Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O MAL ESTAR E OS DESAFIOS DOCENTES NO ENSINO DE FÍSICA

Palavra-chaves: ENSINO DE FÍSICA, PRATICAS PEDAGÓGICAS, DESAFIOS DO ENSINO DE FÍSICA, MAL ESTAR DOCENTE. Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1638
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61494
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2876
    "inscrito_id" => 10243
    "titulo" => "O MAL ESTAR E OS DESAFIOS DOCENTES NO ENSINO DE FÍSICA"
    "resumo" => "A PRATICA DOCENTE NO ENSINO DE FÍSICA NÃO É SÓ A INSERÇÃO DE CONHECIMENTO AO ALUNO POR MEIO DE AULAS EXPOSITIVAS VISANDO SOMENTE A MEMORIZAÇÃO DE FÓRMULAS E CONCEITOS OCASIONANDO UMA REPRODUÇÃO E FRAGMENTAÇÃO DO ENSINO, COM A GLOBALIZAÇÃO E O AVANÇO DA TECNOLOGIA O PROFESSOR NÃO DEVE FICAR PRESO AS PRÁTICAS DE ENSINO PEDAGÓGICAS TRADICIONAIS, POIS ESSAS TECNOLOGIAS DISSEMINAM A INFORMAÇÃO DE MODO QUE O PROFESSOR NÃO É MAIS O CENTRALIZADOR DO CONHECIMENTO, TENDO EM BUSCA NOVOS MEIOS DIDÁTICOS E PRÁTICAS QUE DESPERTEM A CURIOSIDADE, CRIATIVIDADE E VERSATILIDADE DO ALUNO. A REALIDADE ESCOLAR NO ENSINO DE FÍSICA ENFRENTA SÉRIOS PROBLEMAS COMO DESINTERESSE DOS ALUNOS, A DESMOTIVAÇÃO E MAL ESTAR DOCENTE NA ÁREA, EM QUE É BASTANTE AFETADA PELAS PÉSSIMAS CONDIÇÕES DE TRABALHO, POR PROFISSIONAIS MAL REMUNERADOS E A PÉSSIMA INFRA - ESTRUTURA DAS INSTITUIÇÕES, UMA FORMA MECÂNICA DE ENSINO, LEVADA PELA FALTA DE EQUIPAMENTOS E LABORATÓRIOS. POIS PARA O ALUNO OBTER UMA MELHOR QUALIDADE NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE FORMA SIGNIFICATIVA DEVE TER ENTENDIMENTO CRÍTICO E ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO DE FORMA PROCESSUAL, TEORIA E PRATICA, DEVE TER AULAS EXTRA - CLASSE COMO PRATICAS LABORATORIAIS. NO ENTANTO O ENSINO PODE CONTRIBUIR DE FORMA SIGNIFICATIVA, ATRAVÉS DE FORMAS MAIS EFICIÊNCIAS PARA MINISTRAR A DISCIPLINA POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO, PARA ISSO É NECESSÁRIO A IMPLEMENTAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE LABORATÓRIOS E EQUIPAMENTOS ADEQUADOS, PARA QUE O PROFISSIONAL NÃO TRABALHE SOMENTE EM SALA DE AULA COM TEORIAS E MEMORIZAÇÃO DE FÓRMULAS, MAIS TAMBÉM EM HORÁRIOS EXTRA CLASSE, COMO PESQUISAS CIENTIFICAS E REALIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, PRATICAS PEDAGÓGICAS, DESAFIOS DO ENSINO DE FÍSICA, MAL ESTAR DOCENTE."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID10243_02092019174907.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS DIAS AGUIAR"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS DIAS AGUIAR"
    "autor_email" => "mateus_d.a@outlook.com"
    "autor_ies" => "IFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61494
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2876
    "inscrito_id" => 10243
    "titulo" => "O MAL ESTAR E OS DESAFIOS DOCENTES NO ENSINO DE FÍSICA"
    "resumo" => "A PRATICA DOCENTE NO ENSINO DE FÍSICA NÃO É SÓ A INSERÇÃO DE CONHECIMENTO AO ALUNO POR MEIO DE AULAS EXPOSITIVAS VISANDO SOMENTE A MEMORIZAÇÃO DE FÓRMULAS E CONCEITOS OCASIONANDO UMA REPRODUÇÃO E FRAGMENTAÇÃO DO ENSINO, COM A GLOBALIZAÇÃO E O AVANÇO DA TECNOLOGIA O PROFESSOR NÃO DEVE FICAR PRESO AS PRÁTICAS DE ENSINO PEDAGÓGICAS TRADICIONAIS, POIS ESSAS TECNOLOGIAS DISSEMINAM A INFORMAÇÃO DE MODO QUE O PROFESSOR NÃO É MAIS O CENTRALIZADOR DO CONHECIMENTO, TENDO EM BUSCA NOVOS MEIOS DIDÁTICOS E PRÁTICAS QUE DESPERTEM A CURIOSIDADE, CRIATIVIDADE