AGUIAR, Matheus Dias et al.. O mal estar e os desafios docentes no ensino de física. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/61494>. Acesso em: 21/11/2024 18:52
A PRATICA DOCENTE NO ENSINO DE FÍSICA NÃO É SÓ A INSERÇÃO DE CONHECIMENTO AO ALUNO POR MEIO DE AULAS EXPOSITIVAS VISANDO SOMENTE A MEMORIZAÇÃO DE FÓRMULAS E CONCEITOS OCASIONANDO UMA REPRODUÇÃO E FRAGMENTAÇÃO DO ENSINO, COM A GLOBALIZAÇÃO E O AVANÇO DA TECNOLOGIA O PROFESSOR NÃO DEVE FICAR PRESO AS PRÁTICAS DE ENSINO PEDAGÓGICAS TRADICIONAIS, POIS ESSAS TECNOLOGIAS DISSEMINAM A INFORMAÇÃO DE MODO QUE O PROFESSOR NÃO É MAIS O CENTRALIZADOR DO CONHECIMENTO, TENDO EM BUSCA NOVOS MEIOS DIDÁTICOS E PRÁTICAS QUE DESPERTEM A CURIOSIDADE, CRIATIVIDADE E VERSATILIDADE DO ALUNO. A REALIDADE ESCOLAR NO ENSINO DE FÍSICA ENFRENTA SÉRIOS PROBLEMAS COMO DESINTERESSE DOS ALUNOS, A DESMOTIVAÇÃO E MAL ESTAR DOCENTE NA ÁREA, EM QUE É BASTANTE AFETADA PELAS PÉSSIMAS CONDIÇÕES DE TRABALHO, POR PROFISSIONAIS MAL REMUNERADOS E A PÉSSIMA INFRA - ESTRUTURA DAS INSTITUIÇÕES, UMA FORMA MECÂNICA DE ENSINO, LEVADA PELA FALTA DE EQUIPAMENTOS E LABORATÓRIOS. POIS PARA O ALUNO OBTER UMA MELHOR QUALIDADE NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE FORMA SIGNIFICATIVA DEVE TER ENTENDIMENTO CRÍTICO E ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO DE FORMA PROCESSUAL, TEORIA E PRATICA, DEVE TER AULAS EXTRA - CLASSE COMO PRATICAS LABORATORIAIS. NO ENTANTO O ENSINO PODE CONTRIBUIR DE FORMA SIGNIFICATIVA, ATRAVÉS DE FORMAS MAIS EFICIÊNCIAS PARA MINISTRAR A DISCIPLINA POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO, PARA ISSO É NECESSÁRIO A IMPLEMENTAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE LABORATÓRIOS E EQUIPAMENTOS ADEQUADOS, PARA QUE O PROFISSIONAL NÃO TRABALHE SOMENTE EM SALA DE AULA COM TEORIAS E MEMORIZAÇÃO DE FÓRMULAS, MAIS TAMBÉM EM HORÁRIOS EXTRA CLASSE, COMO PESQUISAS CIENTIFICAS E REALIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS.