÁTICAS DE ESCRITA E REESCRITA NAS AULAS DE PORTUGUÊS MEDIANTE AS VISÕES DOS EDUCADORES. PRINCIPALMENTE DO 6º AO 9º ANO QUE ENCARAM UM PERÍODO DE TRANSIÇÃO DA LEITURA INGÊNUA PARA CRÍTICA, SURGEM MUITAS DÚVIDAS E É NECESSÁRIO ASSIM UM FOCO NESSE DESPERTAR DA CRITICIDADE. COMO OBJETIVO GERAL DESTACA-SE RECONHECER A VISÃO DOS EDUCADORES SOBRE A PRÁTICA DA REESCRITURA COLABORATIVA DO 6º AO 9º ANO EM UMA UNIDADE DE ENSINO EM JOÃO ALFREDO-PE. A REESCRITURA COLABORATIVA É UM PROCESSO QUE DEMANDA A REFORMULAÇÃO DE IDEIAS JUNTAMENTE COM UM GRUPO, FAVORECENDO ASSIM UM OLHAR CRÍTICO E O APRIMORAMENTO AVALIATIVO EM RELAÇÃO ÀS PRODUÇÕES. DESTA FORMA É UM INSTRUMENTO QUE QUANDO REALIZADO PELOS ALUNOS, ESTIMULA A PROFICIÊNCIA, CRITICIDADE E COMPANHEIRISMO EM RELAÇÃO A AUTO- AVALIAÇÃO, BEM COMO RESPEITO À OPINIÃO DO OUTRO. É MUITO VÁLIDO TORNAR A REESCRITURA COLABORATIVA UMA PRIORIDADE POR MEIO DE SUA NECESSIDADE NA HORA DAS REVISÕES TEXTUAIS. O EDUCADOR É AGENTE NESSE PROCESSO E SUA VISÃO SOBRE OS BENEFÍCIOS DA REESCRITURA COLABORATIVA REVELAM A FORMA COMO A ENCARAM SEU PROCESSO NO AMBIENTE EDUCACIONAL.