E VERSATILIDADE DO ALUNO. A REALIDADE ESCOLAR NO ENSINO DE FÍSICA ENFRENTA SÉRIOS PROBLEMAS COMO DESINTERESSE DOS ALUNOS, A DESMOTIVAÇÃO E MAL ESTAR DOCENTE NA ÁREA, EM QUE É BASTANTE AFETADA PELAS PÉSSIMAS CONDIÇÕES DE TRABALHO, POR PROFISSIONAIS MAL REMUNERADOS E A PÉSSIMA INFRA - ESTRUTURA DAS INSTITUIÇÕES, UMA FORMA MECÂNICA DE ENSINO, LEVADA PELA FALTA DE EQUIPAMENTOS E LABORATÓRIOS. POIS PARA O ALUNO OBTER UMA MELHOR QUALIDADE NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE FORMA SIGNIFICATIVA DEVE TER ENTENDIMENTO CRÍTICO E ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO DE FORMA PROCESSUAL, TEORIA E PRATICA, DEVE TER AULAS EXTRA - CLASSE COMO PRATICAS LABORATORIAIS. NO ENTANTO O ENSINO PODE CONTRIBUIR DE FORMA SIGNIFICATIVA, ATRAVÉS DE FORMAS MAIS EFICIÊNCIAS PARA MINISTRAR A DISCIPLINA POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO, PARA ISSO É NECESSÁRIO A IMPLEMENTAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE LABORATÓRIOS E EQUIPAMENTOS ADEQUADOS, PARA QUE O PROFISSIONAL NÃO TRABALHE SOMENTE EM SALA DE AULA COM TEORIAS E MEMORIZAÇÃO DE FÓRMULAS, MAIS TAMBÉM EM HORÁRIOS EXTRA CLASSE, COMO PESQUISAS CIENTIFICAS E REALIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, PRATICAS PEDAGÓGICAS, DESAFIOS DO ENSINO DE FÍSICA, MAL ESTAR DOCENTE."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID10243_02092019174907.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS DIAS AGUIAR"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS DIAS AGUIAR"
    "autor_email" => "mateus_d.a@outlook.com"
    "autor_ies" => "IFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A PRATICA DOCENTE NO ENSINO DE FÍSICA NÃO É SÓ A INSERÇÃO DE CONHECIMENTO AO ALUNO POR MEIO DE AULAS EXPOSITIVAS VISANDO SOMENTE A MEMORIZAÇÃO DE FÓRMULAS E CONCEITOS OCASIONANDO UMA REPRODUÇÃO E FRAGMENTAÇÃO DO ENSINO, COM A GLOBALIZAÇÃO E O AVANÇO DA TECNOLOGIA O PROFESSOR NÃO DEVE FICAR PRESO AS PRÁTICAS DE ENSINO PEDAGÓGICAS TRADICIONAIS, POIS ESSAS TECNOLOGIAS DISSEMINAM A INFORMAÇÃO DE MODO QUE O PROFESSOR NÃO É MAIS O CENTRALIZADOR DO CONHECIMENTO, TENDO EM BUSCA NOVOS MEIOS DIDÁTICOS E PRÁTICAS QUE DESPERTEM A CURIOSIDADE, CRIATIVIDADE E VERSATILIDADE DO ALUNO. A REALIDADE ESCOLAR NO ENSINO DE FÍSICA ENFRENTA SÉRIOS PROBLEMAS COMO DESINTERESSE DOS ALUNOS, A DESMOTIVAÇÃO E MAL ESTAR DOCENTE NA ÁREA, EM QUE É BASTANTE AFETADA PELAS PÉSSIMAS CONDIÇÕES DE TRABALHO, POR PROFISSIONAIS MAL REMUNERADOS E A PÉSSIMA INFRA - ESTRUTURA DAS INSTITUIÇÕES, UMA FORMA MECÂNICA DE ENSINO, LEVADA PELA FALTA DE EQUIPAMENTOS E LABORATÓRIOS. POIS PARA O ALUNO OBTER UMA MELHOR QUALIDADE NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE FORMA SIGNIFICATIVA DEVE TER ENTENDIMENTO CRÍTICO E ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO DE FORMA PROCESSUAL, TEORIA E PRATICA, DEVE TER AULAS EXTRA - CLASSE COMO PRATICAS LABORATORIAIS. NO ENTANTO O ENSINO PODE CONTRIBUIR DE FORMA SIGNIFICATIVA, ATRAVÉS DE FORMAS MAIS EFICIÊNCIAS PARA MINISTRAR A DISCIPLINA POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO, PARA ISSO É NECESSÁRIO A IMPLEMENTAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE LABORATÓRIOS E EQUIPAMENTOS ADEQUADOS, PARA QUE O PROFISSIONAL NÃO TRABALHE SOMENTE EM SALA DE AULA COM TEORIAS E MEMORIZAÇÃO DE FÓRMULAS, MAIS TAMBÉM EM HORÁRIOS EXTRA CLASSE, COMO PESQUISAS CIENTIFICAS E REALIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.