REDESENHANDO A GESTÃO DO TEMPO PEDAGÓGICO DA AULA: DESDOBRAMENTOS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62386 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 908 "inscrito_id" => 10067 "titulo" => "REDESENHANDO A GESTÃO DO TEMPO PEDAGÓGICO DA AULA: DESDOBRAMENTOS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "O REDESENHO DO TEMPO PEDAGÓGICO DE AULA VÊM POSSIBILITAR CONDIÇÕES FAVORÁVEIS, NAS QUAIS PROFESSORES E ALUNOS POSSAM REFLETIR SOBRE SUAS PRÁTICAS E PASSEM A ATUAR EM CLIMA MAIS CONDIZENTE PARA O ALCANCE DA APRENDIZAGEM. SUSCITAMOS COMO QUESTÕES NORTEADORAS DESSA PESQUISA OS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS: A) COMO OS PROFESSORES PLANEJAM A GESTÃO DO TEMPO PEDAGÓGICO DE AULA NA PERSPECTIVA DE MELHORIA DE APRENDIZAGEM? B) QUAIS DESAFIOS APRESENTAM OS PROFESSORES QUANTO AO REDESENHO DA GESTÃO DO SEU TEMPO PEDAGÓGICO DE AULA? E C) QUAIS SUGESTÕES APONTAM OS PROFESSORES PARA MELHORIAS DO REDESENHO DO TEMPO PEDAGÓGICO DE AULA? NOSSO OBJETIVO GERAL NESTA PESQUISA SERÁ INVESTIGAR O REDESENHO DO TEMPO PEDAGÓGICO DE AULA DO ENSINO MÉDIO DE UM COLÉGIO JESUÍTA, A PARTIR DO DISCURSO DOCENTE QUANTO À EXECUÇÃO, DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A MELHORIA DA APRENDIZAGEM DISCENTE. NOSSA PESQUISA TEM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA EM QUE SERÁ MANTIDO CONTATO DIRETO COM OS SUJEITOS, AMBIENTES E SITUAÇÕES QUE FAZEM PARTE DA INVESTIGAÇÃO, ESCOLHEMOS COMO MÉTODO O ESTUDO DE CASO, TENDO COMO INSTRUMENTOS PARA OBTENÇÃO DE DADOS A COLETA DE DOCUMENTOS, OBSERVAÇÃO E ENTREVISTAS. ASSUMIR O REDESENHO DO TEMPO DE AULA, PELAS ANÁLISES PRELIMINARES DO PLANEJAMENTO E PLANO DE AULAS, NOS LEVARAM A OBSERVAR QUE A RESIGNIFICAÇÃO DESSE ATO E INSTRUMENTO CITADO PROPORCIONOU TAMBÉM QUE O PROFESSOR PASSASSE A REFLETIR SOBRE SUA PRÁTICA DE FORMA A PROPORCIONAR AO ALUNO ASSUMIR O PROTAGONISMO DE SUA APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, TEMPO PEDAGÓGICO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA17_ID10067_04082019193250.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALBANISA GOMES DE MOURA CARVALHO " "autor_nome_curto" => "ALBANISA MOURA" "autor_email" => "professoraalbanisa@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62386 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 908 "inscrito_id" => 10067 "titulo" => "REDESENHANDO A GESTÃO DO TEMPO PEDAGÓGICO DA AULA: DESDOBRAMENTOS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "O REDESENHO DO TEMPO PEDAGÓGICO DE AULA VÊM POSSIBILITAR CONDIÇÕES FAVORÁVEIS, NAS QUAIS PROFESSORES E ALUNOS POSSAM REFLETIR SOBRE SUAS PRÁTICAS E PASSEM A ATUAR EM CLIMA MAIS CONDIZENTE PARA O ALCANCE DA APRENDIZAGEM. SUSCITAMOS COMO QUESTÕES NORTEADORAS DESSA PESQUISA OS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS: A) COMO OS PROFESSORES PLANEJAM A GESTÃO DO TEMPO PEDAGÓGICO DE AULA NA PERSPECTIVA DE MELHORIA DE APRENDIZAGEM? B) QUAIS DESAFIOS APRESENTAM OS PROFESSORES QUANTO AO REDESENHO DA GESTÃO DO SEU TEMPO PEDAGÓGICO DE AULA? E C) QUAIS SUGESTÕES APONTAM OS PROFESSORES PARA MELHORIAS DO REDESENHO DO TEMPO PEDAGÓGICO DE AULA? NOSSO OBJETIVO GERAL NESTA PESQUISA SERÁ INVESTIGAR O REDESENHO DO TEMPO PEDAGÓGICO DE AULA DO ENSINO MÉDIO DE UM COLÉGIO JESUÍTA, A PARTIR DO DISCURSO DOCENTE QUANTO À EXECUÇÃO, DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A MELHORIA DA APRENDIZAGEM DISCENTE. NOSSA PESQUISA TEM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA EM QUE SERÁ MANTIDO CONTATO DIRETO COM OS SUJEITOS, AMBIENTES E SITUAÇÕES QUE FAZEM PARTE DA INVESTIGAÇÃO, ESCOLHEMOS COMO MÉTODO O ESTUDO DE CASO, TENDO COMO INSTRUMENTOS PARA OBTENÇÃO DE DADOS A COLETA DE DOCUMENTOS, OBSERVAÇÃO E ENTREVISTAS. ASSUMIR O REDESENHO DO TEMPO DE AULA, PELAS ANÁLISES PRELIMINARES DO PLANEJAMENTO E PLANO DE AULAS, NOS LEVARAM A OBSERVAR QUE A RESIGNIFICAÇÃO DESSE ATO E INSTRUMENTO CITADO PROPORCIONOU TAMBÉM QUE O PROFESSOR PASSASSE A REFLETIR SOBRE SUA PRÁTICA DE FORMA A PROPORCIONAR AO ALUNO ASSUMIR O PROTAGONISMO DE SUA APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, TEMPO PEDAGÓGICO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA17_ID10067_04082019193250.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALBANISA GOMES DE MOURA CARVALHO " "autor_nome_curto" => "ALBANISA MOURA" "autor_email" => "professoraalbanisa@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }