COTAS RACIAIS NO ENSINO SUPERIOR E AS TRAJETÓRIAS DE UNIVERSITÁRIAS NEGRAS COTISTAS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59727 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5065 "inscrito_id" => 1408 "titulo" => "COTAS RACIAIS NO ENSINO SUPERIOR E AS TRAJETÓRIAS DE UNIVERSITÁRIAS NEGRAS COTISTAS" "resumo" => "HISTORICAMENTE NEGRAS E NEGROS, ASSIM COMO AS/OS INDÍGENAS, TÊM SIDO NEGLIGENCIADAS/OS NO QUE SE REFERE AO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR. O DEBATE SOBRE A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR GANHOU MAIS VISIBILIDADE A PARTIR DO ANO 2000 QUANDO AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS PASSARAM A ADOTAR POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS PARA O INGRESSO EM SEUS CURSOS. AS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS, NESTE CASO ESPECÍFICO, AS COTAS RACIAIS SURGIRAM COMO UMA ALTERNATIVA PARA DIMINUIR AS DESIGUALDADES EXISTENTES ENTRE NEGRAS/OS E BRANCAS/OS EM RELAÇÃO AO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR. DIANTE DO EXPOSTO, ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER O IMPACTO DAS COTAS RACIAIS NO ENSINO SUPERIOR NA TRAJETÓRIA DE UNIVERSITÁRIAS NEGRAS COTISTAS. ESTA É UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA, DESCRITIVA E DE NATUREZA QUALITATIVA, CONSTITUINDO O ESTUDO DE CASO A ESTRATÉGIA DE PESQUISA MAIS APROPRIADA PARA NOSSA INVESTIGAÇÃO. PARA A COLETA DE DADOS UTILIZAMOS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, ONDE FORAM ENTREVISTADAS CINCO (5) UNIVERSITÁRIAS COTISTAS, AUTODECLARADAS NEGRAS, MORADORAS DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE (RMR). AS ENTREVISTAS OCORRERAM ENTRE OS MESES DE JUNHO E JULHO DE 2019 E PARA REALIZARMOS A PESQUISA, UTILIZAMOS A TÉCNICA METODOLÓGICA SNOWBALL SAMPLING (BOLA DE NEVE), QUE É UMA FORMA DE AMOSTRA NÃO PROBABILÍSTICA UTILIZADA EM PESQUISAS SOCIAIS, ONDE OS PARTICIPANTES INICIAIS DO ESTUDO INDICAM NOVOS PARTICIPANTES E ASSIM SUCESSIVAMENTE, ATÉ QUE SEJA ALCANÇADO O OBJETIVO PROPOSTO OU O PONTO DE SATURAÇÃO. A PARTIR DAS ENTREVISTAS REALIZADAS, FOI POSSÍVEL PERCEBER A IMPORTÂNCIA DAS COTAS RACIAIS COMO ELEMENTO DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR E CONSEQUENTEMENTE DE MUDANÇA SOCIAL NA VIDA DE NEGRAS UNIVERSITÁRIAS COTISTAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "COTAS RACIAIS, ENSINO SUPERIOR, POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS, TRAJETÓRIAS, TRAJETÓRIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA6_ID1408_30092019210122.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÁUDIA FERREIRA ALEXANDRE GOMES" "autor_nome_curto" => "CLÁUDIA GOMES" "autor_email" => "claudia83gomes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59727 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5065 "inscrito_id" => 1408 "titulo" => "COTAS RACIAIS NO ENSINO SUPERIOR E AS TRAJETÓRIAS DE UNIVERSITÁRIAS NEGRAS COTISTAS" "resumo" => "HISTORICAMENTE NEGRAS E NEGROS, ASSIM COMO AS/OS INDÍGENAS, TÊM SIDO NEGLIGENCIADAS/OS NO QUE SE REFERE AO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR. O DEBATE SOBRE A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR GANHOU MAIS VISIBILIDADE A PARTIR DO ANO 2000 QUANDO AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS PASSARAM A ADOTAR POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS PARA O INGRESSO EM SEUS CURSOS. AS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS, NESTE CASO ESPECÍFICO, AS COTAS RACIAIS SURGIRAM COMO UMA ALTERNATIVA PARA DIMINUIR AS DESIGUALDADES EXISTENTES ENTRE NEGRAS/OS E BRANCAS/OS EM RELAÇÃO AO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR. DIANTE DO EXPOSTO, ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER O IMPACTO DAS COTAS RACIAIS NO ENSINO SUPERIOR NA TRAJETÓRIA DE UNIVERSITÁRIAS NEGRAS COTISTAS. ESTA É UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA, DESCRITIVA E DE NATUREZA QUALITATIVA, CONSTITUINDO O ESTUDO DE CASO A ESTRATÉGIA DE PESQUISA MAIS APROPRIADA PARA NOSSA INVESTIGAÇÃO. PARA A COLETA DE DADOS UTILIZAMOS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, ONDE FORAM ENTREVISTADAS CINCO (5) UNIVERSITÁRIAS COTISTAS, AUTODECLARADAS NEGRAS, MORADORAS DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE (RMR). AS ENTREVISTAS OCORRERAM ENTRE OS MESES DE JUNHO E JULHO DE 2019 E PARA REALIZARMOS A PESQUISA, UTILIZAMOS A TÉCNICA METODOLÓGICA SNOWBALL SAMPLING (BOLA DE NEVE), QUE É UMA FORMA DE AMOSTRA NÃO PROBABILÍSTICA UTILIZADA EM PESQUISAS SOCIAIS, ONDE OS PARTICIPANTES INICIAIS DO ESTUDO INDICAM NOVOS PARTICIPANTES E ASSIM SUCESSIVAMENTE, ATÉ QUE SEJA ALCANÇADO O OBJETIVO PROPOSTO OU O PONTO DE SATURAÇÃO. A PARTIR DAS ENTREVISTAS REALIZADAS, FOI POSSÍVEL PERCEBER A IMPORTÂNCIA DAS COTAS RACIAIS COMO ELEMENTO DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR E CONSEQUENTEMENTE DE MUDANÇA SOCIAL NA VIDA DE NEGRAS UNIVERSITÁRIAS COTISTAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "COTAS RACIAIS, ENSINO SUPERIOR, POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS, TRAJETÓRIAS, TRAJETÓRIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA6_ID1408_30092019210122.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÁUDIA FERREIRA ALEXANDRE GOMES" "autor_nome_curto" => "CLÁUDIA GOMES" "autor_email" => "claudia83gomes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }